Ryanair e sindicato dos tripulantes em desacordo sobre novos contratos de trabalho

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) tem recusado chegar a acordo com a Ryanair em relação aos novos contratos de trabalho, alegando que a empresa está a propor a renovação dos mesmos com uma remuneração abaixo do salário mínimo nacional.

Em entrevista ao Expresso, divulgada na terça-feira, o presidente executivo da Ryanair, Eddie Wilson, disse que esta está a propor “uma redução temporária de salário para poder manter o máximo de postos de trabalho” durante a crise provocada pela covid-19. De acordo com o jornal, a proposta da redução de salário é por quatro anos.

O responsável, que indicou estar a fazer acordos com os aeroportos e trabalhadores da Ryanair, informou que os únicos que não aceitaram foram os funcionários na Bélgica e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

“Os trabalhadores da Ryanair ganham cerca de 20 mil euros por ano. Não sei como é que alguém na imprensa pode dizer que ganham abaixo do salário mínimo. É a maior ‘fake news’ que eu ouvi desde sempre”, indicou, acrescentando: “É uma falta de bom senso e maior lixo que eu já ouvi”.

“Em Portugal neste momento há falhas de informação sobre o que está a acontecer nas negociações com o sindicato dos tripulantes. Infelizmente não estamos a conseguir chegar a acordo. E se não chegarmos a acordo, vamos ter menos tráfego e vamos ter menos emprego em Portugal. Tenho lido que estamos a oferecer contratos abaixo do salário mínimo. Onde foram buscar essa ideia? As pessoas não têm calculadoras em Portugal?”, indagou Eddie Wilson.

E continuou: “Pagamos mais aos tripulantes de cabine do que se paga a professores e enfermeiros em Portugal”. “Os nossos trabalhadores ganham cerca de 20 mil euros por ano. E estamos a falar de um emprego que é essencialmente um part time. Trabalham 12 dias por mês. É um bom trabalho. É um emprego com responsabilidade e é bem pago”, acrescentou ainda.

“Os professores (em início de carreira) em Portugal ganham 14 mil euros por ano, um membro de cabine da Ryanair, com seis semanas de treino e 19 anos de idade pode ganhar mais do que isso”, sublinhou, frisando: “Olhem para os factos. Nós pagamos aos nossos trabalhadores entre 18 mil a 40 mil euros por ano”.

Para Eddie Wilson, a Ryanair é “dos empregadores que mais paga em Portugal”. “Cerca de 20% da tripulação da Ryanair na Europa é portuguesa. Somos grandes empregadores de portugueses na Irlanda, na Alemanha, por todo o lado. São trabalhadores fantásticos”.

“Ninguém deixa a Ryanair em Portugal. Temos zero demissões e estamos cá há muitos anos. Há há nenhuma questão face ao salário mínimo. É uma mentira”, apontou, salientando: “Tivemos sucesso com os pilotos portugueses, mas com a tripulação não. Mas estamos confiantes que vamos chegar a acordo com eles. Queremos preservar o máximo de número de postos de trabalho em Portugal. Vemos grande capacidade em Portugal”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.