Salvador Dalí descansa (de novo) em paz

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Salvador Dalí

O mítico pintor catalão Salvador Dali descansa de novo em paz, depois de os seus restos mortais terem sido exumados por ordem judicial. Esta sexta-feira, voltaram ao seu local de origem, o município espanhol de Figueras, a norte de Barcelona.

Os restos mortais do pintor catalão Salvador Dali, que morreu em 1989, tinham sido exumados em julho do ano passado por ordem de uma juiza de Madrid. Esta sexta-feira, segundo anunciou a Fundación Gala Salvador Dalí, foram finalmente a sepultar, descansando agora de novo sob a cúpula do Teatro-Museu de Figueras, na Catalunha.

Para desenterrar os restos mortais do artista, alvo de um processo de paternidade, foi necessário retirar uma campa de uma tonelada e meia, que guardava os restos mortais do artista há 28 anos. Foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos do artista para realizar os testes de ADN determinados pela juíza madrilena.

Segundo adianta a nota da Fundação, os restos mortais do artista foram repostos num ato privado, “de forma a preservar a intimidade e a memória do mestre”. O jornal El Mundo acrescenta que a operação de restituição do corpo ao seu local de descanso começou na tarde de quinta-feira e terminou durante a madrugada de sexta.

O corpo do artista, natural de Figueras e falecido na mesma localidade em 1989, tinha sido exumado em consequência do processo de paternidade apresentado por Pilar Abel, uma vidente catalã que afirmava ser fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe.

A operação para exumar os restos mortais, que esteve envolta em grande polémica, foi considerada improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundación Gala Salvador Dalí, que alegaram que a decisão judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar Abel Martinez, que lutava para ser reconhecida como filha do artista desde 2007, diz ter nascido a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a vidente, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

No entanto, os testes de paternidade realizados após a exumação dos restos mortais acabaram por revelar que Pilar Abel afinal não é filha de Dalí, e a vidente de Figueres acabou mesmo por ser condenada a pagar os custos de todo o processo – um desenlace que aparentemente não tinha conseguido adivinhar.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa juiza é uma idiota. Tudo indica que Dalí tinha uma repugnância intransponível pelos genitais femininos. Casou-se com Gala Éluard, mas parece que o sexo existente entre o casal foi muito escasso e apenas inaugural. Depressa ela voltou a ter relações com o antigo marido Paul Éluard, e mais tarde com uma série de amantes, a maioria deles gigolos. Dalí ficou-se sempre pelo voyeurismo e pela masturbação, pois tinha horror de ser tocado pelos outros. Essa de ter tido um caso amoroso com uma criada é realmente pouco surrealista para o muito surrealista Dalí…

    • Se a juíza é idiota, o que se poderá dizer do seu comentário?!
      Espero que, pelo menos, tenha estado com o Dali 24h por dia durante os últimos 70 anos da vida dele, para ter tanta certeza desses “factos”; senão…

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …