O SARS-CoV-2 não será pandémico por muito mais tempo, acredita Fauci

Kevin Dietsch / EPA Pool

O SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a covid-19, não será pandémico durante muito mais tempo, considerou o principal epidemiologista norte-americano, dizendo, contudo, não acreditar que o vírus seja erradicado.

Numa conferência de imprensa virtual sobre saúde organizada pelo think-tank Chatham House, sediado em Londres, Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à covid-19, considerou que o fim da pandemia está mais perto graças às vacinas que, apesar de estarem ainda em fase de testes, têm-se mostrado eficazes contra o novo coronavírus.

Certamente não será um pandemia por muito mais tempo, pois acredito que as vacinas vão reverter [o seu cariz pandémico]”, disse, citado pelo New York Post.

Fauci disse ainda duvidar que o novo coronavírus seja totalmente erradicado, dizendo acreditar que o novo coronavírus poderá tornar-se endémico.

Duvido que iremos erradicá-lo (…) Precisamos de planear porque é algo que podemos precisar de manter sob controlo de forma crónica. Pode ser algo que se torne endémico e com o qual deveremos apenas ter cuidado”, disse.

Porém, o epidemiologista também vincou a necessidade de continuarem a ser respeitadas as orientações para evitar a transmissão do vírus, nomeadamente o uso universal de máscaras, distanciamento social físico, evitar multidões, socializar ao ar livre em vez de espaços fechados e lavar as mãos.

Parece tão simples. Mas pessoas identificam isto com confinamento e não há apetite para confinamento, há fadiga com a covid nos Estados Unidos e no resto do mundo”, reconheceu, vincando a importância de, nos EUA, os diferentes estados implementarem de forma mais uniforme estas regras porque a situação no país “é muito difícil”.

A pandemia já fez pelo menos 1.285.160 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 52.151.580 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço desta quinta-feira com base em fontes oficiais.

Até agora, pelo menos 33.151.580 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Na quarta-feira, registaram-se 10.030 mortes e 627.315 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência. Os países que registaram mais mortes nesse dia foram os Estados Unidos (1.330), Itália (623) e Reino Unido (595).

A grande esperança para conter o vírus passa pelas vacinas, havendo algumas que, apesar de estarem ainda na fase final de testes, se têm demonstrado eficazes.

A farmacêutica Pfizer revelou esta semana que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter ido para epidemiologista. Digo mesmo há muito tempo e nem tão pouco sou da área.
    De vez em quando parece que aparecem por aí alguns gurus a dizer o que qualquer comum diria. E ainda digo mais: amanhã de manhã por volta das 09:00 vai ser de dia.

  2. Já passei por esse tipo de comentário há uns tempos, até foi apontada uma data para a erradicação do vírus, agora temos o vaticínio que não será erradicado, passará a endémico, enfim, cada cabeça sua sentença.
    Quanto à vacina, espero que não seja “pior a emenda que o soneto”, espero que não comecem a matar pessoas indiscriminadamente.

  3. E eis que ele chegou.
    Tal como com a gripe dos patos, agora compramos tamiflu para o “covid19″, um medicamento que serve para nada a juntar a outro que (remdsivir) que para nada serve. Ambos serão incinerados em breve.

    Entretanto, Elon Musk faz 4 testes, sim 4, no mesmo dia, a mesma máquina, a mesma enfermeira, obtém 2 resultados positivos e dois negativos, ” Algo de muito estranho se passa” conclui ele. Sério???
    https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-11-13-elon-musk-testa-positivo-e-negativo-para-a-covid-19-no-mesmo-dia-ha-algo-de-muito-estranho-a-acontecer/

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …