A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Esta quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de residência oficial.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, quando Joe Biden se isolou em casa durante a primeira onda da pandemia de covid-19 na primavera passada, começou a fazer exercício físico todos os dias no seu ginásio privado, onde tinha uma bicicleta ergométrica Peloton, halteres e uma passadeira para correr.

Uma fonte próxima da família do Presidente disse aos jornalistas que Biden gosta tanto da sua bicicleta ergométrica que, às vezes, discute com a esposa, Jill Biden, sobre quem a usa primeiro.

As bicicletas ergométricas da Peloton não só imitam o ciclismo, como também estão equipadas com câmaras, microfones e uma tela que permitem que os seus utilizadores transmitam o exercício que fazem ao vivo, tenham aulas online ou comuniquem entre si — razão pela qual Biden talvez não possa levar o aparelho para a Casa Branca, de acordo com o Popular Mechanics.

“Como está ligada à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas por alguém qu eseja realmente bom e habilidoso”, disse Max Kilger, diretor do Data Analytics Program e professor na Universidade do Texas.

Por outro lado, especialistas entrevistados pelo The New York Times acreditam que o novo líder norte-americano ainda poderá usar a bicicleta, se quiser, mas apenas depois de os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos fazerem algumas modificações na máquina, o que significaria que o dispositivo ficaria sem as suas funções normais.

Para que seja instalada na Casa Branca, a câmara e o microfone terão de ser retirados da bicicleta, explicou o ex-vice-diretor da NSA Richard Ledgett Jr.

Ao mesmo tempo, os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos provavelmente aconselharão Biden a escolher um pseudónimo para o seu treino online, que deverá ser alterado todos os meses, e a evitar conversas confidenciais perto do dispositivo.

Joe Biden não é o primeiro presidente norte-americano a ter problemas semelhantes. Barack Obama e Donald Trump também enfrentaram restrições da Casa Branca por razões de segurança. Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Como está ligado à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas se for realmente bom e habilidoso”. HA, HA, HA!!! E nunca pensaram nisso relativamente ás aplicações de smartphone que (quase) toda a gente tem (incluindo o presidente)? Isto sem falar das redes “sociais”! E o problema é a bicicleta…

      • Na realidade ele tem razão, isto é uma não noticia.
        Basta isolar a bici numa rede (segura ou não segura) e pedir ao POTUS que não discuta assuntos do pais no ginásio.

        Não entendo como isto é noticia, mas tal como o COVID … vende !!!

      • Bem… Pelo comentário que fez posso, sem qualquer dúvida afirmar que sei bem mais que você. Mas não precisa de ser assim. Estude e informe-se. Vai ver que poderá argumentar algo em vez de vomitar ignorância.

    • Como diz mais abaixo:
      «Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.»
      Ou seja, os presidentes não usam o telemóvel pessoal!

      • Ui! E isso é bem melhor!!! E você acha que os outros telemóveis são seguros? Parece que sim. Depois estranha como há empresas que sabem tanto sobre si sem que você se lembre de alguma vez lhes ter dito algo. Ás vezes nem conhece a empresa. Continue a acreditar no coelhinho da Páscoa e no Pai Natal. NADA que esteja ligado á internet é 100% seguro! E quando escreve 100% seguro estou a ser simpático. É que nem 50%! Com hackers minimamente conhecedores, (muito melhores que o Rui Pinto – que se deixou apanhar) é uma bricadeira de crianças entrar nesses dispositivos da “Casa Branca”. E ninguém nota!

RESPONDER

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …