Selecionador croata denuncia “vergonha” da arbitragem, Scolari diz que “é penálti”

Rafael Ribeiro / CBF

O treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal, actualmente à frente da seleção do Brasil

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari

O selecionador da Croácia, Nico Kovac, qualificou como “uma vergonha” a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura no jogo inaugural do Mundial2014 de futebol, que o Brasil venceu por 3-1, pedindo respeito para evitar “um circo”.

“É melhor rendermo-nos e ir para casa. Falamos de respeito, mas com a Croácia não houve nenhum”, afirmou Kovac, na conferência de imprensa após o encontro, na Arena Corinthians, em São Paulo.

O técnico reconheceu o “papel decisivo” de Nishimura. “Se esta é a forma de começar um Mundial é melhor irmo-nos embora”, prosseguiu Kovac, contestando, sobretudo, a grande penalidade assinalada por uma suposta falta sobre Fred, que colocou o escrete canarinho em vantagem no encontro.

“Se isto é penálti, devíamos jogar basquetebol. O árbitro tinha umas regras para a Croácia e outras para o Brasil. Foi uma vergonha”, frisou Kovac, salientando que “dois mil milhões de pessoas viram que não foi penálti”.

Kovac lamentou ter estado “dois anos a preparar o Mundial com tanto esforço”, culpando-se por “não estar preparado para este tipo de situações”.

“A Croácia merecia pelo menos um ponto. Se não tivessem beneficiado o Brasil tínhamo-lo conseguido. Estão a jogar como anfitriões, mas isto é futebol. O que peço à FIFA é o respeito que eles proclamam, mas respeito pelas duas equipas. Se continuamos desta forma, isto vai transformar-se num circo, espero que as coisas melhorem. Se alguém não tem capacidade de arbitrar que não o faça. O terceiro golo decorreu de uma falta que nós sofremos”, referiu.

Mesmo assim, o selecionador croata revelou o “orgulho” pelos seus jogadores, retomando as críticas à arbitragem do encontro.

“Este jogo de abertura exigia um árbitro de primeiro nível. Estamos com jogadores de topo e o mínimo que podíamos ter era um árbitro à altura. O Brasil não precisa de ajuda dos árbitros, tem grandes jogadores e eles não têm culpa disto, apesar de o Fred ter fingido. A nossa preocupação é que depois de disputar um grande jogo, com qualidade e com grandes possibilidades de vencer, acabámos por perder”, lamentou.

Scolari: “Vi o lance 10 vezes e para mim é penálti”

O selecionador da seleção do Brasil afirmou ter visto e revisto a jogada da grande penalidade assinalada por pretensa falta sobre Fred e confirma que o castigo máximo foi devidamente assinalado.

“Vi a jogada 10 vezes e para mim foi penálti”, rematou Luiz Felipe Scolari, na quinta-feira, em conferência de imprensa, aludindo ao lance que permitiu ao Brasil assumir a dianteira do resultado frente à Croácia.

“Se milhares não viram o penalti, o árbitro viu. E ele tem a decisão”, frisou Scolari, após o triunfo dos anfitriões frente à Croácia, selada com dois golos de Neymar e um de Oscar, depois de Marcelo ter dado vantagem aos croatas, com um tento na própria baliza.

O antigo selecionador de Portugal prosseguiu na resposta a Kovac, que denunciou que o problema da arbitragem pode converter a competição num “circo”, e, ironicamente, salientou que “então o Brasil ganhou cinco circos mundiais”.

Scolari enalteceu o “poder de reação” da sua equipa, reiterando que “faltam seis jogos [para a final]” e que a seleção canarinha tem de ir “degrau a degrau”.

Com o triunfo de quinta-feira, o anfitrião Brasil lidera o Grupo A, com três pontos, aguardando ainda o encontro entre México e Camarões, na sexta-feira, enquanto a Croácia não conta com qualquer ponto.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …