Seguro Sanches sai da CPI à TAP e passa raspanete sobre a “indisponibilidade” dos deputados

1

António Cotrim/LUSA

Christine Ourmières-Widener e Jorge Seguro Sanches, antes de audição no Parlamento

O deputado socialista critica a falta de disponibilidade dos deputados para a comissão parlamentar de inquérito à TAP às segundas e sextas-feiras de tarde.

O deputado socialista Jorge Seguro Sanches demitiu-se da presidência da comissão parlamentar de inquérito à TAP e deixou vários recados aos deputados.

“Não podemos, em questões de natureza urgente e de interesse nacional, permitir que os deputados não estejam disponíveis para cumprir o seu mandato todos os dias da semana (como aliás é possibilitado por lei nos inquéritos parlamentares), assegurando, o mais rapidamente possível, o apuramento da verdade”, refere.

Na carta endereçada a Augusto Santos Silva, Seguro Sanches lamenta não ter conseguido “reunir consenso” sobre o agendamento dos trabalhos da comissão, especificamente às segundas e sextas-feiras de tarde.

O deputado frisa que “as agendas pessoais ou partidárias não se podem sobrepor ao interesse nacional para o qual a comissão de inquérito tem de contribuir rapidamente” e diz “não ter as condições mínimas” para continuar a chefiar a comissão depois de ter sido “questionado” pelos deputados esta desta quarta-feira sobre a grelha de agendamentos para as audições a Humberto Pedrosa, Ramiro Sequeira e Diogo Lacerda Machado.

A grelha que gerou a discórdia define uma ronda inicial de perguntas de três minutos, mais dois minutos e mais ainda uma ronda individual de dois minutos, o procedimento que foi seguido “em cerca de 20 audições”.

“Em todas essas audições o tempo disponível para os senhores deputados ou não foi usado na totalidade ou até se prescindiu de rondas de perguntas, o que prova que não foi por falta de tempo que alguma pergunta ficou por fazer”, realça.

“Considero que na política não vale tudo. E não vale seguramente, mesmo quando divergimos, atacar pessoalmente os outros na sua seriedade”, remata.

O ex-Secretário de Estado da Saúde, António Lacarda Sales, já foi nomeado para substituir Jorge Seguro Sanches.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.