Rússia vs Croácia | Croatas acabam com sonho russo

A Croácia está nas meias-finais do Mundial 2018, pela segunda vez na sua História, após a estreia em 1998. A formação dos Balcãs eliminou a anfitriã Rússia nas grandes penalidades, por 4-3, após uma igualdade 1-1 no tempo regulamentar e de 2-2 no prolongamento.

O desfecho acaba por premiar a maior qualidade croata, assente num domínio quase total do encontro em termos de posse de bola e de lances de ataque.

Boa primeira parte em Sochi, entre duas equipas num estudo mútuo inicial, mas sem nunca descurar as acções ofensivas.  A Croácia dominou o primeiro tempo em termos de posse de bola, chegando ao descanso com relevantes 65% de posse de bola.

Contudo, como tem acontecido regularmente neste Mundial, a Rússia, na expectativa, terminou esta fase praticamente com os mesmos remates dos croatas. As duas equipas apenas enquadraram um remate cada, e ambos deram golo.

O primeiro foi para a Rússia, num extraordinário pontapé de Denis Cheryshev, à passagem dos 31 minutos (o terceiro “golaço” em quatro golos que o russo somou no torneio). Responderam os croatas aos 39, com Andrej Kramaric a concluir de cabeça um cruzamento de Mario Mandzukic.

Nesta fase do jogo o melhor Cheryshev, com um rating de 6.1, fruto sobretudo do seu golo de longa distância.

O segundo tempo acentuou o domínio croata do jogo, registando 69% de posse de bola, desta feita consubstanciada numa maior efectividade atacante. Aos 90 minutos, os croatas registavam nove remates só no segundo tempo, contra três dos russos, com um enquadrado para cada lado.

Os anfitriões não passavam, de 65% de posse de bola, contra os 85% dos homens dos Balcãs. Contudo, esta diferença não originou golos na etapa complementar, indo o jogo para prolongamento.

O 2-1 foi apontado por Domagoj Vida aos 100 minutos, de cabeça, após canto cobrado por Luka Modric.

Respondeu Mário Fernandes, também de cabeça, aos 115 minutos, num prolongamento intenso, apesar do cansaço óbvio das duas equipas. Assim, foi tudo para a decisão dos penáltis. Fedor Smolov e Mário Fernandes falharam para a Rússia, do lado croata apenas Mateo Kovacic não conseguiu converter, pelo que a Croácia venceu no desempate por 4-3 e seguiu para as meias-finais.

O melhor desta verdadeira maratona foi o médio croata Luka Modric. A estrela da equipa dos Balcãs registou um GoalPoint Rating de 7.4, destacando-se pela assistência que registou, em quatro passes para finalização, 87% de eficácia de passe, espantosas 139 acções com bola e oito dribles eficazes em 11 tentativas. Excelente.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …