Rússia vs Croácia | Croatas acabam com sonho russo

A Croácia está nas meias-finais do Mundial 2018, pela segunda vez na sua História, após a estreia em 1998. A formação dos Balcãs eliminou a anfitriã Rússia nas grandes penalidades, por 4-3, após uma igualdade 1-1 no tempo regulamentar e de 2-2 no prolongamento.

O desfecho acaba por premiar a maior qualidade croata, assente num domínio quase total do encontro em termos de posse de bola e de lances de ataque.

Boa primeira parte em Sochi, entre duas equipas num estudo mútuo inicial, mas sem nunca descurar as acções ofensivas.  A Croácia dominou o primeiro tempo em termos de posse de bola, chegando ao descanso com relevantes 65% de posse de bola.

Contudo, como tem acontecido regularmente neste Mundial, a Rússia, na expectativa, terminou esta fase praticamente com os mesmos remates dos croatas. As duas equipas apenas enquadraram um remate cada, e ambos deram golo.

O primeiro foi para a Rússia, num extraordinário pontapé de Denis Cheryshev, à passagem dos 31 minutos (o terceiro “golaço” em quatro golos que o russo somou no torneio). Responderam os croatas aos 39, com Andrej Kramaric a concluir de cabeça um cruzamento de Mario Mandzukic.

Nesta fase do jogo o melhor Cheryshev, com um rating de 6.1, fruto sobretudo do seu golo de longa distância.

O segundo tempo acentuou o domínio croata do jogo, registando 69% de posse de bola, desta feita consubstanciada numa maior efectividade atacante. Aos 90 minutos, os croatas registavam nove remates só no segundo tempo, contra três dos russos, com um enquadrado para cada lado.

Os anfitriões não passavam, de 65% de posse de bola, contra os 85% dos homens dos Balcãs. Contudo, esta diferença não originou golos na etapa complementar, indo o jogo para prolongamento.

O 2-1 foi apontado por Domagoj Vida aos 100 minutos, de cabeça, após canto cobrado por Luka Modric.

Respondeu Mário Fernandes, também de cabeça, aos 115 minutos, num prolongamento intenso, apesar do cansaço óbvio das duas equipas. Assim, foi tudo para a decisão dos penáltis. Fedor Smolov e Mário Fernandes falharam para a Rússia, do lado croata apenas Mateo Kovacic não conseguiu converter, pelo que a Croácia venceu no desempate por 4-3 e seguiu para as meias-finais.

O melhor desta verdadeira maratona foi o médio croata Luka Modric. A estrela da equipa dos Balcãs registou um GoalPoint Rating de 7.4, destacando-se pela assistência que registou, em quatro passes para finalização, 87% de eficácia de passe, espantosas 139 acções com bola e oito dribles eficazes em 11 tentativas. Excelente.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …