Salvador Dalí descansa (de novo) em paz

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Salvador Dalí

O mítico pintor catalão Salvador Dali descansa de novo em paz, depois de os seus restos mortais terem sido exumados por ordem judicial. Esta sexta-feira, voltaram ao seu local de origem, o município espanhol de Figueras, a norte de Barcelona.

Os restos mortais do pintor catalão Salvador Dali, que morreu em 1989, tinham sido exumados em julho do ano passado por ordem de uma juiza de Madrid. Esta sexta-feira, segundo anunciou a Fundación Gala Salvador Dalí, foram finalmente a sepultar, descansando agora de novo sob a cúpula do Teatro-Museu de Figueras, na Catalunha.

Para desenterrar os restos mortais do artista, alvo de um processo de paternidade, foi necessário retirar uma campa de uma tonelada e meia, que guardava os restos mortais do artista há 28 anos. Foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos do artista para realizar os testes de ADN determinados pela juíza madrilena.

Segundo adianta a nota da Fundação, os restos mortais do artista foram repostos num ato privado, “de forma a preservar a intimidade e a memória do mestre”. O jornal El Mundo acrescenta que a operação de restituição do corpo ao seu local de descanso começou na tarde de quinta-feira e terminou durante a madrugada de sexta.

O corpo do artista, natural de Figueras e falecido na mesma localidade em 1989, tinha sido exumado em consequência do processo de paternidade apresentado por Pilar Abel, uma vidente catalã que afirmava ser fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe.

A operação para exumar os restos mortais, que esteve envolta em grande polémica, foi considerada improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundación Gala Salvador Dalí, que alegaram que a decisão judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar Abel Martinez, que lutava para ser reconhecida como filha do artista desde 2007, diz ter nascido a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a vidente, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

No entanto, os testes de paternidade realizados após a exumação dos restos mortais acabaram por revelar que Pilar Abel afinal não é filha de Dalí, e a vidente de Figueres acabou mesmo por ser condenada a pagar os custos de todo o processo – um desenlace que aparentemente não tinha conseguido adivinhar.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa juiza é uma idiota. Tudo indica que Dalí tinha uma repugnância intransponível pelos genitais femininos. Casou-se com Gala Éluard, mas parece que o sexo existente entre o casal foi muito escasso e apenas inaugural. Depressa ela voltou a ter relações com o antigo marido Paul Éluard, e mais tarde com uma série de amantes, a maioria deles gigolos. Dalí ficou-se sempre pelo voyeurismo e pela masturbação, pois tinha horror de ser tocado pelos outros. Essa de ter tido um caso amoroso com uma criada é realmente pouco surrealista para o muito surrealista Dalí…

    • Se a juíza é idiota, o que se poderá dizer do seu comentário?!
      Espero que, pelo menos, tenha estado com o Dali 24h por dia durante os últimos 70 anos da vida dele, para ter tanta certeza desses “factos”; senão…

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …