O SARS-CoV-2 não será pandémico por muito mais tempo, acredita Fauci

Kevin Dietsch / EPA Pool

O SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a covid-19, não será pandémico durante muito mais tempo, considerou o principal epidemiologista norte-americano, dizendo, contudo, não acreditar que o vírus seja erradicado.

Numa conferência de imprensa virtual sobre saúde organizada pelo think-tank Chatham House, sediado em Londres, Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à covid-19, considerou que o fim da pandemia está mais perto graças às vacinas que, apesar de estarem ainda em fase de testes, têm-se mostrado eficazes contra o novo coronavírus.

Certamente não será um pandemia por muito mais tempo, pois acredito que as vacinas vão reverter [o seu cariz pandémico]”, disse, citado pelo New York Post.

Fauci disse ainda duvidar que o novo coronavírus seja totalmente erradicado, dizendo acreditar que o novo coronavírus poderá tornar-se endémico.

Duvido que iremos erradicá-lo (…) Precisamos de planear porque é algo que podemos precisar de manter sob controlo de forma crónica. Pode ser algo que se torne endémico e com o qual deveremos apenas ter cuidado”, disse.

Porém, o epidemiologista também vincou a necessidade de continuarem a ser respeitadas as orientações para evitar a transmissão do vírus, nomeadamente o uso universal de máscaras, distanciamento social físico, evitar multidões, socializar ao ar livre em vez de espaços fechados e lavar as mãos.

Parece tão simples. Mas pessoas identificam isto com confinamento e não há apetite para confinamento, há fadiga com a covid nos Estados Unidos e no resto do mundo”, reconheceu, vincando a importância de, nos EUA, os diferentes estados implementarem de forma mais uniforme estas regras porque a situação no país “é muito difícil”.

A pandemia já fez pelo menos 1.285.160 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 52.151.580 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço desta quinta-feira com base em fontes oficiais.

Até agora, pelo menos 33.151.580 pessoas foram consideradas curadas de covid-19, acrescenta a agência francesa, sublinhando que os números oficiais refletem apenas parte do número real de contaminações no mundo.

Alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Na quarta-feira, registaram-se 10.030 mortes e 627.315 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência. Os países que registaram mais mortes nesse dia foram os Estados Unidos (1.330), Itália (623) e Reino Unido (595).

A grande esperança para conter o vírus passa pelas vacinas, havendo algumas que, apesar de estarem ainda na fase final de testes, se têm demonstrado eficazes.

A farmacêutica Pfizer revelou esta semana que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter ido para epidemiologista. Digo mesmo há muito tempo e nem tão pouco sou da área.
    De vez em quando parece que aparecem por aí alguns gurus a dizer o que qualquer comum diria. E ainda digo mais: amanhã de manhã por volta das 09:00 vai ser de dia.

  2. Já passei por esse tipo de comentário há uns tempos, até foi apontada uma data para a erradicação do vírus, agora temos o vaticínio que não será erradicado, passará a endémico, enfim, cada cabeça sua sentença.
    Quanto à vacina, espero que não seja “pior a emenda que o soneto”, espero que não comecem a matar pessoas indiscriminadamente.

  3. E eis que ele chegou.
    Tal como com a gripe dos patos, agora compramos tamiflu para o “covid19″, um medicamento que serve para nada a juntar a outro que (remdsivir) que para nada serve. Ambos serão incinerados em breve.

    Entretanto, Elon Musk faz 4 testes, sim 4, no mesmo dia, a mesma máquina, a mesma enfermeira, obtém 2 resultados positivos e dois negativos, ” Algo de muito estranho se passa” conclui ele. Sério???
    https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-11-13-elon-musk-testa-positivo-e-negativo-para-a-covid-19-no-mesmo-dia-ha-algo-de-muito-estranho-a-acontecer/

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …