“Schumacher ainda está cá, diferente, mas está”. Novo documentário atualiza fãs sobre estado do antigo piloto

Novo documentário da Netflix contará com a participação dos membros da família mais próxima, colaboradores do tempo da Ferrari e até adversários.

Os fãs do desporto automóvel terão, na próxima semana (dia 15), acesso a novas informações sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, quando a Netflix estrear o novo documentário sobre o sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1.

Do que já foi revelado pela produtora norte-americana, será passada em revista a carreira memorável do piloto alemão, desde que começou nos escalões mais baixos até aos dias de glória na Ferrari, mas também a vida no pós automobilismo, nomeadamente o acidente que sofreu em 2013, durante umas férias em família nos Alpes suíços, e que o deixou em estado vegetativo desde então.

Nos excertos do documentário, a mulher de Schumacher, Corinna, refere-se ao estado do piloto de forma delicada. “Toda a gente sente a falta dele, mas o Michael ainda está cá, diferente, mas está.”

Apesar de as informações sobre o estado de saúde do antigo piloto alemão serem escassas — a família tem lutado para preservar a sua privacidade e dignidade —, Corina disse ainda que o marido lhe mostra o quão forte é “todos os dias”.

“Nós estamos juntos. Vivemos juntos em casa. Fazemos terapia. Fazemos tudo o que podemos para que o Michael se sinta melhor e garantir que ele está confortável. Também para que ele possa simplesmente sentir a nossa família, os nossos laços. Independentemente de tudo, farei o que estiver ao meu alcance. Todos faremos. Estamos a tentar continuar enquanto família, da maneira que o Michael gostaria e ainda gosta. Estamos a seguir em frente com as nossas vidas.”

(dr) Juergen Tap / PIXSELL

Corinna e Michael Schumacher

Corinna fala ainda sobre as 19 temporadas que o marido competiu na Fórmula 1 sem grandes acidentes para registo, à exceção do sofrido no Grande Prémio do Reino Unido, em 1999, em que partiu uma perna.

“Conseguimos sair sempre das corridas de forma segura. Por isso é que sempre acreditei que ele tivesse alguns anjos da guarda que o mantinham debaixo de olho. Não sei se é uma espécie de parede protetora que se constrói à nossa volta ou se somos simplesmente inocentes, mas nunca me ocorreu que alguma coisa lhe pudesse acontecer.”

Para além de Corinna, outros membros da família Schumacher estão presentes no documentário, como o pai do antigo piloto, Rolf Schumacher, o seu irmão Ralf Schumacher, e os seus filhos Mick — atualmente também a competir na sua época de estreia pela Haas no campeonato mundial de Fórmula 1, e Gina. Mick é precisamente o autor de alguma das frases mais emocionantes do documentário.

“Depois do acidente, aqueles momentos em família com o meu pai deixaram de existir. Do meu ponto de vista isso é muito injusto”, lamenta Mick, atualmente com 22 anos — 14 à data do acidente. “Teríamos tanta coisa para conversar. Se fosse possível seria magnífico. Daria tudo para que isso acontecesse.”

O documentário conta ainda com a participação de outras estrelas da modalidade rainha do automobilismo como Sebastian Vettel, Mika Hakkinen, Damon Hill e David Coulthard. O primeiro tem sido, de resto, o grande mentor de Mick Schumacher nos seus primeiros passos na Fórmula 1. Jean Todt, atual diretor da Federação Internacional do Automóvel, chefe de equipa da Ferrari nos tempos de Schumacher e amigo da família, também dá o seu depoimento no documentário.

ARM //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Havendo milhões para pagar a conta (e falta de vergonha), o MS vai continuar por “cá” – quer ele queira ou não!…
    O documentário é só mais uma fonte de receita…

RESPONDER

Medvedev esmagador rouba Grand Slam a Djokovic. E os campeões também choram

O sérvio Novak Djokovik falhou o seu encontro com a história do ténis, depois de uma inesperada e dolorosa derrota em três sets frente ao russo Daniil Medvedev. Ainda não foi desta que um tenista …

318 dias depois, máscaras deixam de ser obrigatórias na rua (mas recomendadas em aglomerados)

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 318 dias depois, passando a ser facultativo e recomendado em algumas situações, como os aglomerados de pessoas. Esta obrigação durou, no total, …

CBS anuncia um reality show para ativistas. E alguns já o odeiam

O anúncio de um novo programa de televisão, apresentado como uma competição entre ativistas, cujo vencedor será o que tiver mais impacto nas redes sociais, causou polémica este fim de semana nos Estados Unidos. O novo …

A poesia moderna pode ter surgido muito antes do que se pensava

Descoberta feita por professor da Universidade de Cambridge vem colocar os inícios da poesia moderna no século II e não no século V, como se acreditava, quando os Bizantinos começaram a introduzi-las nos seus cânticos …

Agricultora com raízes portuguesas quer cultivar plantações com água salgada

Camila Reveles é nascida e criada no Brasil, mas há quatro gerações, o tetravô de Reveles deixou Portugal e mudou-se para a região de Praia Seca, perto do Rio de Janeiro. Com ele trouxe a …

BMW apresenta dois novos conceitos de veículos elétricos de duas rodas

No passado fim de semana, a BMW apresentou dois conceitos de veículos elétricos com duas rodas no IAA Mobility 2021, na Alemanha. Ambos foram desenvolvidos por divisões distintas da fabricante. A Vision AMBY e a i …

Dono de empresa de crio-preservação acusa a ex-mulher de roubar corpos congelados

  Duas empresas russas de crio-preservação, administradas respetivamente por ex-cônjuges, estão em conflito aberto. Na passada quarta-feira, a empresa do ex-marido acusou a empresa da sua antiga esposa de tentar roubar corpos congelados e equipamentos de um …

"Papel do orgasmo como descongestionante nasal" vence Prémio Ig Nobel 2021

O prémio, que é uma sátira do Prémio Nobel, também destacou este ano uma pesquisa sobre a melhor forma de transportar rinocerontes – de cabeça para baixo e pelas pernas – e o papel da …

Rampa de lançamento para os Jogos Olímpicos, este ginásio de boxe está a definhar com a covid

O East Coast Boxing Club tira jovens lutadores da rua e dá-lhes uma casa para praticar boxe. Agora, o ginásio atravessa sérias dificuldades devido à covid-19. Em Kampala, a capital do Uganda, encontra-se o East Coast …

Minerais, drogas e China. Como os talibãs planeiam financiar o novo governo afegão

Agora que o talibãs supostamente assumiram o controlo total do Afeganistão e começaram a formar um governo, um desafio iminente aguarda-os: como é que eles manterão o seu país e economia à tona? Nos últimos 20 …