Jogadores russos terão usado amoníaco como estimulante no Mundial

Friedemann Vogel / EPA

A seleção da Rússia foi eliminada do Mundial 2018 pela Croácia nos penáltis

Dois jornais alemães estão a avançar que os jogadores russos “snifaram” amoníaco, uma substância que não é considerada dopante mas que traz benefícios na performance desportiva, nos jogos contra Espanha e Croácia.

De acordo com os jornais alemães Suddeutsche Zeitung e Bild, citados pelo Expresso, os jogadores russos terão “snifado” amoníaco durante o Mundial, nomeadamente nos jogos com as seleções de Espanha (nos oitavos-de-final) e da Croácia (nos quartos-de-final).

Segundo o Suddeutsche Zeitung, um elemento da federação russa admitiu o uso desta substância, que terá sido “snifada” de um pedaço de algodão, e o Bild garante que antes do início da segunda parte contra os croatas, jogo em que foram eliminados da competição depois da marcação de grandes penalidades, alguns futebolistas terão feito o mesmo.

O semanário escreve que o amoníaco, utilizado sobretudo em desportos como o halterofilismo, não é considerado uma substância dopante, apesar dos benefícios que traz: o atleta respira melhor e o fluxo de oxigénio no sangue também é maior.

“A federação russa atuou como se fosse algo tão comum como usar champô no duche”, acrescentou o Suddeutsche Zeitung, citado pelo Observador, que refere que os jogadores foram vistos no túnel de acesso ao relvado depois do intervalo a mexer no nariz, num indício dessa utilização de amoníaco.

Recorde-se que a polémica do doping no desporto russo intensificou-se com o documentário “Icarus”, do realizador Bryan Fogel, que ganhou um Óscar este ano, no qual dá a conhecer o trabalho do químico Grigory Rodchenkov, “garganta funda” que denunciou o escândalo e teve de fugir do país.

Em 2016, o investigador canadiano Richard McLaren anunciou que encontrou “fortes provas de doping institucionalizado” na Rússia, que envolveram mais de mil atletas de 30 modalidades diferentes, no período compreendido entre 2011 e 2015.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se a tradição do doping muito usada nos tempos da defunta URSS parece ter acabado há que arranjar outras formas artificiais e menos detectáveis para dar um pouco de mais gás aos homens.

  2. Pela matéria fica parecendo que os atletas de outros países jogam de forma limpa, é que não se conformam de a seleção russa ter ido tão longe. Não adiantou, o que se vê neste campeonato é que as equipes melhores estão vencendo, só isto, mais nada.

  3. Se de facto há vantagens no rendimento dos atletas e não sendo proibido… será que são apenas os russos a utilizar???!!

RESPONDER

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …