Secretário-geral do PSD prevê “grande resultado” nacional nas autárquicas

PSD / Flickr

José Silvano, secretário-geral do PSD

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá “um grande resultado no país” e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho.

No jantar de encerramento do primeiro dia das jornadas parlamentares do PSD, que decorrem até terça-feira, José Silvano fez questão de sublinhar que, dos 308 municípios, 300 foram escolhidos com consenso.

“Quando se fala que o PSD teve muitos problemas na escolha de candidatos eu, ou já não sei matemática, mas em 308 ter oito onde tive chatices, dá 2,5%. Parece que têm mais publicidade que os 97,5% onde houve consenso”, referiu.

O coordenador autárquico do PSD deixou uma perspetiva otimista para as eleições que se realizarão entre setembro e outubro.

“Vamos ter um bom resultado autárquico no país, sem grandes foguetórios, – nunca fui de muitos foguetes, porque nunca sei onde caem as canas – acho que vamos ter um grande resultado no país”, afirmou.

Já em Portalegre, Silvano disse estar certo da vitória da candidata do PSD/CDS-PP, dizendo basear-se “não só na qualidade da candidata, mas em dados objetivos”.

“Esta capital de distrito desta vez vai ser do PSD, porque ela vai ganhar a câmara de Portalegre”, vaticinou.

A candidata do PSD/CDS-PP Fermelinda Carvalho, que está a cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Arronches (Portalegre), sempre eleita pelo PSD, é também presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, desde 2014.

A defesa do mundo rural foi uma das preocupações transmitidas pela candidata no seu breve discurso perante os deputados do PSD, a quem pediu que não deixem que “dois ou três deputados causem danos irreparáveis” neste setor, numa aparente referência ao PAN.

“Transmitem falsidades, estou convicta que não há maior ambientalista do que o agricultor, é o agricultor que cultiva a terra, alimenta espécies selvagens, não é o ambientalista de apartamento”, afirmou.

A candidata salientou que o PPD/PSD teve, no seu nascimento, uma “grande implantação no interior”.

“Na minha opinião, o nosso partido ao longo dos tempos tem-se focado mais noutro eleitorado, descurando o seu eleitorado tradicional, tem tido dificuldades em defender as nossas tradições e a forma de viver do nosso mundo rural, que não é ignorante, não é retrógrado, não é insensível”, disse, apelando a que regresse a esse foco.

Nas primeiras jornadas parlamentares do PSD fora da Assembleia da República desde março de 2019 e ainda com condicionantes devido à Covid-19, o jantar decorreu com jornalistas e funcionários numa sala e deputados e candidatos do distrito noutra. Na segunda sala, estavam cerca de cem pessoas, a maioria sem máscara na altura dos discursos, que ainda coincidiram com o momento dos cafés de final de refeição.

A Câmara Municipal de Portalegre é atualmente liderada por Adelaide Teixeira, eleita pelo movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), que ainda não anunciou se é ou não recandidata.

O executivo municipal é constituído por três eleitos do CLIP, dois do PS, um da CDU e outro do PSD.

Além da cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, a corrida eleitoral à Câmara de Portalegre tem três candidatos anunciados: Luís Moreira Testa (PS), Hugo Capote (CDU) e Luís Lupi (Chega).As eleições autárquicas ainda não têm data marcada, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …