Santana Lopes apontado para liderar lista do PSD em Torres Vedras

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

O presidente do PSD, Rui Rio, apresentou na passada sexta-feira, em Coimbra, novos 51 candidatos do partido às próximas eleições autárquicas, mas manteve o tabu sobre alguns grandes municípios como é o caso de Torres Vedras. Agora, Pedro Santana Lopes é apontado como uma solução para a autarquia.

Agora que é independente, o antigo líder do PSD continua a ser desafiado pelas estruturas locais do partido, depois de ter saído do Aliança, para protagonizar uma candidatura autárquica.

Segundo o DN, desta vez é Torres Vedras que se coloca como possibilidade para Pedro Santana Lopes vir a encabeçar uma lista social-democrata.

Se assim for, o antigo autarca de Lisboa e da Figueira da Foz irá enfrentar Carlos Bernardes, pelo PS, que também assumiu o comando da autarquia em 2015 depois de António Costa ter convidado o então número um da câmara, Carlos Miguel, para secretário de Estado das Autarquias Locais.

No entanto, em 2017 Bernardes já foi o cabeça de lista pelo partido.

A aposta surge depois de Pedro Santana Lopes ser apontado à Câmara de Sintra. Há duas semanas, a direção do PSD estava convicta do político à autarquia. Já a estrutura local não descartou a hipótese. Santana Lopes não afastou por completo o cenário, mas o processo ainda não está fechado e ainda existem muitas incógnitas.

De recordar que em janeiro, Pedro Santana Lopes admitiu voltar à vida política para ser candidato pelo PSD nas próximas eleições autárquicas, mas garantiu que só “se houver juízo” para que sejam “adiadas por seis meses”.

Havia ainda quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do PSD à Figueira da Foz, mas a decisão final foi tomada pela direção: o ex-primeiro-ministro foi tido com uma não opção para aquela autarquia.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …