Segredos dos EUA podem ter sido expostos em ataque informático

Alguns dos segredos institucionais mais bem guardados dos Estados Unidos podem ter sido roubados após um ataque informático alegadamente perpetrado pelo Governo russo.

O jornal britânico The Guardian escreve que alguma da informação é relativa a segredos nucleares, dados da vacina contra a covid-19 e sistemas de armas de próxima geração.

No domingo, a empresa SolarWinds alertou os clientes de que uma “nação externa” tinha encontrado uma maneira de acessar software utilizado por algumas das maiores agências governamentais e empresas dos Estados Unidos.

O Pentágono é um dos departamentos que utiliza o software em causa, mas, “por razões de segurança operacional”, não revela se os seus sistemas foram pirateados ou não.

Os departamentos do Tesouro e do Comércio foram apenas dois das dezenas de alvos dos ataques. Em causa estará uma atualização de software comercial distribuída por milhares de clientes da SolarWinds. Nos meses desde que a atualização foi lançada, os hackers extraíram cuidadosamente os dados, muitas vezes criptografando-os para cobrir a operação.

Especialistas em cibersegurança argumentam que as técnicas utilizadas para o ataque informático são típicas da SVR, o Serviço de Inteligência Estrangeiro dos russos.

Thomas Rid, da Universidade Johns Hopkins, diz que a provável eficácia do ataque é comparável à invasão “Moonlight Maze”, operação russa que visou, durante os anos 90, alvos como a NASA e o Pentágono.

Os agentes de inteligência normalmente procuram as últimas novidades em tecnologias de armas e sistemas de defesa antimísseis. Além disso, desenvolvem dossiês sobre funcionários rivais do Governo, potencialmente para recrutamento como espiões.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Visto que os EUA estão em guerra económica com a Rússia, parece-me perfeitamente legítimo que a Rússia responda aos ataques por esta via. Ou será que só os americanos é que podem ser agressores?…

  2. “perpetuado” –> “perpetrado”

    Se o objectivo do alegado ataque foi piratear sistemas de armas de próxima geração, então foram os americanos que se piratearam a eles próprios, pois os russos estão muito à frente: Sistemas anti-mísseis integrados S400, vários tipos de mísseis hiper-sónicos com provas dadas tais como o Kh-32 e o Tsirkon ou os torpedos do “dia-do-juízo-final” de alta velocidade e trajectória não determinística… tudo armamento muito superior aos que os americanos possuem actualmente e lhes causam o maior pavor !

RESPONDER

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …