De saída da Presidência da Bolívia, Morales acusa: “golpistas estão a destruir o Estado de Direito”

Ministerio de Relaciones Exteriores from Perú / Wikimedia

Evo Morales, o Presidente demissionário da Bolívia

O Presidente demissionário da Bolívia, Evo Morales, denunciou no domingo, “perante o mundo e o povo boliviano”, que “um agente da polícia anunciou publicamente que tem instruções para executar um mandado de prisão ilegal” contra ele.

Horas antes, Evo Morales tinha-se demitido da presidência do país na sequência de semanas de protestos após a sua reeleição, contestada nas ruas como fraudulenta. No mesmo dia, os chefes das Forças Armadas e da Polícia da Bolívia já haviam exigido que o Presidente saísse para que a estabilidade e a paz pudessem regressar ao país, divulgou esta segunda-feira o Expresso.

No Twitter, Evo Morales queixa-se ainda que “grupos violentos assaltaram” a sua casa e que “os golpistas estão a destruir o Estado de Direito”.

A renúncia, anunciada na televisão nacional, foi acompanhada pela demissão do vice-Presidente, Álvaro García Linera.

Explicando os motivos para o seu afastamento do cargo, Evo Morales apontou o dedo ao seu principal rival nas eleições de 20 de outubro, Carlos Mesa, e ao advogado que tem liderado o movimento de protestos, Luis Fernando Camacho.

“Por que motivo tomei esta decisão? Para que Mesa e Camacho não continuem a perseguir os meus irmãos dirigentes sindicais. Para que Mesa e Camacho não continuem a queimar a casa dos governadores de Oruro e Chuquisaca”, disse no anúncio televisivo.

E acrescentou: “Lamento muito este golpe cívico e de alguns setores da polícia que se juntaram para atentar contra a democracia, contra a paz social com violência, com amedrontamento para intimidar o povo boliviano”.

O domingo tinha começado com o anúncio de que Evo Morales convocaria novas eleições, após a Organização dos Estados Americanos ter deliberado que as eleições do mês passado tinham sido fraudulentas.

“Nunca me esquecerei deste dia único”

Carlos Mesa reagiu agradecendo “à Bolívia, ao seu povo, aos jovens, às mulheres, ao heroísmo da resistência pacífica”. “Nunca me esquecerei deste dia único. O fim da tirania”, garantiu, reiterando que se sente “agradecido como boliviano por esta lição” e proclamando: “Viva a Bolívia!”.

Além de Evo Morales e do seu vice, renunciaram igualmente a presidente do Senado, Adriana Salvatierra, e o presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Borda. Já a presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, María Eugenia Choque Quispe, que tinha renunciado ao cargo de manhã, foi detida pela polícia após a renúncia de Evo Morales.

Entretanto, o ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, fez saber que o seu país daria asilo a Evo Morales se este lho pedisse, informando ter recebido 20 funcionários e deputados bolivianos na sua residência em La Paz. O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reconheceu no Twitter “a atitude responsável de Morales, que preferiu renunciar a expor o seu povo à violência”.

O Governo cubano expressou a sua solidariedade com o Presidente cessante, enquanto Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores brasileiro, de Lula da Silva, disse que “a direita não combina com a democracia” e denunciou o que apelidou de “outro golpe na América Latina”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Morales esse maravilho democrata de extrema esquerda, que quando fez o referendo a se poderia concorrer a 3º mandato e o perdeu, a resposta foi concorrer de novo

  2. Foi só o Moro apertar o cerco aos traficantes que o chefe deles perdeu o financiamento. Lugar de cocaleiro é na cadeia.

  3. O livro Cerebrsky fala da iancada da cia, pentagono e outros terroristas do eua que os ianques devem levar esse caos a todos os paises que não se verguem aos interesses desses terroristas ianques.

  4. Pois, mesmo?
    Eleito a primeira vez sob uma constituição que vetava duas reeleições tentou, sob pretextos mais que duvidosos, alçar-se novamente ao cargo, usando plebiscito. Ocorre que a plebe em seu saber não decretou legítima sua pretenção. Apelou então ao direito torto que é produzido em cortes como a da Bolívia e do Brasil, onde conseguiu conspurcar (com ajuda do judiciário partidário, ideológico e nada isento) a constituição; a segurança jurídica e a tal democracia. Diante da iminência de derrota nas urnas (o plebiscito não serviu-lhe de lição) tentaram a fraude eleitoral. Ao final pretende fazer-se de vítima. Tenha dó!

  5. Este pelos vistos estava na intenção de se perpetuar no tempo como presidente a exemplo de alguns “democratas” do seu continente, ambições desmedidas!.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …