Selecionador croata denuncia “vergonha” da arbitragem, Scolari diz que “é penálti”

Rafael Ribeiro / CBF

O treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal, actualmente à frente da seleção do Brasil

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari

O selecionador da Croácia, Nico Kovac, qualificou como “uma vergonha” a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura no jogo inaugural do Mundial2014 de futebol, que o Brasil venceu por 3-1, pedindo respeito para evitar “um circo”.

“É melhor rendermo-nos e ir para casa. Falamos de respeito, mas com a Croácia não houve nenhum”, afirmou Kovac, na conferência de imprensa após o encontro, na Arena Corinthians, em São Paulo.

O técnico reconheceu o “papel decisivo” de Nishimura. “Se esta é a forma de começar um Mundial é melhor irmo-nos embora”, prosseguiu Kovac, contestando, sobretudo, a grande penalidade assinalada por uma suposta falta sobre Fred, que colocou o escrete canarinho em vantagem no encontro.

“Se isto é penálti, devíamos jogar basquetebol. O árbitro tinha umas regras para a Croácia e outras para o Brasil. Foi uma vergonha”, frisou Kovac, salientando que “dois mil milhões de pessoas viram que não foi penálti”.

Kovac lamentou ter estado “dois anos a preparar o Mundial com tanto esforço”, culpando-se por “não estar preparado para este tipo de situações”.

“A Croácia merecia pelo menos um ponto. Se não tivessem beneficiado o Brasil tínhamo-lo conseguido. Estão a jogar como anfitriões, mas isto é futebol. O que peço à FIFA é o respeito que eles proclamam, mas respeito pelas duas equipas. Se continuamos desta forma, isto vai transformar-se num circo, espero que as coisas melhorem. Se alguém não tem capacidade de arbitrar que não o faça. O terceiro golo decorreu de uma falta que nós sofremos”, referiu.

Mesmo assim, o selecionador croata revelou o “orgulho” pelos seus jogadores, retomando as críticas à arbitragem do encontro.

“Este jogo de abertura exigia um árbitro de primeiro nível. Estamos com jogadores de topo e o mínimo que podíamos ter era um árbitro à altura. O Brasil não precisa de ajuda dos árbitros, tem grandes jogadores e eles não têm culpa disto, apesar de o Fred ter fingido. A nossa preocupação é que depois de disputar um grande jogo, com qualidade e com grandes possibilidades de vencer, acabámos por perder”, lamentou.

Scolari: “Vi o lance 10 vezes e para mim é penálti”

O selecionador da seleção do Brasil afirmou ter visto e revisto a jogada da grande penalidade assinalada por pretensa falta sobre Fred e confirma que o castigo máximo foi devidamente assinalado.

“Vi a jogada 10 vezes e para mim foi penálti”, rematou Luiz Felipe Scolari, na quinta-feira, em conferência de imprensa, aludindo ao lance que permitiu ao Brasil assumir a dianteira do resultado frente à Croácia.

“Se milhares não viram o penalti, o árbitro viu. E ele tem a decisão”, frisou Scolari, após o triunfo dos anfitriões frente à Croácia, selada com dois golos de Neymar e um de Oscar, depois de Marcelo ter dado vantagem aos croatas, com um tento na própria baliza.

O antigo selecionador de Portugal prosseguiu na resposta a Kovac, que denunciou que o problema da arbitragem pode converter a competição num “circo”, e, ironicamente, salientou que “então o Brasil ganhou cinco circos mundiais”.

Scolari enalteceu o “poder de reação” da sua equipa, reiterando que “faltam seis jogos [para a final]” e que a seleção canarinha tem de ir “degrau a degrau”.

Com o triunfo de quinta-feira, o anfitrião Brasil lidera o Grupo A, com três pontos, aguardando ainda o encontro entre México e Camarões, na sexta-feira, enquanto a Croácia não conta com qualquer ponto.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …