Um mês depois, doentes com covid-19 ainda não estão a receber baixa a 100%

Mário Cruz / Lusa

Um mês depois de entrar em vigor, a baixa paga a 100% a doentes infetados com covid-19 ainda não está a ser paga. Segundo a Segurança Social, na ausência de nova regulamentação, estão a ser assegurados os valores antigos. 

O ECO avança esta terça-feira que o o reforço do subsídio de doença destinado às pessoas infetadas com o novo coronavírus ainda não está a ser aplicado.

Ao mesmo jornal, a Segurança Social explicou que, na ausência de nova regulamentação, estão a ser assegurados aos beneficiários os valores antigos. Assim, os trabalhadores estão a receber 55% da sua remuneração – e não 100%, como prevê o Orçamento Suplementar, que entrou em vigor no final de julho.

Até ao final de julho, os trabalhadores que contraíssem covid-19 tinham direito ao subsídio de doença, sendo a prestação equiparada com internamento hospitalar. Aos trabalhadores que ficassem doentes era garantido o subsídio de doença com um valor equivalente a 55% da sua remuneração de referência nos primeiros 30 dias. Entre 31 e 90 dias, a fatia subia para 60%; entre 91 e 365 dias, aumentava para 70%. Um período de doença superior a um ano era sinónimo de 75% do vencimento.

Porém, o Orçamento Suplementar determinou que o subsídio de doença devido aos trabalhadores infetados com covid-19 deverá ser igual a 100% da sua remuneração nos primeiros 28 dias.

Esta medida entrou em vigor a 25 de julho mas, um mês depois, a Segurança Social ainda não está a pagar os valores atualizados por falta de regulamentação.

Há duas semanas, o Ministério do Trabalho tinha adiantado que os apoios sociais em causa não estavam a ser aplicados devido a um atraso referente a atualizações informáticas necessárias que ainda estavam a ser desenvolvidas e à falta de nova regulamentaçãoo.

Entretanto, a Segurança Social colocou em prática um desses apoios, tendo disponibilizado o formulário eletrónico atualizado para os sócios-gerentes, independentemente da sua faturação, pedirem o apoio à redução da atividade para agosto.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …