Roger Stone, amigo de Trump, foi escoltado por seis homens (que participaram no ataque ao Capitólio)

Pelo menos seis pessoas que escoltaram Roger Stone, amigo de longa data de Donald Trump, entraram no Capitólio durante o ataque de 6 de janeiro.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, um grupo de seis homens escoltou Roger Stone, amigo de longa data de Donald Trump, no dia do ataque ou no dia anterior. Os homens estão associados aos Oath Keepers, uma milícia antigovernamental de extrema direita que é conhecida por fornecer segurança para personalidades de direita e manifestantes em eventos públicos.

O mesmo jornal vasculhou centenas de vídeos e fotografias e recorreu a pesquisas de um grupo de monitorização online chamado Capitol Terrorists Exposers para rastrear a equipa de segurança que escoltou Stone em 5 e 6 de janeiro.

Em 5 de janeiro, um dia antes do ataque ao Capitólio, Stone faz duas aparições públicas em Washington em apoio às alegações infundadas de fraude eleitoral de Trump. Na tarde de 5 de janeiro, após um discurso no Supremo Tribunal dos Estados Unidos, Stone é conduzido por um dos seis Oath Keepers, enquanto os outros homens do grupo mantêm a multidão afastada.

Naquela noite, Stone falou noutro comício perto da Casa Branca, no qual proclamou que “venceremos esta luta ou a América entrará em mil anos de escuridão”.

Vários dos Oath Keepers continuam a fornecer segurança neste evento.

 

Na manhã de 6 de janeiro, Stone é visto do lado de fora do hotel Willard InterContinental, a um quarteirão da Casa Branca.

Esta é a última vez que Stone é visto naquele dia em qualquer uma das filmagens analisadas pelo The New York Times. O amigo de Trump continuou a promover discursos e comícios online que faria perto do Capitólio naquela tarde. Porém, nunca apareceu.

Perto de uma das entradas do Capitol, alguns membros da equipa de segurança provocam a polícia, que está a tentar proteger o prédio. Os vídeos mostram todos os seis guardas de segurança dentro do edifício do Capitólio durante o ataque. Alguns encontram-se com outros Oath Keepers, incluindo dois que foram acusados de conspiração. Outros são vistos nos corredores.

Em 10 de fevereiro, Stone postou uma declaração, dizendo que “não viu nenhuma evidência de atividade ilegal por parte de qualquer membro” dos Oath Keepers, e que se houvesse prova, “deveriam ser processados”.

Em julho passado, Donald Trump comutou a pena de 40 meses de prisão de Roger Stone. O ex-conselheiro foi condenado por ter mentido ao Congresso e manipulado testemunhas na investigação sobre a interferência russa na campanha presidencial de 2016.

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido este sábado da acusação de “incitamento à insurreição” no julgamento de impeachment de que foi alvo após o ataque ao Capitólio no passado dia 6 de janeiro.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …