A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Esta quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de residência oficial.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, quando Joe Biden se isolou em casa durante a primeira onda da pandemia de covid-19 na primavera passada, começou a fazer exercício físico todos os dias no seu ginásio privado, onde tinha uma bicicleta ergométrica Peloton, halteres e uma passadeira para correr.

Uma fonte próxima da família do Presidente disse aos jornalistas que Biden gosta tanto da sua bicicleta ergométrica que, às vezes, discute com a esposa, Jill Biden, sobre quem a usa primeiro.

As bicicletas ergométricas da Peloton não só imitam o ciclismo, como também estão equipadas com câmaras, microfones e uma tela que permitem que os seus utilizadores transmitam o exercício que fazem ao vivo, tenham aulas online ou comuniquem entre si — razão pela qual Biden talvez não possa levar o aparelho para a Casa Branca, de acordo com o Popular Mechanics.

“Como está ligada à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas por alguém qu eseja realmente bom e habilidoso”, disse Max Kilger, diretor do Data Analytics Program e professor na Universidade do Texas.

Por outro lado, especialistas entrevistados pelo The New York Times acreditam que o novo líder norte-americano ainda poderá usar a bicicleta, se quiser, mas apenas depois de os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos fazerem algumas modificações na máquina, o que significaria que o dispositivo ficaria sem as suas funções normais.

Para que seja instalada na Casa Branca, a câmara e o microfone terão de ser retirados da bicicleta, explicou o ex-vice-diretor da NSA Richard Ledgett Jr.

Ao mesmo tempo, os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos provavelmente aconselharão Biden a escolher um pseudónimo para o seu treino online, que deverá ser alterado todos os meses, e a evitar conversas confidenciais perto do dispositivo.

Joe Biden não é o primeiro presidente norte-americano a ter problemas semelhantes. Barack Obama e Donald Trump também enfrentaram restrições da Casa Branca por razões de segurança. Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Como está ligado à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas se for realmente bom e habilidoso”. HA, HA, HA!!! E nunca pensaram nisso relativamente ás aplicações de smartphone que (quase) toda a gente tem (incluindo o presidente)? Isto sem falar das redes “sociais”! E o problema é a bicicleta…

      • Na realidade ele tem razão, isto é uma não noticia.
        Basta isolar a bici numa rede (segura ou não segura) e pedir ao POTUS que não discuta assuntos do pais no ginásio.

        Não entendo como isto é noticia, mas tal como o COVID … vende !!!

      • Bem… Pelo comentário que fez posso, sem qualquer dúvida afirmar que sei bem mais que você. Mas não precisa de ser assim. Estude e informe-se. Vai ver que poderá argumentar algo em vez de vomitar ignorância.

    • Como diz mais abaixo:
      «Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.»
      Ou seja, os presidentes não usam o telemóvel pessoal!

      • Ui! E isso é bem melhor!!! E você acha que os outros telemóveis são seguros? Parece que sim. Depois estranha como há empresas que sabem tanto sobre si sem que você se lembre de alguma vez lhes ter dito algo. Ás vezes nem conhece a empresa. Continue a acreditar no coelhinho da Páscoa e no Pai Natal. NADA que esteja ligado á internet é 100% seguro! E quando escreve 100% seguro estou a ser simpático. É que nem 50%! Com hackers minimamente conhecedores, (muito melhores que o Rui Pinto – que se deixou apanhar) é uma bricadeira de crianças entrar nesses dispositivos da “Casa Branca”. E ninguém nota!

RESPONDER

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …