Scolari investigado por fuga ao fisco em Portugal

Rafael Ribeiro / CBF

O treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal, actualmente à frente da seleção do Brasil

O treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal, actualmente à frente da seleção do Brasil

O ex-selecionador português de futebol Luiz Felipe Scolari está a ser investigado por alegada fuga ao fisco, confirmou à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fonte da PGR confirmou à Lusa a existência de um inquérito a correr no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) relativo ao antigo selecionador de Portugal, entre 2003 e 2008.

De acordo com o diário brasileiro Folha de São Paulo, Luiz Felipe Scolari está a ser investigado pela Justiça portuguesa por supostamente não ter declarado 7 milhões de euros recebidos entre os anos de 2003 e 2008, quando era treinador da seleção portuguesa.

A informação foi divulgada pela publicação holandesa Het Financieele Dagblad, que teve acesso a um documento de pedido de ajuda do Departamento de Investigação e Ação Penal de Portugal (DIAP) à Justiça dos Estados Unidos, para onde todo o dinheiro teria sido transferido.

Uma reportagem publicada no site, que afirma ser especializado em reportagens sobre fraudes fiscais, diz que o atual selecionador do Brasil está a ser investigado por suposta evasão fiscal e lavagem de dinheiro, envolvendo empresas nas Bahamas e noutros países.

O treinador teria recebido essa quantia como pagamento pelos direitos de imagem, através de duas empresas com sede na Holanda: a Chaterella Investors Limited e a Flamboyant Sports.

Em nota enviada pela sua assessoria de imprensa, “Felipão” negou ter cometido qualquer irregularidade.

“Eu fiz todas as minhas declarações de renda corretamente. Em todos os países que trabalhei sempre declarei os meus rendimentos. Tenho absoluta convicção da correção das minhas declarações. Se há algo errado, não é comigo. Que a Justiça apure todos os factos”, disse o técnico.

Luiz Felipe Scolari, campeão mundial pela seleção brasileira em 2002, treinou a seleção de Portugal entre 2003 e 2008 e vai ser responsável pelo Brasil no Mundial2014.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …