Violação de segredo de justiça motivou 111 inquéritos e cinco acusações em três anos

Pedro Nunes / Lusa

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

Entre setembro de 2014 e dezembro de 2017, a violação do segredo de justiça motivou 11 inquéritos, dos quais resultaram cinco acusações.

Esta segunda-feira, Joana Marques Vidal divulgou que, entre setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2017, houve 111 inquéritos para investigação da violação do segredo de justiça, dos quais resultaram cinco acusações.

A revelação foi feita pela procuradora-geral da República no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, numa sessão promovida pelo núcleo de estudantes sobre segredo de justiça, avança o Expresso.

A violação do segredo de justiça, considera Joana Marques Vidal, “não é um crime que ponha em causa os alicerces do Estado de direito“, aproximando-se assim da posição do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

“Não me revejo numa sociedade em que o segredo e a opacidade sejam a marca dominante. Isso é impensável e impossível”, acrescentou, afirmando que em apenas 1,3% dos processos em que é decretado segredo de justiça se verifica a sua violação.

Das cinco acusações, a procuradora-geral da República adiantou que a maioria dos acusados “foram jornalistas“.

Em três casos foi proferido despacho de não pronúncia, em que o juiz decide que o arguido não deve ser submetido a julgamento, face à inexistência de indícios suficientes da prática do crime. Para Joana Marques Vidal, estes factos revelam “a dificuldade de investigação da violação do segredo de justiça”.

No caso dos jornalistas, por exemplo, é ainda mais “difícil arranjar provas“, já que o dever destes profissionais é proteger as suas fontes.

O arquivamento dos processos é explicado com a jurisprudência dominante do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que opta por fazer prevalecer “o valor da liberdade de expressão e liberdade de imprensa”, levando à absolvição deste tipo de casos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …