Segurança Social pode antecipar até 10 milhões para ajuda alimentar

foto: bancoalimentar.pt

foto: bancoalimentar.pt

A Segurança Social recebeu esta quinta-feira uma autorização do Governo para gastar este ano até 10 milhões de euros em bens alimentares para os mais desfavorecidos, uma verba que mais tarde será ressarcida pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas.

A despesa com a aquisição de bens alimentares vai ser realizada através de concurso, tendo o ministro da Presidência, Marques Guedes, explicado que esta autorização foi hoje dada porque o fundo europeu ainda não está operacional.

“Avançamos já com o concurso devido ao atraso de verbas. A partir de 2016 já o fundo europeu estará operacional. Por isso, esta solução é para permitir que não esperemos pelo programa e a Segurança Social se substitua na despesa”, adiantou o governante.

Um das entidades que recebe alimentos da Segurança Social é o Banco Alimentar Contra a Fome.

No comunicado, o Conselho de Ministros esclarece que a autorização desta despesa visa “garantir a manutenção do apoio alimentar” atribuído pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAD), “garantindo uma transição suave” para o novo programa operacional, “evitando perturbações no fornecimento de ajuda alimentar”.

Lançado em janeiro de 2014, o FEAD dura até 2020, substituindo o Programa de Distribuição Alimentar criado em 1987, como fonte de aprovisionamento para as organizações que trabalham em contato direto com as pessoas mais carenciadas, dando-lhes essencialmente apoio alimentar.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …