Estado de saúde de Michael Schumacher é um mistério, mas estará “muito alterado e deteriorado”

Seis anos depois do trágico acidente que o deixou em coma, pouco se sabe sobre a condição de Michael Schumacher. A lenda da Fórmula 1, de 51 anos, já saiu do coma e estará consciente, mas a família tem optado por não divulgar dados sobre o seu estado de saúde. Um neurocirurgião desvenda um pouco do véu, alertando que o seu corpo deve estar “muito alterado e deteriorado”.

As declarações do neuro-cirurgião italiano Nicola Acciari, prestadas a media italianos e divulgadas um pouco por todo o mundo, alertam para o facto de Schumacher ser, actualmente, uma pessoa muito diferente do que foi.

“Temos que imaginar uma pessoa muito diferente da que recordamos na pista, com uma estrutura orgânica, esquelética e muscular muito alterada e deteriorada“, aponta Nicola Acciari que não terá acompanhado a situação do piloto, mas vincando que esse é o quadro que resultará das “lesões cerebrais graves” que sofreu num acidente de esqui, nos Alpes franceses, em Dezembro de 2013.

Schumacher esteve vários meses em coma, mas já saiu dessa condição. Encontra-se, actualmente, a receber tratamentos médicos e terapias numa mansão na Suíça, onde vive com a mulher e os dois filhos.

Corinna Schumacher, a mulher do piloto, tem optado por não divulgar muita informação sobre a sua condição à comunicação social, pelo que pouco se sabe sobre o seu estado de saúde.

O antigo agente e amigo de Schumacher, Willi Weber, chegou a acusar Corinna de estar a esconder a verdade sobre a condição do marido. “Eu sei que o Michael foi atingido com força, mas infelizmente, não sei o progresso que faz. Gostaria de saber como ele está e apertar-lhe a mão ou acariciar-lhe o rosto. Mas, infelizmente, isso é rejeitado pela Corinna”, referiu Weber num documentário alemão, acusando a mulher do piloto de ter “medo” que ele “percebesse logo o que se está a passar” e que torne “a verdade pública”.

Mais recentemente, o amigo de longa data e director da Ferrari, Jean Todt, que o visita de forma regular, referiu que assistiu “a um Grande Prémio com ele na sua casa na Suíça, pela televisão”. “Ele não desiste e continua a lutar”, apontou ainda, sem revelar muitos dados sobre a condição do piloto, mas reconhecendo que “não há a mesma comunicação de antes”.

No final do ano passado, noticiou-se que Schumacher estaria a fazer tratamentos inovadores com células estaminais às mãos do cirurgião francês Philippe Menasche. O neurocirurgião estaria a realizar cirurgias para transferir células do seu coração para o cérebro, com o intuito de acelerar a renovação dos tecidos e dos órgãos danificados.

Mas Philippe Menasche não confirmou aqueles dados, nem deu indicações sobre o tipo de tratamento que estará a fazer ao piloto, limitando-se a garantir que ele não é “uma cobaia” para a sua investigação no campo das células estaminais.

Professor da Universidade do Alabama, nos EUA, cirurgião cardíaco no Hospital Europeu Georges Pompidou em França, professor de Cirurgia Cardiovascular Torácica na Universidade Paris Descartes, e líder de um Instituto que se dedica à pesquisa de terapias celulares para doenças cardiovasculares, Menasche foi o primeiro cirurgião do mundo a implantar células cardíacas derivadas de células embrionárias no coração de uma mulher, em 2014.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …