Ryanair e sindicato dos tripulantes em desacordo sobre novos contratos de trabalho

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) tem recusado chegar a acordo com a Ryanair em relação aos novos contratos de trabalho, alegando que a empresa está a propor a renovação dos mesmos com uma remuneração abaixo do salário mínimo nacional.

Em entrevista ao Expresso, divulgada na terça-feira, o presidente executivo da Ryanair, Eddie Wilson, disse que esta está a propor “uma redução temporária de salário para poder manter o máximo de postos de trabalho” durante a crise provocada pela covid-19. De acordo com o jornal, a proposta da redução de salário é por quatro anos.

O responsável, que indicou estar a fazer acordos com os aeroportos e trabalhadores da Ryanair, informou que os únicos que não aceitaram foram os funcionários na Bélgica e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

“Os trabalhadores da Ryanair ganham cerca de 20 mil euros por ano. Não sei como é que alguém na imprensa pode dizer que ganham abaixo do salário mínimo. É a maior ‘fake news’ que eu ouvi desde sempre”, indicou, acrescentando: “É uma falta de bom senso e maior lixo que eu já ouvi”.

“Em Portugal neste momento há falhas de informação sobre o que está a acontecer nas negociações com o sindicato dos tripulantes. Infelizmente não estamos a conseguir chegar a acordo. E se não chegarmos a acordo, vamos ter menos tráfego e vamos ter menos emprego em Portugal. Tenho lido que estamos a oferecer contratos abaixo do salário mínimo. Onde foram buscar essa ideia? As pessoas não têm calculadoras em Portugal?”, indagou Eddie Wilson.

E continuou: “Pagamos mais aos tripulantes de cabine do que se paga a professores e enfermeiros em Portugal”. “Os nossos trabalhadores ganham cerca de 20 mil euros por ano. E estamos a falar de um emprego que é essencialmente um part time. Trabalham 12 dias por mês. É um bom trabalho. É um emprego com responsabilidade e é bem pago”, acrescentou ainda.

“Os professores (em início de carreira) em Portugal ganham 14 mil euros por ano, um membro de cabine da Ryanair, com seis semanas de treino e 19 anos de idade pode ganhar mais do que isso”, sublinhou, frisando: “Olhem para os factos. Nós pagamos aos nossos trabalhadores entre 18 mil a 40 mil euros por ano”.

Para Eddie Wilson, a Ryanair é “dos empregadores que mais paga em Portugal”. “Cerca de 20% da tripulação da Ryanair na Europa é portuguesa. Somos grandes empregadores de portugueses na Irlanda, na Alemanha, por todo o lado. São trabalhadores fantásticos”.

“Ninguém deixa a Ryanair em Portugal. Temos zero demissões e estamos cá há muitos anos. Há há nenhuma questão face ao salário mínimo. É uma mentira”, apontou, salientando: “Tivemos sucesso com os pilotos portugueses, mas com a tripulação não. Mas estamos confiantes que vamos chegar a acordo com eles. Queremos preservar o máximo de número de postos de trabalho em Portugal. Vemos grande capacidade em Portugal”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …