O SARS-CoV-2 não será pandémico por muito mais tempo, acredita Fauci

Kevin Dietsch / EPA Pool

O SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a covid-19, não será pandémico durante muito mais tempo, considerou o principal epidemiologista norte-americano, dizendo, contudo, não acreditar que o vírus seja erradicado.

Numa conferência de imprensa virtual sobre saúde organizada pelo think-tank Chatham House, sediado em Londres, Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à covid-19, considerou que o fim da pandemia está mais perto graças às vacinas que, apesar de estarem ainda em fase de testes, têm-se mostrado eficazes contra o novo coronavírus.

Certamente não será um pandemia por muito mais tempo, pois acredito que as vacinas vão reverter [o seu cariz pandémico]”, disse, citado pelo New York Post.

Fauci disse ainda duvidar que o novo coronavírus seja totalmente erradicado, dizendo acreditar que o novo coronavírus poderá tornar-se endémico.

Duvido que iremos erradicá-lo (…) Precisamos de planear porque é algo que podemos precisar de manter sob controlo de forma crónica. Pode ser algo que se torne endémico e com o qual deveremos apenas ter cuidado”, disse.

Porém, o epidemiologista também vincou a necessidade de continuarem a ser respeitadas as orientações para evitar a transmissão do vírus, nomeadamente o uso universal de máscaras, distanciamento social físico, evitar multidões, socializar ao ar livre em vez de espaços fechados e lavar as mãos.

Parece tão simples. Mas pessoas identificam isto com confinamento e não há apetite para confinamento, há fadiga com a covid nos Estados Unidos e no resto do mundo”, reconheceu, vincando a importância de, nos EUA, os diferentes estados implementarem de forma mais uniforme estas regras porque a situação no país “é muito difícil”.

A pandemia já fez pelo menos 1.285.160 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 52.151.580 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço desta quinta-feira com base em fontes oficiais.

Até agora, pelo menos 33.151.580 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Na quarta-feira, registaram-se 10.030 mortes e 627.315 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência. Os países que registaram mais mortes nesse dia foram os Estados Unidos (1.330), Itália (623) e Reino Unido (595).

A grande esperança para conter o vírus passa pelas vacinas, havendo algumas que, apesar de estarem ainda na fase final de testes, se têm demonstrado eficazes.

A farmacêutica Pfizer revelou esta semana que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter ido para epidemiologista. Digo mesmo há muito tempo e nem tão pouco sou da área.
    De vez em quando parece que aparecem por aí alguns gurus a dizer o que qualquer comum diria. E ainda digo mais: amanhã de manhã por volta das 09:00 vai ser de dia.

  2. Já passei por esse tipo de comentário há uns tempos, até foi apontada uma data para a erradicação do vírus, agora temos o vaticínio que não será erradicado, passará a endémico, enfim, cada cabeça sua sentença.
    Quanto à vacina, espero que não seja “pior a emenda que o soneto”, espero que não comecem a matar pessoas indiscriminadamente.

  3. E eis que ele chegou.
    Tal como com a gripe dos patos, agora compramos tamiflu para o “covid19″, um medicamento que serve para nada a juntar a outro que (remdsivir) que para nada serve. Ambos serão incinerados em breve.

    Entretanto, Elon Musk faz 4 testes, sim 4, no mesmo dia, a mesma máquina, a mesma enfermeira, obtém 2 resultados positivos e dois negativos, ” Algo de muito estranho se passa” conclui ele. Sério???
    https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-11-13-elon-musk-testa-positivo-e-negativo-para-a-covid-19-no-mesmo-dia-ha-algo-de-muito-estranho-a-acontecer/

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …