Salamandra pré-histórica gigante encontrada no Algarve

Joana Bruno

A nova espécie Metoposaurus algarvensis, encontrada no Algarve por Octávio Mateus et al (conceito artístico da ilustradora científica Joana Bruno).

Antes de os dinossauros terem surgido para dominar a Terra, um dos maiores predadores do planeta era um anfíbio semelhante a uma salamandra, que viveria nas zonas tropicais do super-continente Pangea. Restos fossilizados desse predador foram agora encontrados em Loulé, no Algarve, por uma equipa de arqueólogos.

Os fósseis, descobertos num leito de ossos com cerca de 40 cm de espessura, sugerem que a criatura teria mais de 2 metros de comprimento, pesaria cerca de 100 quilos, e teria uma cabeça achatada em forma de tampo de sanita.

A descoberta, publicada esta segunda-feira no Jornal de Paleontologia Vertebrada, foi feita por uma equipa de arqueólogos da qual fez parte o paleontologista português Octávio Mateus, investigador da Universidade de Lisboa e fundador do Museu da Lourinhã.

A nova espécie foi baptizada Metoposaurus algarvensis em honra do local da descoberta. Teria vivido há cerca de 230 milhões de anos, no Triássico Superior, e seria uma das maiores espécies conhecidas de metoposauros.

Embora o seu nome tenha herdado a terminação grega “sauro”, que significa “lagarto”,  estas criaturas são na realidade anfíbios.

Segundo os investigadores, citados pela revista Science, a área de escavações com apenas 4 m2, na qual foram encontrados 10 crânios da salamandra gigante e centenas de outros restos, sugere que as criaturas se manteriam concentradas na zona, e terão morrido quando o seu habitat secou.

Com membros demasiado franzinos para poder suportar o seu peso, a criatura deveria manter-se na água a maior parte do tempo, alimentando-se de pequenos ancestrais de dinossauros ou mamíferos que se aventurassem demasiado perto das margens.

Este é o primeiro anfíbio deste período descoberto na Península Ibérica, mas foram encontrados anteriormente depósitos fósseis de metoposauros semelhantes em regiões que são actualmente partes de África, Europa e América do Norte – o que poderá indicar que o clima na altura seria altamente imprevisível e dado a secas prolongadas.

Richard Butler, investigador da Universidade de Birmingham e um dos autores do estudo, explicou ao Telegraph que “os anfíbios modernos são relativamente pequenos e inofensivos”.

“Mas nos tempos do Triássico Superior estes predadores gigantes devem ter tornado os lagos e rios locais bastante desagradáveis para se viver“, acrescenta Butler.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …. 2 metros de cumprimento,….

    Os fósseis, descobertos num leito de ossos com cerca de 40 cm de espessura, sugerem que a criatura teria mais de 2 metros de cumprimento, ….

    Vá lá meninos, corrijam a gralha!

  2. não vejo onde esteja a gralha, desde quando comprimento é proporcional a diametro. por esse ponto de vista uma anaconda deveria ter 1.5 m de grosso

    • ò Xôr Jaquim

      Quando o assunto é medidas, escreve-se cOmprimento… com OOOOOOOOOOOOOO

      Quando há saudação, escreve-se ou dá-se um cUmprimento …. com UUUUUUUUUUUUUUU

      Perxebeu xôr Jaquim, ou quer que le faxa um dejeinho?!

  3. Realmente, depois da salamandra gigante, os predadores nunca mais deixaram o Algarve. Veremos quem se segue ao Zé Zé Camarinha 😉

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …