Jogadores russos terão usado amoníaco como estimulante no Mundial

Friedemann Vogel / EPA

A seleção da Rússia foi eliminada do Mundial 2018 pela Croácia nos penáltis

Dois jornais alemães estão a avançar que os jogadores russos “snifaram” amoníaco, uma substância que não é considerada dopante mas que traz benefícios na performance desportiva, nos jogos contra Espanha e Croácia.

De acordo com os jornais alemães Suddeutsche Zeitung e Bild, citados pelo Expresso, os jogadores russos terão “snifado” amoníaco durante o Mundial, nomeadamente nos jogos com as seleções de Espanha (nos oitavos-de-final) e da Croácia (nos quartos-de-final).

Segundo o Suddeutsche Zeitung, um elemento da federação russa admitiu o uso desta substância, que terá sido “snifada” de um pedaço de algodão, e o Bild garante que antes do início da segunda parte contra os croatas, jogo em que foram eliminados da competição depois da marcação de grandes penalidades, alguns futebolistas terão feito o mesmo.

O semanário escreve que o amoníaco, utilizado sobretudo em desportos como o halterofilismo, não é considerado uma substância dopante, apesar dos benefícios que traz: o atleta respira melhor e o fluxo de oxigénio no sangue também é maior.

“A federação russa atuou como se fosse algo tão comum como usar champô no duche”, acrescentou o Suddeutsche Zeitung, citado pelo Observador, que refere que os jogadores foram vistos no túnel de acesso ao relvado depois do intervalo a mexer no nariz, num indício dessa utilização de amoníaco.

Recorde-se que a polémica do doping no desporto russo intensificou-se com o documentário “Icarus”, do realizador Bryan Fogel, que ganhou um Óscar este ano, no qual dá a conhecer o trabalho do químico Grigory Rodchenkov, “garganta funda” que denunciou o escândalo e teve de fugir do país.

Em 2016, o investigador canadiano Richard McLaren anunciou que encontrou “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas de 30 modalidades diferentes, no período compreendido entre 2011 e 2015.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se a tradição do doping muito usada nos tempos da defunta URSS parece ter acabado há que arranjar outras formas artificiais e menos detectáveis para dar um pouco de mais gás aos homens.

  2. Pela matéria fica parecendo que os atletas de outros países jogam de forma limpa, é que não se conformam de a seleção russa ter ido tão longe. Não adiantou, o que se vê neste campeonato é que as equipes melhores estão vencendo, só isto, mais nada.

  3. Se de facto há vantagens no rendimento dos atletas e não sendo proibido… será que são apenas os russos a utilizar???!!

RESPONDER

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …