“Schumacher ainda está cá, diferente, mas está”. Novo documentário atualiza fãs sobre estado do antigo piloto

Novo documentário da Netflix contará com a participação dos membros da família mais próxima, colaboradores do tempo da Ferrari e até adversários.

Os fãs do desporto automóvel terão, na próxima semana (dia 15), acesso a novas informações sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, quando a Netflix estrear o novo documentário sobre o sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1.

Do que já foi revelado pela produtora norte-americana, será passada em revista a carreira memorável do piloto alemão, desde que começou nos escalões mais baixos até aos dias de glória na Ferrari, mas também a vida no pós automobilismo, nomeadamente o acidente que sofreu em 2013, durante umas férias em família nos Alpes suíços, e que o deixou em estado vegetativo desde então.

Nos excertos do documentário, a mulher de Schumacher, Corinna, refere-se ao estado do piloto de forma delicada. “Toda a gente sente a falta dele, mas o Michael ainda está cá, diferente, mas está.”

Apesar de as informações sobre o estado de saúde do antigo piloto alemão serem escassas — a família tem lutado para preservar a sua privacidade e dignidade —, Corina disse ainda que o marido lhe mostra o quão forte é “todos os dias”.

“Nós estamos juntos. Vivemos juntos em casa. Fazemos terapia. Fazemos tudo o que podemos para que o Michael se sinta melhor e garantir que ele está confortável. Também para que ele possa simplesmente sentir a nossa família, os nossos laços. Independentemente de tudo, farei o que estiver ao meu alcance. Todos faremos. Estamos a tentar continuar enquanto família, da maneira que o Michael gostaria e ainda gosta. Estamos a seguir em frente com as nossas vidas.”

(dr) Juergen Tap / PIXSELL

Corinna e Michael Schumacher

Corinna fala ainda sobre as 19 temporadas que o marido competiu na Fórmula 1 sem grandes acidentes para registo, à exceção do sofrido no Grande Prémio do Reino Unido, em 1999, em que partiu uma perna.

“Conseguimos sair sempre das corridas de forma segura. Por isso é que sempre acreditei que ele tivesse alguns anjos da guarda que o mantinham debaixo de olho. Não sei se é uma espécie de parede protetora que se constrói à nossa volta ou se somos simplesmente inocentes, mas nunca me ocorreu que alguma coisa lhe pudesse acontecer.”

Para além de Corinna, outros membros da família Schumacher estão presentes no documentário, como o pai do antigo piloto, Rolf Schumacher, o seu irmão Ralf Schumacher, e os seus filhos Mick — atualmente também a competir na sua época de estreia pela Haas no campeonato mundial de Fórmula 1, e Gina. Mick é precisamente o autor de alguma das frases mais emocionantes do documentário.

“Depois do acidente, aqueles momentos em família com o meu pai deixaram de existir. Do meu ponto de vista isso é muito injusto”, lamenta Mick, atualmente com 22 anos — 14 à data do acidente. “Teríamos tanta coisa para conversar. Se fosse possível seria magnífico. Daria tudo para que isso acontecesse.”

O documentário conta ainda com a participação de outras estrelas da modalidade rainha do automobilismo como Sebastian Vettel, Mika Hakkinen, Damon Hill e David Coulthard. O primeiro tem sido, de resto, o grande mentor de Mick Schumacher nos seus primeiros passos na Fórmula 1. Jean Todt, atual diretor da Federação Internacional do Automóvel, chefe de equipa da Ferrari nos tempos de Schumacher e amigo da família, também dá o seu depoimento no documentário.

ARM //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Havendo milhões para pagar a conta (e falta de vergonha), o MS vai continuar por “cá” – quer ele queira ou não!…
    O documentário é só mais uma fonte de receita…

RESPONDER

Leão quer “foco na recuperação” para economia crescer cerca de 5% este ano

O ministro das Finanças, João Leão, defendeu esta sexta-feira “foco” na União Europeia (UE) e em Portugal para garantir “uma completa recuperação” pós-crise, destacando o “crescimento económico mais forte do que previsto” este ano, de …

"O sofrimento não tem hora nem data marcada" - mas assinala-se hoje o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Neste 18º Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, o ZAP falou com Mafalda Pedra Soares, vice-presidente da Associação Voz Amiga, sobre o impacto da pandemia na saúde mental e o papel das instituições de …

Avisos de corte de luz já estão a chegar às famílias. Dívida ultrapassa os 18 milhões de euros

O corte de serviços essenciais esteve proibido até 30 de junho devido ao impacto da pandemia nas carteiras das famílias. O Governo esticou a medida até ao fim do ano, mas depois veio esclarecer …

IVAucher abrange lojas de discos, editoras de livros e associações culturais

De acordo com as regras de funcionamento, publicadas em Diário da República esta quarta-feira, o "IVAucher" abrange as compras em três novas atividades culturais. O Governo já tinha revelado que iria acrescentar as editoras de livros e …

Morreu Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, aos 81 anos

Sampaio foi Presidente da República, secretário-geral do PS e presidente da Câmara de Lisboa. No plano internacional, assumiu diversos cargos e iniciativas de âmbito humanitário. Jorge Sampaio, Presidente da República entre 1996 e 2006, morreu esta …

Com apenas 18 e 19 anos, Emma Raducanu e Leylah Fernandez estão na final do US Open

Emma Raducanu, de 18 anos, e Leylah Fernandez, de 19 anos, vão disputar a final do US Open. Será apenas a quinta final entre adolescentes na história de torneios Grand Slam. A tenista britânica Emma Raducanu …

Sem mãos a medir. "Ubers" recuperam a procura, mas há falta de motoristas

Depois de mais de um ano em que a procura por serviços de transportes foi muito baixa - devido ao confinamento -, as plataformas eletrónicas não estão agora a conseguir dar resposta a todos os …

Messi faz "hat-trick" pela Argentina e bate recorde de Pelé

Messi apontou um hat-trick frente à Bolívia e bateu o recorde de golos por uma seleção sul-americana, que pertencia a Pelé. Lionel Messi foi a estrela da noite na partida entre a Argentina e a Bolívia, …

"A paciência está a acabar". Biden anuncia plano de vacina obrigatória que afecta 100 milhões de pessoas

O negacionismo tem levado a um grande aumento dos casos e hospitalizações por covid-19 nos EUA, com 80 milhões de americanos ainda sem vacina. Biden anunciou um grande pacote de medidas para obrigar a população …

Unidos contra Moreira. Pegada turística e especulação imobiliária marcaram o debate do Porto

A habitação e o turismo dominaram o debate transmitido pela TVI, esta quinta-feira, que juntou sete dos 11 candidatos à câmara do Porto. Todos os presentes defenderam que o Porto perdeu identidade durante os mandatos …