/

Salah Abdeslam já foi extraditado para França

Police Nationale

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam, terrorista envolvido nos atentados em Paris em novembro de 2015, foi entregue pelas autoridades belgas à justiça francesa na manhã desta quarta-feira.

Em comunicado, a Procuradoria Federal belga anunciou que, “no âmbito dos ataques de Paris do 13 de novembro de 2015, Salah Abdeslam foi entregue às autoridades francesas esta manhã”, ao abrigo do mandado de captura europeu emitido a 19 de março pelas autoridades francesas.

O documento, citado pela AFP, adiantava que não seria dada qualquer informação sobre a hora e o local em que foi efetivada a extradição, mas de acordo com o gabinete do procurador-geral em Paris, citado pelo Le Figaro, Abdeslam aterrou na capital francesa às 9h05 locais (8h05 em Lisboa).

A televisão francesa BFM noticia que Salah Abdeslam foi transferido de helicóptero e aterrou em França às 9h05 e se encontra nas instalações da Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional.

Salah Abdeslam deve ser ouvido ainda hoje por um juiz, para que se mantenha sob custódia, agora em França.

A extradição de Abdeslam tinha sido anunciada no final de março, quando o francês de ascendência marroquina disse estar disponível para “colaborar com as autoridades francesas”, e poderia ter levado até três meses, mas o processo foi acelerado.

Francês de origem marroquina e um dos principais suspeitos dos atentados do Daesh em Paris, Abdeslam foi ferido e capturado a 18 de março numa operação policial no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, depois de quatro meses em fuga.

Quatro dias depois, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado bombista em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.