São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira.

A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de Alto Risco de contágio da covid-19 a partir das 00h00 de sexta-feira (01h00 de Lisboa), informou a Autoridade Regional da Saúde esta quarta-feira.

A maior e mais populosa ilha açoriana é a que regista maior número de novas infeções, tendo contabilizado ma quarta-feira um total de 340 casos positivos ativos.

Segundo a Lusa, a região registou 343 casos ativos, sendo 340 em São Miguel (153 em Vila Franca do Campo, 69 em Ponta Delgada, 46 na Ribeira Grande, 43 no Nordeste, 25 na Lagoa e quatro no concelho da Povoação), dois na Terceira, ambos no concelho de Angra do Heroísmo, e um nas Flores, no concelho de Santa Cruz.

Por estarem no nível de Alto Risco, todos os concelhos da ilha de São Miguel ficam com proibição de circulação na via pública entre as 20h00 e as 05h00 durante a semana e entre as 15h00 e as 05h00 ao fim de semana.

Toda a atividade comercial fica encerrada nesses períodos, com exceção das farmácias, clínicas médicas e consultórios, postos de abastecimento de combustíveis com venda ao postigo e lojas de conveniência de venda de bens essenciais integrados em postos de combustíveis.

A linha vermelha dita também o encerramento de todos os restaurantes e cafés. A partir de agora passam a poder funcionar apenas em regime de entrega ao domicílio ou take-away até às 22h.

Desde terça-feira que os cafés e restaurantes do Nordeste e de Vila Franca do Campo, que já estão no nível de Alto Risco, só podem funcionar em regime de take-away ou ao domicílio, uma medida excecional tomada pelo Governo Regional para aqueles dois concelhos .

No nível de Alto Risco, é ainda obrigatório o teletrabalho nas atividades e funções em que seja exequível, para quem tenha alguma patologia que constitua comorbilidade de risco ao vírus SARS-CoV-2, bem como para um dos progenitores de crianças até aos 12 anos, que estejam em regime de ensino à distância ou cujas creches, jardins de infância e ATL estejam encerrados.

No caso de não ser possível a implementação do teletrabalho, é recomendado o desfasamento de horário.

É também implementado o regime de ensino à distância em todos os estabelecimentos de ensino e ficam encerrados ginásios e piscinas cobertas, ficando proibidas as práticas desportivas nestes espaços.

O nível de Alto Risco de contágio determina também que a realização de funerais só pode ocorrer até às 20h00 em dias de semana e até às 15h00 ao fim de semana, está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e as regras de distanciamento social.

Estirpe inglesa

Na conferência de imprensa de quarta-feira, Clélio Meneses, secretário regional da Saúde dos Açores, confirmou que a estirpe inglesa tem ganho terreno na região. “Temos 40 freguesias de São Miguel com casos positivos predominantemente da nova estirpe inglesa, temos 15 internados, sete dos quais em cuidados intensivos”, referiu.

De acordo com o Expresso, todos os internamentos por covid-19, nos Açores, estão concentrados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. O responsável sublinhou que é preciso estar atento aos recursos humanos e físicos de uma região com nove ilhas e apenas três hospitais.

“Dois terços do consumo de oxigénio permitido já está esgotado”, alertou Clélio Meneses, garantindo, no entanto, que “a situação está controlada”. Também o presidente do Governo regional, José Manuel Bolieiro, referiu, na reunião que teve por videoconferência com os especialistas no Infarmed, que São Miguel merece “algumas preocupações”.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.