/

Esgotaram as vacinas contra a gripe. Governo acusado de “esquecer” idosos

15

PAHO / WHO

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu esta sexta-feira que houve uma rutura de stock da primeira tranche de vacinas contra a gripe.

Em resposta a questões da Lusa na sequência de uma pergunta entregue pelo PSD na Assembleia da República sobre a falta de vacinas em lares de idosos de concelhos do distrito de Santarém, fonte da ARSLVT confirmou uma “rutura de stock da primeira tranche de vacinas há cerca de duas semanas”, tendo a mesma “esgotado a nível nacional”.

Segundo a mesma fonte, “o Serviço Nacional de Saúde [SNS] procedeu à aquisição de uma segunda tranche de vacinas, entretanto já recebidas“, tendo a região da Lezíria do Tejo já sido abastecida e a região do Médio Tejo começado a receber.

A ARSLVT deu ainda conta de que “mais vacinas vão ser entregues” esta sexta-feira na região do Médio Tejo, “sendo distribuídas conforme solicitação e especialmente direcionadas para os lares de idosos, onde as mesmas estavam em falta”. “Neste momento não há rutura nem falta de vacinas na área de abrangência da ARSLVT”, assegurou à Lusa.

“Milhares de idosos” sem vacinas

Segundo o PSD, “milhares de idosos” do distrito de Santarém estão sem vacina contra a gripe”, tendo o partido exigido explicações ao Governo, liderado pelo PS, e a “resolução imediata” do problema.

“Os idosos de pelo menos mais de metade dos 21 concelhos do distrito de Santarém não tiveram ainda acesso à vacina contra a gripe que a própria Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que seja dada prioritariamente aos maiores de 65 anos logo a partir de outubro. Ora, é precisamente esse grupo prioritário que foi esquecido pelo Ministério da Saúde, enquanto outros grupos menos fragilizados já foram vacinados“, pode ler-se na introdução da pergunta parlamentar, a que a agência Lusa teve acesso.

No documento, assinado pelos deputados Duarte Marques, Isaura Morais, João Moura, Ricardo Baptista Leite, Álvaro Almeida, Alberto Machado, é referido que na quinta-feira, “diversos lares de idosos em concelhos como Abrantes, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha [todos na região do Médio Tejo], Rio Maior, Almeirim, Santarém e Salvaterra de Magos [na Lezíria do Tejo] não têm ainda vacinas para todos os seus utentes”.

Nas perguntas dirigidas à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados do PSD pedem a “resolução imediata deste problema” e “explicações sobre as razões que levaram a DGS, ao contrário do habitual, a não dar a habitual prioridade aos idosos que estão em lares de IPSS [instituições particulares de solidariedade social] ou Misericórdias”.

“É inaceitável que dentro do pouco que há para distribuir não se comece pelos idosos“, condena o deputado social-democrata. “Ou houve incompetência ou houve má gestão”.

Nas perguntas dirigidas ao Governo, o PSD refere que o problema “poderá não ter estado na escassez de vacinas, mas, sim, no planeamento deficiente por parte do Ministério da Saúde e na falta de respeito pela priorização de grupos de risco“.

Os deputados querem saber “como justifica o Governo que nesta altura do ano milhares de idosos, utentes de dezenas de lares de terceira idade não tenham ainda recebido a vacina contra a gripe”, e “qual a explicação para o facto de outros grupos etários que não são de risco tenham sido vacinados contra a gripe antes dos grupos que a DGS definiu como mais vulneráveis e prioritários”.

Além disso, questionam, por exemplo, “em que datas foram feitas as encomendas, e em que quantidades, de vacinas para a campanha de vacinação contra a gripe de 2019/20” e “quando prevê o Governo que todos os grupos de risco tenham sido vacinados no âmbito da campanha de vacinação contra a gripe 2019/2020”.

Os serviços públicos de saúde tiveram este ano disponíveis 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para dar gratuitamente à população-alvo da vacina, como idosos e institucionalizados. As autoridades da saúde recomendam a vacinação contra a gripe, sobretudo em pessoas a partir dos 60 anos e em doentes crónicos e vulneráveis.

// Lusa

15 Comments

      • Precisamente Jo. Uma das maiores fraudes do seculo e a realidade de o Supremo Tribunal Alemao ter dado razao ao virologo Dr. Lanka que afirma que o virus do sarampo nao existe. Agora a questao o que anda na vacina do sarampo?

  1. Precisamente Jo. Uma das maiores fraudes do seculo e a realidade de o Supremo Tribunal Alemao ter dado razao ao virologo Dr. Lanka que afirma que o virus do sarampo nao existe. Agora a questao o que anda na vacina do sarampo?

    • Sim, sim… e claro que a Terra é plana!..
      O vírus do sarampo não existe?
      4000 casos na Europa só no 1° trimestre de 2019 chegam ou o vírus continua a não existir??!
      “Quase quatro mil casos de sarampo na Europa no primeiro trimestre deste ano. Portugal é dos menos afetados”
      observador.pt/2019/05/11/quase-quatro-mil-casos-de-sarampo-na-europa-no-primeiro-trimestre-deste-ano-portugal-e-dos-menos-afetados/amp/
      .
      Bem… vê lá se acordas para a vida, porque a realidade é bem diferente das tretas espalhadas por esses “curandeiros” brasileiros/americanos do YouTube!…

      • Não vale a pena Eu! Essas duas pessoas nem sequer têm a noção do perigo que os seus comentários aqui representam. Não entendem que a informação FALSA e IGNORANTE que aqui espalham pode levar pessoas menos informadas a optar pela não vacinação, o que pode inclusive levar à perda de vidas, suas, dos seus filhos e dos filhos dos outros. Estas pessoas, Jo e R.T.L. (que muda de pseudónimo dia sim dia sim), têm de ser responsabilizadas, só assim metemos os ignorantes no seu canto.

      • Vale sempre a pena!!
        Sempre que tenho tempo e oportunidade, exponho as mentiras e estupidez destes crentes alienados – como aconteceu ainda agora com mais esta mentira do vírus do sarampo!!
        Como é que alguém com o mínimo acesso à informação tem coragem de escrever um disparate destes?!
        E claro que deviam ser responsabilizados pela mer@a que espalham, mas, enquanto as religiões forem legais, vale quase tudo…
        Em 2018, morreram 72 pessoas com sarampo na Europa e, vem este primata armado em “evangelizador” dizer que o vírus na existe?!
        Enfim… pode ser que um dia esbarre de frente com a realidade e acorde!…
        .
        “Infecções por sarampo bateram recordes na Europa em 2018”
        O sarampo causou a morte de 72 pessoas na Europa em 2018, sendo que o número de infetados nesse ano é o maior da década, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS)….
        /observador.pt/2019/02/07/infecoes-por-sarampo-bateram-recordes-na-europa-em-2018/

      • Vale sempre a pena!!
        Sempre que tenho tempo e oportunidade, exponho as mentiras e estupidez gritante destes crentes alienados – como aconteceu ainda agora com mais esta mentira sobre o vírus do sarampo!!
        Como é que alguém com o mínimo acesso à informação tem coragem de escrever um disparate destes?!
        E claro que deviam ser responsabilizados pela mer@a que espalham, mas, enquanto as religiões forem legais, vale quase tudo…
        Em 2018, MORRERAM 72 pessoas com sarampo na Europa e, vem este primata armado em “evangelizador” dizer que o vírus na existe?!
        Enfim…  pode ser que um dia esbarre de frente com a realidade e acorde!….
        “Infecções por sarampo bateram recordes na Europa em 2018”
        O sarampo causou a morte de 72 pessoas na Europa em 2018, sendo que o número de infectados nesse ano é o maior da década, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde(OMS)….
        observador.pt/2019/02/07/infecoes-por-sarampo-bateram-recordes-na-europa-em-2018/

      • IGNORANTES SÃO VOCÊS DOIS!!!! Levam com lavagens cerebrais, acreditam só porque sim, sem nunca sequer se importarem em saber qual os dois lados da moeda!!!!
        Leiam isto se tiverem coragem: “1200 studies that refute vaccine claims”, Dr. Alan Palmer, 718 páginas.
        Felizmente há cada vez mais profissionais de saúde a abrir os olhos!!!!!

      • Sim, sim…. já sabemos que tu viste a luz, que o vírus do Sarampo não existe e que a terra é plana….
        “acreditam só porque sim”!…
        Acreditar e lavagens cerebrais são para a carneirada das religiões – mais uma vez, confundes ciência com religião!
        .
        Já que gostas de ler, podes tentar aprender alguma coisa aqui:
        “Factos Sobre Sarampo e a Vacinação”
        scimed.pt/geral/factos-sobre-sarampo-e-a-vacinacao/

      • IGNORANTES SÃO VOCÊS DOIS!!!! Levam com lavagens cerebrais, acreditam só porque sim, sem nunca sequer se importarem em saber qual os dois lados da moeda!!!!
        Leiam isto se tiverem coragem: “1200 studies that refute vaccine claims”, Dr. Alan Palmer, 718 páginas.
        Felizmente há cada vez mais profissionais de saúde a abrir os olhos!!!!!

      • Eu, deixa de ser ignorante menina. Para ti, é o “bate e foge”. responde passados dias para ver se não levas com resposta.
        Acreditar na farsa das vacinas como os religiosos acreditam em religião fazes tu, ovelhinha.
        NUNCA te importaste em ver os dois lados da moeda, admite!!! Mais uma vez, DEIXA DE SER Ignorante!!! Senão já começa a ser indício de falta de inteligência mesmo!…
        Lê tu primeiro o que sugeri porque não leste de certeza. Isso que sugeres, já eu li há muito. Eu conheço os dois lados da moeda. Tu NÃO.

      • Menina?!
        Se nem essa parte percebeste…
        Bem, adiante… respondo quando vejo ou tenho tempo, portanto, não tens essa sorte de ficar sem resposta!!
        Agora o ZAP não envia notificações dos comentários e a minha vida não é no ZAP…
        “farsa das vacinas”?!
        Que lindo….
        Nesta altura do campeonato já devias ter percebido que a ciência não é uma questão de “acreditar” (isso é para as religiões); a ciência facilmente comprova a eficácia (ou não) das vacinas – o resto é conversa de carneirinhos alienados por “professores” do Youtube!…
        Essas ovelhinhas como tu, todas entendidas em vacinas e para quem a terra é plana!…
        Eu também conheço os “dois lados”; o da ciência comprovável e o dos expert’s do Youtube – por isso é que escolhi o lado a quem os que não tem inteligência dizem ser para que tem falta de inteligência!!

      • Deves pensar que me afetas com essa lenga lenga ó menina LOL! E já vi que tens alguns problemas de interpretação.
        Já leste o livro com os 1200 estudos que refutam os supostos benefícios das vacinas? Não, pois não, como é óbvio! Por isso, tudo o que disseste é ZERO e só prova que não conheces os dois lados da moeda!
        Não, não é youtube, são mesmo estudos legítimos publicados nos órgãos competentes, com links que podem ser consultados, compilados em 718 páginas.
        E fica sabendo que no youtube também estão publicados muitos vídeos didáticos de professores universitários, também vais dizer que esses são charlatães só porque têm um vídeo no youtube? LOL! Pareces aqueles fanáticos religiosos que gritam “obra do diabo” a tudo!! Falas mal deles mas fazes igual. LOL !Só por aí se vê que não sabes separar o trigo do joio, ainda tens muito que aprender!… Ou então preferes ficar na ignorância, na tua realidade confortável, e não queres que a tua bolha de ilusão rebente, porque, mais tarde ou mais cedo, vai rebentar de certeza!

    • O Dr. Karago, que é o primo nortenho do Prof. Karamba, afirma que o que anda na vacina são nano extraterrestres verdes e maduros, tintos e brancos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.