Amber Rudd demite-se. Sajid Javid é o novo ministro do Interior britânico

koreanet / Flickr

O novo ministro do Interior do Reino Unido, Sajid Javid

A primeira-ministra britânica nomeou, esta segunda-feira, Sajid Javid ministro do Interior, depois da demissão de Amber Rudd no passado domingo.

Amber Rudd, de 54 anos e até aqui considerada uma potencial sucessora de Theresa May na liderança do Partido Conservador, demitiu-se depois de admitir ter “inadvertidamente enganado” uma comissão parlamentar sobre “quotas de deportação de imigrantes clandestinos”.

A demissão seguiu-se à publicação, pelo The Guardian, de uma carta definindo um aumento de 10% dessas quotas, cuja existência a ministra negara dias antes no Parlamento.

O escândalo arrastava-se há dias, desde a publicação, pelo mesmo jornal inglês, de um artigo sobre imigrantes caribenhos há décadas no país que estavam a ver recusados tratamentos médicos ou ameaçados de deportação por não terem documentos comprovativos do seu direito a residir no Reino Unido.

Este domingo, um porta-voz da primeira-ministra confirmou que a chefe de governo aceitou o pedido de demissão de Rudd, que a oposição britânica exigia há vários dias.

Sajid Javid, de 48 anos, até hoje ministro das Comunidades, é filho de imigrantes paquistaneses e é o primeiro político de uma minoria a ocupar o Ministério do Interior, um dos principais cargos governamentais no Reino Unido.

Javid, que entrou pela primeira vez no Parlamento em 2010, apoiou a permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo de 23 de junho de 2016 em que os britânicos escolheram sair da UE.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …