Jogadores russos terão usado amoníaco como estimulante no Mundial

Friedemann Vogel / EPA

A seleção da Rússia foi eliminada do Mundial 2018 pela Croácia nos penáltis

Dois jornais alemães estão a avançar que os jogadores russos “snifaram” amoníaco, uma substância que não é considerada dopante mas que traz benefícios na performance desportiva, nos jogos contra Espanha e Croácia.

De acordo com os jornais alemães Suddeutsche Zeitung e Bild, citados pelo Expresso, os jogadores russos terão “snifado” amoníaco durante o Mundial, nomeadamente nos jogos com as seleções de Espanha (nos oitavos-de-final) e da Croácia (nos quartos-de-final).

Segundo o Suddeutsche Zeitung, um elemento da federação russa admitiu o uso desta substância, que terá sido “snifada” de um pedaço de algodão, e o Bild garante que antes do início da segunda parte contra os croatas, jogo em que foram eliminados da competição depois da marcação de grandes penalidades, alguns futebolistas terão feito o mesmo.

O semanário escreve que o amoníaco, utilizado sobretudo em desportos como o halterofilismo, não é considerado uma substância dopante, apesar dos benefícios que traz: o atleta respira melhor e o fluxo de oxigénio no sangue também é maior.

“A federação russa atuou como se fosse algo tão comum como usar champô no duche”, acrescentou o Suddeutsche Zeitung, citado pelo Observador, que refere que os jogadores foram vistos no túnel de acesso ao relvado depois do intervalo a mexer no nariz, num indício dessa utilização de amoníaco.

Recorde-se que a polémica do doping no desporto russo intensificou-se com o documentário “Icarus”, do realizador Bryan Fogel, que ganhou um Óscar este ano, no qual dá a conhecer o trabalho do químico Grigory Rodchenkov, “garganta funda” que denunciou o escândalo e teve de fugir do país.

Em 2016, o investigador canadiano Richard McLaren anunciou que encontrou “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas de 30 modalidades diferentes, no período compreendido entre 2011 e 2015.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se a tradição do doping muito usada nos tempos da defunta URSS parece ter acabado há que arranjar outras formas artificiais e menos detectáveis para dar um pouco de mais gás aos homens.

  2. Pela matéria fica parecendo que os atletas de outros países jogam de forma limpa, é que não se conformam de a seleção russa ter ido tão longe. Não adiantou, o que se vê neste campeonato é que as equipes melhores estão vencendo, só isto, mais nada.

  3. Se de facto há vantagens no rendimento dos atletas e não sendo proibido… será que são apenas os russos a utilizar???!!

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …