Salvador Dalí descansa (de novo) em paz

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Salvador Dalí

O mítico pintor catalão Salvador Dali descansa de novo em paz, depois de os seus restos mortais terem sido exumados por ordem judicial. Esta sexta-feira, voltaram ao seu local de origem, o município espanhol de Figueras, a norte de Barcelona.

Os restos mortais do pintor catalão Salvador Dali, que morreu em 1989, tinham sido exumados em julho do ano passado por ordem de uma juiza de Madrid. Esta sexta-feira, segundo anunciou a Fundación Gala Salvador Dalí, foram finalmente a sepultar, descansando agora de novo sob a cúpula do Teatro-Museu de Figueras, na Catalunha.

Para desenterrar os restos mortais do artista, alvo de um processo de paternidade, foi necessário retirar uma campa de uma tonelada e meia, que guardava os restos mortais do artista há 28 anos. Foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos do artista para realizar os testes de ADN determinados pela juíza madrilena.

Segundo adianta a nota da Fundação, os restos mortais do artista foram repostos num ato privado, “de forma a preservar a intimidade e a memória do mestre”. O jornal El Mundo acrescenta que a operação de restituição do corpo ao seu local de descanso começou na tarde de quinta-feira e terminou durante a madrugada de sexta.

O corpo do artista, natural de Figueras e falecido na mesma localidade em 1989, tinha sido exumado em consequência do processo de paternidade apresentado por Pilar Abel, uma vidente catalã que afirmava ser fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe.

A operação para exumar os restos mortais, que esteve envolta em grande polémica, foi considerada improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundación Gala Salvador Dalí, que alegaram que a decisão judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar Abel Martinez, que lutava para ser reconhecida como filha do artista desde 2007, diz ter nascido a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a vidente, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

No entanto, os testes de paternidade realizados após a exumação dos restos mortais acabaram por revelar que Pilar Abel afinal não é filha de Dalí, e a vidente de Figueres acabou mesmo por ser condenada a pagar os custos de todo o processo – um desenlace que aparentemente não tinha conseguido adivinhar.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa juiza é uma idiota. Tudo indica que Dalí tinha uma repugnância intransponível pelos genitais femininos. Casou-se com Gala Éluard, mas parece que o sexo existente entre o casal foi muito escasso e apenas inaugural. Depressa ela voltou a ter relações com o antigo marido Paul Éluard, e mais tarde com uma série de amantes, a maioria deles gigolos. Dalí ficou-se sempre pelo voyeurismo e pela masturbação, pois tinha horror de ser tocado pelos outros. Essa de ter tido um caso amoroso com uma criada é realmente pouco surrealista para o muito surrealista Dalí…

    • Se a juíza é idiota, o que se poderá dizer do seu comentário?!
      Espero que, pelo menos, tenha estado com o Dali 24h por dia durante os últimos 70 anos da vida dele, para ter tanta certeza desses “factos”; senão…

RESPONDER

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …

Governo repõe 40 horas semanais para trabalhadores do CNB. Greve mantém-se

A partir de 1 de julho, os trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (CNB) voltarão às 40 horas semanais, numa uniformização laboral com os trabalhadores do Teatro Nacional de São Carlos. A decisão foi comunicada, esta …