Estado de saúde de Michael Schumacher é um mistério, mas estará “muito alterado e deteriorado”

Seis anos depois do trágico acidente que o deixou em coma, pouco se sabe sobre a condição de Michael Schumacher. A lenda da Fórmula 1, de 51 anos, já saiu do coma e estará consciente, mas a família tem optado por não divulgar dados sobre o seu estado de saúde. Um neurocirurgião desvenda um pouco do véu, alertando que o seu corpo deve estar “muito alterado e deteriorado”.

As declarações do neuro-cirurgião italiano Nicola Acciari, prestadas a media italianos e divulgadas um pouco por todo o mundo, alertam para o facto de Schumacher ser, actualmente, uma pessoa muito diferente do que foi.

“Temos que imaginar uma pessoa muito diferente da que recordamos na pista, com uma estrutura orgânica, esquelética e muscular muito alterada e deteriorada“, aponta Nicola Acciari que não terá acompanhado a situação do piloto, mas vincando que esse é o quadro que resultará das “lesões cerebrais graves” que sofreu num acidente de esqui, nos Alpes franceses, em Dezembro de 2013.

Schumacher esteve vários meses em coma, mas já saiu dessa condição. Encontra-se, actualmente, a receber tratamentos médicos e terapias numa mansão na Suíça, onde vive com a mulher e os dois filhos.

Corinna Schumacher, a mulher do piloto, tem optado por não divulgar muita informação sobre a sua condição à comunicação social, pelo que pouco se sabe sobre o seu estado de saúde.

O antigo agente e amigo de Schumacher, Willi Weber, chegou a acusar Corinna de estar a esconder a verdade sobre a condição do marido. “Eu sei que o Michael foi atingido com força, mas infelizmente, não sei o progresso que faz. Gostaria de saber como ele está e apertar-lhe a mão ou acariciar-lhe o rosto. Mas, infelizmente, isso é rejeitado pela Corinna”, referiu Weber num documentário alemão, acusando a mulher do piloto de ter “medo” que ele “percebesse logo o que se está a passar” e que torne “a verdade pública”.

Mais recentemente, o amigo de longa data e director da Ferrari, Jean Todt, que o visita de forma regular, referiu que assistiu “a um Grande Prémio com ele na sua casa na Suíça, pela televisão”. “Ele não desiste e continua a lutar”, apontou ainda, sem revelar muitos dados sobre a condição do piloto, mas reconhecendo que “não há a mesma comunicação de antes”.

No final do ano passado, noticiou-se que Schumacher estaria a fazer tratamentos inovadores com células estaminais às mãos do cirurgião francês Philippe Menasche. O neurocirurgião estaria a realizar cirurgias para transferir células do seu coração para o cérebro, com o intuito de acelerar a renovação dos tecidos e dos órgãos danificados.

Mas Philippe Menasche não confirmou aqueles dados, nem deu indicações sobre o tipo de tratamento que estará a fazer ao piloto, limitando-se a garantir que ele não é “uma cobaia” para a sua investigação no campo das células estaminais.

Professor da Universidade do Alabama, nos EUA, cirurgião cardíaco no Hospital Europeu Georges Pompidou em França, professor de Cirurgia Cardiovascular Torácica na Universidade Paris Descartes, e líder de um Instituto que se dedica à pesquisa de terapias celulares para doenças cardiovasculares, Menasche foi o primeiro cirurgião do mundo a implantar células cardíacas derivadas de células embrionárias no coração de uma mulher, em 2014.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …