Uma sardinha no pão chega a custar 5 euros no Santo António

A sardinha é a grande figura dos Santos Populares, e num ano marcado pelas limitações na pesca, quem for para os arraiais de Lisboa, para celebrar o Santo António, pode esperar um aumento de preços. Há casos em que uma sardinha no pão chega a custar 5 euros.

Os preços a pagar por uma sardinha, no Santo António, podem variar entre 1,50 euros e quatro euros, mas nalguns casos os preços chegam aos cinco euros, segundo dados apurados pelo jornal i no bairro de Alfama.

Este bairro lisboeta é especialmente procurado por turistas, o que pode ajudar a explicar este preço inflacionado. Mas as limitações impostas à pesca de sardinha, neste ano, também são uma justificação.

“Os preços sempre aumentaram, nesta altura, porque a procura é sempre muito elevada, mas se há uns anos atrás era possível duplicar a quantidade que era pescada para responder às necessidades, actualmente não é possível”, explica ao i João Almeida, da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca (FSSP). “A lei da oferta e da procura leva a este tipo de situações”, considera.

Mas, na maioria dos casos, o preço da sardinha ainda se situa nos 1,50 euros, como noutros anos.

Predomina a sardinha congelada

A comerciante Raquel Chaves, responsável pelo “Retiro Tia Alice”, em pleno bairro de Alfama, explica à Agência Lusa que o preço da sardinha nas docas “subiu um pouco”, em relação ao ano anterior, mas que houve necessidade de manter os valores na venda ao público porque a adesão por parte dos turistas “está fraca só por si”. “Nota-se bastante, tanto nas mesas como na rua”, lamenta.

Raquel Chaves acrescenta que o “Retiro da Tia Alice” compra sardinha congelada, uma vez que a fresca “não vale a pena, porque fica seca quando vai à chapa”.

No “Retiro da Recoqueira”, Ana Palma também está a vender a sardinha a 1,50 euros a unidade, preço que se mantém igual “há sete anos”.

“As pessoas já se queixam que vir aos Santos é caro. Enquanto der para manter, vamos deixar assim o preço”, sublinha Ana Palma que também compra sardinha congelada “porque é mais prático”.

O “Retiro Tia Beatriz” também trabalha “mais à base de sardinha congelada, mas boa”, diz à Lusa a responsável do espaço, Cecília Lopes.

O “Retiro Mãe e Filhos”, localizado no centro do arraial de Alfama, é um dos mais procurados pelos turistas, e Tina Costa, a responsável, diz que a sardinha está entre um euro e 1,50 euros. O peixe é “fresco”, garante, revelando que, por dia, são vendidas “umas cinco caixas”, com “à volta de dez quilos” cada.

O ponto alto das Festas de Lisboa deve acontecer entre terça-feira e quarta-feira, e até ao final do mês há arraiais por toda a cidade.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E chamam-lhe a isto Santos Populares, o que seria se fossem impopulares! Nada como ficar por casa e comer uma boa sardinhada como fizemos hoje os três da casa pelo preço de uma sardinha no pão no Santo António, nada de alimentar chulos!.

    • Concordo inteiramente com a sua posição, mas como em tudo o que acontece de diferente, excêntrico ou porque é socialmente correcto, são as pessoas que alimentam essas situações; é claro que os comerciantes aproveitam para ganharem mais uns euros….a culpa não é deles, é de quem alimenta essa situação. Eu e a minha família, gostamos de sardinhas…compro-as congeladas, mais baratas e vão directamente para a grelha com uns salpicos de sal. Acrescento uma salada e umas batatas cozidas com casca e temos uma refeição económica , em família e não alimentamos oportunistas.

    • Pois. pois… 5€ por uma sardinha no pão… chulos/oportunistas!…
      Agora imagina que a “civilização” ocidental deixava de comprar Iphones, Nike’s, McDonald’s, Coca Cola’s, Disney’s, Google’s, Facebook’s, Igreja Católica, IURD’s, etc, etc…
      Lá se ia a “cultura pop” (“popular”) e grande parte da “chulice”!…
      Mas, claro que os piores são mesmo os vendedores de sardinhas no pão por 5€ cada!…

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …