Salah Abdeslam já foi extraditado para França

Police Nationale

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam

Salah Abdeslam, terrorista envolvido nos atentados em Paris em novembro de 2015, foi entregue pelas autoridades belgas à justiça francesa na manhã desta quarta-feira.

Em comunicado, a Procuradoria Federal belga anunciou que, “no âmbito dos ataques de Paris do 13 de novembro de 2015, Salah Abdeslam foi entregue às autoridades francesas esta manhã”, ao abrigo do mandado de captura europeu emitido a 19 de março pelas autoridades francesas.

O documento, citado pela AFP, adiantava que não seria dada qualquer informação sobre a hora e o local em que foi efetivada a extradição, mas de acordo com o gabinete do procurador-geral em Paris, citado pelo Le Figaro, Abdeslam aterrou na capital francesa às 9h05 locais (8h05 em Lisboa).

A televisão francesa BFM noticia que Salah Abdeslam foi transferido de helicóptero e aterrou em França às 9h05 e se encontra nas instalações da Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional.

Salah Abdeslam deve ser ouvido ainda hoje por um juiz, para que se mantenha sob custódia, agora em França.

A extradição de Abdeslam tinha sido anunciada no final de março, quando o francês de ascendência marroquina disse estar disponível para “colaborar com as autoridades francesas”, e poderia ter levado até três meses, mas o processo foi acelerado.

Francês de origem marroquina e um dos principais suspeitos dos atentados do Daesh em Paris, Abdeslam foi ferido e capturado a 18 de março numa operação policial no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, depois de quatro meses em fuga.

Quatro dias depois, outra célula do grupo terrorista levou a cabo um duplo atentado bombista em Bruxelas, que provocou mais de 30 mortos e de 300 feridos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …