//

Salgado quer perito independente a analisar contas do BES

1

José Sena Goulão / Lusa

O antigo banqueiro Ricardo Salgado continua a apontar culpas ao Banco de Portugal (BdP) no colapso do Banco Espírito Santo (BES) e quer o que defende no processo de insolvência da instituição. 

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta sexta-feira, o ex-líder do BES pediu ao Tribunal do Comércio de Lisboa que nomeie um perito independente para analisar as contas do banco à data de 30 de junho de 2014.

O requerimento em causa consta da oposição que o ex-banqueiro apresentou contra a qualificação de insolvência feita no ano passado pela comissão liquidatária do BES.

Se o regulador não tivesse exigido a constituição de provisões que considera demasiado elevadas, os rácios de capital do BES não teriam caído abaixo dos mínimos requeridos e o banco poderia ter mantido a atividade, em vez de ser alvo de uma resolução, defende Ricardo Salgado.

Segundo escreve o Negócios, Salgado nega qualquer culpa pela insolvência, um desfecho que atribui ao BdP, e rejeita também responsabilidades pela emissão de papel comercial e pela concessão de financiamento a sociedades do Grupo Espírito Santo (GES).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.