/

Salários da função pública deverão aumentar 0,9% em 2022

Rodrigo Antunes / Lusa

Os salários dos trabalhadores da função pública deverão aumentar 0,9% em 2022. Foi esta a proposta apresentada pelo Governo à Frente Comum, esta quinta-feira, durante a segunda ronda de reuniões com os sindicatos.

O Público realça que a generalidade dos funcionários públicos não tem aumentos salariais reais desde 2009. No ano passado houve uma atualização de 0,3% e, este ano, apenas os salários até 800 euros foram atualizados.

O Governo não tinha avançado com nenhuma proposta de aumentos salariais para 2022 na primeira reunião negocial com as estruturas sindicais.

O STE — Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, estrutura que exige 3% de aumentos salariais para 2022, tinha dito que o Governo “não apresentou uma contraproposta” porque considera que “a massa salarial subiu” e que pagar atualizações salariais 2é um custo”.

Agora, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou atrás na sua posição e acabou por propor uma atualização de 0,9% para o próximo ano.

Contudo, Sebastião Santana, líder da Frente Comum, não escondeu a desilusão: “Trata-se apenas de uma atualização, que nem sequer se pode adjetivar como sendo um aumento, uma vez que os trabalhadores continuam a perder poder de compra”.

“Vamos para o 13.º ano sem aumentos salariais”, acrescentou o líder sindical. “Mudar de zero para 0,9%, são 0,9 pontos de diferença e nem a 1% — com o qual jamais concordaríamos — chegámos. Ficamos muitíssimo aquém daquilo que são as necessidades”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.