/

Segredos dos EUA podem ter sido expostos em ataque informático

4

Alguns dos segredos institucionais mais bem guardados dos Estados Unidos podem ter sido roubados após um ataque informático alegadamente perpetrado pelo Governo russo.

O jornal britânico The Guardian escreve que alguma da informação é relativa a segredos nucleares, dados da vacina contra a covid-19 e sistemas de armas de próxima geração.

No domingo, a empresa SolarWinds alertou os clientes de que uma “nação externa” tinha encontrado uma maneira de acessar software utilizado por algumas das maiores agências governamentais e empresas dos Estados Unidos.

O Pentágono é um dos departamentos que utiliza o software em causa, mas, “por razões de segurança operacional”, não revela se os seus sistemas foram pirateados ou não.

Os departamentos do Tesouro e do Comércio foram apenas dois das dezenas de alvos dos ataques. Em causa estará uma atualização de software comercial distribuída por milhares de clientes da SolarWinds. Nos meses desde que a atualização foi lançada, os hackers extraíram cuidadosamente os dados, muitas vezes criptografando-os para cobrir a operação.

Especialistas em cibersegurança argumentam que as técnicas utilizadas para o ataque informático são típicas da SVR, o Serviço de Inteligência Estrangeiro dos russos.

Thomas Rid, da Universidade Johns Hopkins, diz que a provável eficácia do ataque é comparável à invasão “Moonlight Maze”, operação russa que visou, durante os anos 90, alvos como a NASA e o Pentágono.

Os agentes de inteligência normalmente procuram as últimas novidades em tecnologias de armas e sistemas de defesa antimísseis. Além disso, desenvolvem dossiês sobre funcionários rivais do Governo, potencialmente para recrutamento como espiões.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. Visto que os EUA estão em guerra económica com a Rússia, parece-me perfeitamente legítimo que a Rússia responda aos ataques por esta via. Ou será que só os americanos é que podem ser agressores?…

  2. “perpetuado” –> “perpetrado”

    Se o objectivo do alegado ataque foi piratear sistemas de armas de próxima geração, então foram os americanos que se piratearam a eles próprios, pois os russos estão muito à frente: Sistemas anti-mísseis integrados S400, vários tipos de mísseis hiper-sónicos com provas dadas tais como o Kh-32 e o Tsirkon ou os torpedos do “dia-do-juízo-final” de alta velocidade e trajectória não determinística… tudo armamento muito superior aos que os americanos possuem actualmente e lhes causam o maior pavor !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.