A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Esta quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de residência oficial.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, quando Joe Biden se isolou em casa durante a primeira onda da pandemia de covid-19 na primavera passada, começou a fazer exercício físico todos os dias no seu ginásio privado, onde tinha uma bicicleta ergométrica Peloton, halteres e uma passadeira para correr.

Uma fonte próxima da família do Presidente disse aos jornalistas que Biden gosta tanto da sua bicicleta ergométrica que, às vezes, discute com a esposa, Jill Biden, sobre quem a usa primeiro.

As bicicletas ergométricas da Peloton não só imitam o ciclismo, como também estão equipadas com câmaras, microfones e uma tela que permitem que os seus utilizadores transmitam o exercício que fazem ao vivo, tenham aulas online ou comuniquem entre si — razão pela qual Biden talvez não possa levar o aparelho para a Casa Branca, de acordo com o Popular Mechanics.

“Como está ligada à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas por alguém qu eseja realmente bom e habilidoso”, disse Max Kilger, diretor do Data Analytics Program e professor na Universidade do Texas.

Por outro lado, especialistas entrevistados pelo The New York Times acreditam que o novo líder norte-americano ainda poderá usar a bicicleta, se quiser, mas apenas depois de os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos fazerem algumas modificações na máquina, o que significaria que o dispositivo ficaria sem as suas funções normais.

Para que seja instalada na Casa Branca, a câmara e o microfone terão de ser retirados da bicicleta, explicou o ex-vice-diretor da NSA Richard Ledgett Jr.

Ao mesmo tempo, os Serviços Secretos e a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos provavelmente aconselharão Biden a escolher um pseudónimo para o seu treino online, que deverá ser alterado todos os meses, e a evitar conversas confidenciais perto do dispositivo.

Joe Biden não é o primeiro presidente norte-americano a ter problemas semelhantes. Barack Obama e Donald Trump também enfrentaram restrições da Casa Branca por razões de segurança. Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Como está ligado à Internet, embora haja firewalls e software de deteção de intrusos, estas coisas podem ser contornadas se for realmente bom e habilidoso”. HA, HA, HA!!! E nunca pensaram nisso relativamente ás aplicações de smartphone que (quase) toda a gente tem (incluindo o presidente)? Isto sem falar das redes “sociais”! E o problema é a bicicleta…

      • Na realidade ele tem razão, isto é uma não noticia.
        Basta isolar a bici numa rede (segura ou não segura) e pedir ao POTUS que não discuta assuntos do pais no ginásio.

        Não entendo como isto é noticia, mas tal como o COVID … vende !!!

      • Bem… Pelo comentário que fez posso, sem qualquer dúvida afirmar que sei bem mais que você. Mas não precisa de ser assim. Estude e informe-se. Vai ver que poderá argumentar algo em vez de vomitar ignorância.

    • Como diz mais abaixo:
      «Obama queria continuar a usar o seu smartphone BlackBerry, enquanto Trump queria usar o seu iPhone pessoal para escrever no Twitter e ligar para velhos amigos em vez de um dispositivo especial com segurança aprimorada.»
      Ou seja, os presidentes não usam o telemóvel pessoal!

      • Ui! E isso é bem melhor!!! E você acha que os outros telemóveis são seguros? Parece que sim. Depois estranha como há empresas que sabem tanto sobre si sem que você se lembre de alguma vez lhes ter dito algo. Ás vezes nem conhece a empresa. Continue a acreditar no coelhinho da Páscoa e no Pai Natal. NADA que esteja ligado á internet é 100% seguro! E quando escreve 100% seguro estou a ser simpático. É que nem 50%! Com hackers minimamente conhecedores, (muito melhores que o Rui Pinto – que se deixou apanhar) é uma bricadeira de crianças entrar nesses dispositivos da “Casa Branca”. E ninguém nota!

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …