Rutura de barragem em Myanmar obriga a deslocar 63 mil pessoas

Lynn Bo Bo / EPA

Mais de 63 mil pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas em Myanmar, depois de uma barragem ter cedido na área central do país, causando a inundação de dezenas de aldeias.

O incidente ocorreu na quarta-feira no município de Yedashe, localizado a cerca de 65 quilómetros a sul da capital, Naypyidaw, segundo o jornal Global New Light.

A água atingiu 85 aldeias deste município da região de Bago, onde os moradores tiveram que ser retirados pelo Governo local e pelo Exército, para serem assistidos pela Cruz Vermelha birmanesa.

A água também danificou uma ponte e inundou cerca de oito quilómetros da rodovia Rangoon-Mandalay, a principal do país, obrigando ao corte da linha férrea.

O incidente aconteceu após o nível de água na barragem ter ultrapassado os 103 metros, meio metro acima de sua capacidade máxima, segundo o jornal, que atribuiu a rutura ao excesso de chuvas neste período habitualmente marcado pelas monções.

No fim de julho, o colapso de uma barragem hidroelétrica em construção na província de Attapeu, no Laos, submergiu aldeias inteiras, fazendo mais de 30 mortos e muitos desaparecidos. A água chegou ao Camboja, país vizinho, provocando também fortes inundações e milhares de desalojados.

Mais de 50 projetos hidroelétricos estão em curso no Laos, um pequeno país rural e montanhoso no coração da Indochina. O Laos exporta a maior parte dessa eletricidade para a China, Vietname e Tailândia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jorge Jesus vence prémio "Bola de Prata" para melhor treinador do Brasileirão

Jorge Jesus volta a fazer história. O treinador recebeu, esta segunda-feira, o prémio Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Jorge Jesus, o técnico português que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol …

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …