Santana Lopes acredita que Aliança pode ter mais de 10% nas legislativas

Mário Cruz / Lusa

O fundador do novo partido Aliança Pedro Santana Lopes fixou, na quarta-feira, uma fasquia de “mais de 10%” nas legislativas de 2019 e anunciou que o antigo ministro António Martins da Cruz vai colaborar com o partido.

“Viemos para ser um grande partido”, afirmou o ex-líder do PSD e antigo primeiro-ministro em entrevista à RTP3, admitindo que “o objetivo é 10%” para a Aliança nas eleições legislativas de 2019 e que é possível existir um entendimento à direita, com o PSD e o CDS.

Para o ex-presidente da Câmara de Lisboa, “três forças políticas [PSD, CDS e Aliança] podem acrescentar” e “dar mais” à vida política e ser uma solução governativa. E sem “ser vingativo”, pediu que imaginassem o cenário de o PS ser o mais votado e as três forças políticas à direita terem mais deputados.

“Não sou de vinganças mas era uma forma de António Costa provar o que deu a tomar aos outros”, disse, numa referência à situação política, inversa, após as eleições de 2015.

Santana insistiu ser contra um bloco central, do que junte PSD e PS, e não excluiu, de forma categórica, um entendimento com os socialistas num cenário de “salvação nacional”.

“Vamos ver”, respondeu, questionado sobre essa hipótese o homem que disse achar ser visto como um “político fora da caixa” e que nunca foi “bem-amado pelo sistema”.

O congresso fundador da Aliança, cuja formalização no Tribunal Constitucional foi feita este mês, escassos quatro meses depois da entrevista à Visão em que disse que iria desfiliar-se do PSD, está agendado para 09 e 10 de fevereiro de 2019, em Évora.

Questionado por Vitor Gonçalves, no espaço “Grande Entrevista”, sobre se hoje a Aliança é mais do que Pedro Santana Lopes, o próprio tirou o telemóvel do bolso e mostrou algumas das mensagens que diz receber diariamente que “se querem inscrever”.

Anunciou ainda que o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz vai participar, “como independente”, num órgão do partido, o conselho político.

E leu uma lista de nomes – e promete anunciar mais nos próximos dias – de personalidades, uma jurista, um arquiteto, uma médica, um economista, que querem aderir à Aliança.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Será que FINALMENTE vem um partido diferente ( uma vez que o BE acabou por “acertar o passo” com os outros ), IMUNE À CORRUPÇÃO, AO CLIENTELISMO E MENTOR DA MERITOCRACIA, capaz de defender os interesses dos cidadãos?

RESPONDER

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …