Mais do que as palavras, um gesto durante o discurso: Xi Jinping está doente?

1

Mark R. Cristino / EPA

Xi Jinping bebe chá durante discurso no Congresso do Partido Comunista

Presidente da China falou sobre a interferência estrangeira, sobre Taiwan, sobre segurança. E bebeu chá enquanto tossia ligeiramente.

Xi Jinping voltou a um grande palco, com um grande discurso. E com muito para analisar.

Neste fim-de-semana o presidente da China inaugurou o 20.º Congresso do Partido Comunista chinês e falou, como seria de esperar, sobre Taiwan.

O líder chinês repetiu a ideia de que Taiwan deve ser anexado à China, nem que seja preciso utilizar a força.

“Trabalharemos com a maior sinceridade e faremos todos os esforços em prol da reunificação pacífica (Taiwan), mas não renunciaremos nunca ao uso da força e reservamos a possibilidade de adoptar todas as medidas necessárias”, avisou.

Sendo uma questão “do povo chinês”, a reunificação “definitivamente deve ser alcançada e definitivamente vai ser alcançada“.

Contra as “interferências externas”, o presidente sublinhou que Forças Armadas do país devem “salvaguardar a dignidade e os interesses centrais da China”.

“Vamos trabalhar mais rapidamente para modernizar a teoria militar, pessoal e armamento. Vamos melhorar as capacidades estratégicas dos militares“, anunciou.

Durante as quase duas horas de discurso, Xi Jinping disse 73 vezes a palavra “segurança”, olhando para a transcrição disponibilizada pela agência local Xinhua.

Mas, mais do que contar palavras, convém olhar para os gestos. Um gesto específico que está a preocupar alguns especialistas locais.

Steven Jiang descreveu na CNN os momentos subtis em que Xi Jinping parou de falar durante alguns segundos, tossiu ligeiramente e bebeu chá. Algo que aconteceu diversas vezes.

“Isto levantou questões em relação à sua energia, ao seu vigor. E isso é muito importante num país em que o poder está centrado num homem só. É uma preocupação cada vez maior caso ele não delegue, caso ele continue a tomar decisões sozinho. O que vai significar isso para o país e para o resto do mundo?”, questionou o especialista.

Mas, lembrou Steven Jiang, o mais provável é que Xi Jinping “está aqui para ficar” e deve liderar o partido e o país durante muitos anos.

E não está prevista qualquer palavra sobre a sucessão, nem neste congresso, nem nos próximos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.