/

Rutura de barragem em Myanmar obriga a deslocar 63 mil pessoas

Lynn Bo Bo / EPA

Mais de 63 mil pessoas tiveram que ser retiradas das suas casas em Myanmar, depois de uma barragem ter cedido na área central do país, causando a inundação de dezenas de aldeias.

O incidente ocorreu na quarta-feira no município de Yedashe, localizado a cerca de 65 quilómetros a sul da capital, Naypyidaw, segundo o jornal Global New Light.

A água atingiu 85 aldeias deste município da região de Bago, onde os moradores tiveram que ser retirados pelo Governo local e pelo Exército, para serem assistidos pela Cruz Vermelha birmanesa.

A água também danificou uma ponte e inundou cerca de oito quilómetros da rodovia Rangoon-Mandalay, a principal do país, obrigando ao corte da linha férrea.

O incidente aconteceu após o nível de água na barragem ter ultrapassado os 103 metros, meio metro acima de sua capacidade máxima, segundo o jornal, que atribuiu a rutura ao excesso de chuvas neste período habitualmente marcado pelas monções.

No fim de julho, o colapso de uma barragem hidroelétrica em construção na província de Attapeu, no Laos, submergiu aldeias inteiras, fazendo mais de 30 mortos e muitos desaparecidos. A água chegou ao Camboja, país vizinho, provocando também fortes inundações e milhares de desalojados.

Mais de 50 projetos hidroelétricos estão em curso no Laos, um pequeno país rural e montanhoso no coração da Indochina. O Laos exporta a maior parte dessa eletricidade para a China, Vietname e Tailândia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.