Salamandra pré-histórica gigante encontrada no Algarve

Joana Bruno

A nova espécie Metoposaurus algarvensis, encontrada no Algarve por Octávio Mateus et al (conceito artístico da ilustradora científica Joana Bruno).

Antes de os dinossauros terem surgido para dominar a Terra, um dos maiores predadores do planeta era um anfíbio semelhante a uma salamandra, que viveria nas zonas tropicais do super-continente Pangea. Restos fossilizados desse predador foram agora encontrados em Loulé, no Algarve, por uma equipa de arqueólogos.

Os fósseis, descobertos num leito de ossos com cerca de 40 cm de espessura, sugerem que a criatura teria mais de 2 metros de comprimento, pesaria cerca de 100 quilos, e teria uma cabeça achatada em forma de tampo de sanita.

A descoberta, publicada esta segunda-feira no Jornal de Paleontologia Vertebrada, foi feita por uma equipa de arqueólogos da qual fez parte o paleontologista português Octávio Mateus, investigador da Universidade de Lisboa e fundador do Museu da Lourinhã.

A nova espécie foi baptizada Metoposaurus algarvensis em honra do local da descoberta. Teria vivido há cerca de 230 milhões de anos, no Triássico Superior, e seria uma das maiores espécies conhecidas de metoposauros.

Embora o seu nome tenha herdado a terminação grega “sauro”, que significa “lagarto”,  estas criaturas são na realidade anfíbios.

Segundo os investigadores, citados pela revista Science, a área de escavações com apenas 4 m2, na qual foram encontrados 10 crânios da salamandra gigante e centenas de outros restos, sugere que as criaturas se manteriam concentradas na zona, e terão morrido quando o seu habitat secou.

Com membros demasiado franzinos para poder suportar o seu peso, a criatura deveria manter-se na água a maior parte do tempo, alimentando-se de pequenos ancestrais de dinossauros ou mamíferos que se aventurassem demasiado perto das margens.

Este é o primeiro anfíbio deste período descoberto na Península Ibérica, mas foram encontrados anteriormente depósitos fósseis de metoposauros semelhantes em regiões que são actualmente partes de África, Europa e América do Norte – o que poderá indicar que o clima na altura seria altamente imprevisível e dado a secas prolongadas.

Richard Butler, investigador da Universidade de Birmingham e um dos autores do estudo, explicou ao Telegraph que “os anfíbios modernos são relativamente pequenos e inofensivos”.

“Mas nos tempos do Triássico Superior estes predadores gigantes devem ter tornado os lagos e rios locais bastante desagradáveis para se viver“, acrescenta Butler.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. …. 2 metros de cumprimento,….

    Os fósseis, descobertos num leito de ossos com cerca de 40 cm de espessura, sugerem que a criatura teria mais de 2 metros de cumprimento, ….

    Vá lá meninos, corrijam a gralha!

  2. não vejo onde esteja a gralha, desde quando comprimento é proporcional a diametro. por esse ponto de vista uma anaconda deveria ter 1.5 m de grosso

    • ò Xôr Jaquim

      Quando o assunto é medidas, escreve-se cOmprimento… com OOOOOOOOOOOOOO

      Quando há saudação, escreve-se ou dá-se um cUmprimento …. com UUUUUUUUUUUUUUU

      Perxebeu xôr Jaquim, ou quer que le faxa um dejeinho?!

  3. Realmente, depois da salamandra gigante, os predadores nunca mais deixaram o Algarve. Veremos quem se segue ao Zé Zé Camarinha 😉

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …