Santos Silva não convence. PS já tem alternativa para as presidenciais

3

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

As eleições presidenciais de 2026 já mexem com a vida política nacional e entre os candidatos pré-anunciados, Augusto Santos Silva perde gás. O PS já pensa em alternativas e coloca Mário Centeno como opção.

O desempenho de Santos Silva nas sondagens relativas ao próximo presidente da República é uma “desilusão” no PS, como avança o jornal Nascer do Sol, indicando que os socialistas já procuram outras alternativas para a corrida a Belém.

Santos Silva tem sido anunciado como um potencial candidato do PS nas eleições presidenciais de 2026. E até se tem dito que pode chegar a Belém à boleia do Chega, graças ao mediatismo que tem tido com os sucessivos confrontos com André Ventura no Parlamento.

Contudo, Santos Silva pode também acabar por ser vítima dessas trocas de palavras constantes com o líder do Chega, pois há quem não as aplauda. Espera-se que um Presidente da República tenha um papel mais apaziguador do que confrontativo, ao contrário do que Santos Silva tem feito como Presidente da Assembleia da República.

Assim, o PS já pensa em alternativas e coloca Mário Centeno como “reserva” na corrida a Belém, segundo avança o Nascer do Sol.

Centeno já anunciou que não vai continuar como Governador do Banco de Portugal. Deste modo, pode ser o trunfo que falta ao PS para as presidenciais de 2026.

O Nascer do Sol salienta que está a aumentar o número de socialistas que defende a candidatura a Belém do “ministro que logrou o primeiro superavit orçamental depois de Salazar“.

Entretanto, no PSD começa a ganhar forma um potencial candidato – Pedro Santana Lopes. Não é a primeira vez que o ex-líder dos sociais-democratas é apontado a Belém, mas, desta vez, o ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz admite que está “no caminho” de regresso ao PSD.

Esse passo retorno à “casa-mãe”, como Santana Lopes fala do PSD, pode culminar com a escolha do eterno “enfant terrible” da política portuguesa como o candidato social-democrata a Belém.

ZAP //

3 Comments

  1. O Santos Siva nunca: é um autoritário e tornou-se um bicho do PS. O Centeno, se for esperto, não se apresenta, nem açiás para um como o Marcelo não vale a pena ter um PR…

  2. O SS que gosta de malhar na direita Presidente ?? Neste país tudo é possível basta uns ilusionismos e o povo ignorante cai que nem patinhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.