Salvador Dalí descansa (de novo) em paz

Robson Fernandjes / Fotos Públicas

Salvador Dalí

O mítico pintor catalão Salvador Dali descansa de novo em paz, depois de os seus restos mortais terem sido exumados por ordem judicial. Esta sexta-feira, voltaram ao seu local de origem, o município espanhol de Figueras, a norte de Barcelona.

Os restos mortais do pintor catalão Salvador Dali, que morreu em 1989, tinham sido exumados em julho do ano passado por ordem de uma juiza de Madrid. Esta sexta-feira, segundo anunciou a Fundación Gala Salvador Dalí, foram finalmente a sepultar, descansando agora de novo sob a cúpula do Teatro-Museu de Figueras, na Catalunha.

Para desenterrar os restos mortais do artista, alvo de um processo de paternidade, foi necessário retirar uma campa de uma tonelada e meia, que guardava os restos mortais do artista há 28 anos. Foram extraídos amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos do artista para realizar os testes de ADN determinados pela juíza madrilena.

Segundo adianta a nota da Fundação, os restos mortais do artista foram repostos num ato privado, “de forma a preservar a intimidade e a memória do mestre”. O jornal El Mundo acrescenta que a operação de restituição do corpo ao seu local de descanso começou na tarde de quinta-feira e terminou durante a madrugada de sexta.

O corpo do artista, natural de Figueras e falecido na mesma localidade em 1989, tinha sido exumado em consequência do processo de paternidade apresentado por Pilar Abel, uma vidente catalã que afirmava ser fruto de uma relação entre Dalí e sua mãe.

A operação para exumar os restos mortais, que esteve envolta em grande polémica, foi considerada improcedente e um ato de violência pelos representantes da Fundación Gala Salvador Dalí, que alegaram que a decisão judicial não tinha qualquer fundamento.

Pilar Abel Martinez, que lutava para ser reconhecida como filha do artista desde 2007, diz ter nascido a 1 de fevereiro de 1956, fruto de um caso entre a mãe, Antonia, e o artista, em Port Lligart. Segundo a vidente, a mãe manteve uma relação de amizade com Dalí, que acabou por se transformar num amor “clandestino”, que deu lugar ao seu nascimento.

(dr) BBC

Só me falta um bigode, diz Maria Pilar Abel Martínez

Para Pilar, a sua semelhança com o pintor é de tal ordem, que quase nem devia ser necessário o teste de paternidade. “Só me falta um bigode“, disse Pilar certa vez ao diário espanhol El Mundo.

No entanto, os testes de paternidade realizados após a exumação dos restos mortais acabaram por revelar que Pilar Abel afinal não é filha de Dalí, e a vidente de Figueres acabou mesmo por ser condenada a pagar os custos de todo o processo – um desenlace que aparentemente não tinha conseguido adivinhar.

Armando Batista AJB, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa juiza é uma idiota. Tudo indica que Dalí tinha uma repugnância intransponível pelos genitais femininos. Casou-se com Gala Éluard, mas parece que o sexo existente entre o casal foi muito escasso e apenas inaugural. Depressa ela voltou a ter relações com o antigo marido Paul Éluard, e mais tarde com uma série de amantes, a maioria deles gigolos. Dalí ficou-se sempre pelo voyeurismo e pela masturbação, pois tinha horror de ser tocado pelos outros. Essa de ter tido um caso amoroso com uma criada é realmente pouco surrealista para o muito surrealista Dalí…

    • Se a juíza é idiota, o que se poderá dizer do seu comentário?!
      Espero que, pelo menos, tenha estado com o Dali 24h por dia durante os últimos 70 anos da vida dele, para ter tanta certeza desses “factos”; senão…

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …