Salvador Dalí descansa (de novo) em paz

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Salvador Dalí

O mítico pintor catalão Salvador Dali descansa de novo em paz, depois de os seus restos mortais terem sido exumados por ordem judicial. Esta sexta-feira, voltaram ao seu local de origem, o município espanhol de Figueras, a norte de Barcelona.

Os restos mortais do pintor catalão Salvador Dali, que morreu em 1989, tinham sido exumados em julho do ano passado por ordem de uma juiza de Madrid. Esta sexta-feira, segundo anunciou a Fundación Gala Salvador Dalí, foram finalmente a sepultar, descansando agora de novo sob a cúpula do Teatro-Museu de Figueras, na Catalunha.

Para desenterrar os restos mortais do artista, alvo de um processo de paternidade, foi necessário retirar uma campa de uma tonelada e meia, que guardava os restos mortais do artista há 28 anos. Foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos do artista para realizar os testes de ADN determinados pela juíza madrilena.

Segundo adianta a nota da Fundação, os restos mortais do artista foram repostos num ato privado, “de forma a preservar a intimidade e a memória do mestre”. O jornal El Mundo acrescenta que a operação de restituição do corpo ao seu local de descanso começou na tarde de quinta-feira e terminou durante a madrugada de sexta.

O corpo do artista, natural de Figueras e falecido na mesma localidade em 1989, tinha sido exumado em consequência do processo de paternidade apresentado por Pilar Abel, uma vidente catalã que afirmava ser fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe.

A operação para exumar os restos mortais, que esteve envolta em grande polémica, foi considerada improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundación Gala Salvador Dalí, que alegaram que a decisão judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar Abel Martinez, que lutava para ser reconhecida como filha do artista desde 2007, diz ter nascido a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a vidente, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

No entanto, os testes de paternidade realizados após a exumação dos restos mortais acabaram por revelar que Pilar Abel afinal não é filha de Dalí, e a vidente de Figueres acabou mesmo por ser condenada a pagar os custos de todo o processo – um desenlace que aparentemente não tinha conseguido adivinhar.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa juiza é uma idiota. Tudo indica que Dalí tinha uma repugnância intransponível pelos genitais femininos. Casou-se com Gala Éluard, mas parece que o sexo existente entre o casal foi muito escasso e apenas inaugural. Depressa ela voltou a ter relações com o antigo marido Paul Éluard, e mais tarde com uma série de amantes, a maioria deles gigolos. Dalí ficou-se sempre pelo voyeurismo e pela masturbação, pois tinha horror de ser tocado pelos outros. Essa de ter tido um caso amoroso com uma criada é realmente pouco surrealista para o muito surrealista Dalí…

    • Se a juíza é idiota, o que se poderá dizer do seu comentário?!
      Espero que, pelo menos, tenha estado com o Dali 24h por dia durante os últimos 70 anos da vida dele, para ter tanta certeza desses “factos”; senão…

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …