Russos e ucranianos estão em guerra por causa de uma sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar.

O tweet é de 30 de maio e, desde então, a polémica tem aumentado. “Um clássico intemporal, #orsch é um dos mais famosos e amados pratos da Rússia & um símbolo de cozinha tradicional. Há uma teoria segundo a qual o nome borsch é proveniente da palavra russa borschevik, [uma planta] que na Rússia antiga era usada para fazer sopas. Deliciosa”, lê-se na conta oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa.

https://twitter.com/Russia/status/1134028707956436992

A Ucrânia reagiu imediatamente: “Como se roubar a Crimeia não fosse suficiente, também tinham de nos roubar a borsch?”. O problema é agravado pelo contexto político entre os dois países: a anexação da Crimeia por parte da Federação Russa e o conflito territorial por causa do Leste da Ucrânia, desde 2014.

Nesta conjuntura, dizer que a sopa de beterraba é russa não passa, por isso, de “mais uma tentativa de apropriação cultural por parte de Moscovo”, acredita Alex Kokcharov, um analista de risco político e económico de descendência bielorrussa que mora em Londres, em declarações à BBC.

A receita ucraniana continua a ser a versão mais conhecida da sopa de beterraba no resto do mundo, uma vez que faz parte da cozinha da Ucrânia há vários séculos. Porém, a sopa foi entretanto adotada e adaptada pelos russos, que hoje também a veem como sua.

A borsch terá entrado na União Soviética no tempo de Estaline, numa ação concertada pelo Kremlin. Foi Anastas Mikoyan, comissário do povo com o pelouro da comida, que ficou com a tarefa de definir uma cozinha nacional soviética que satisfizesse toda a população da URSS.

De acordo com a Visão, Mikoyan, com o objetivo de estudar a produção de comida em massa, viajou até aos Estados Unidos, onde se apaixonou por hambúrgueres, cachorros-quentes e gelado. No regresso, lançou gelados produzidos em fábricas, tornou populares pratos fáceis de cozinhar como as kotleti, uma espécie de almôndegas de carne, e publicou um livro de receitas propagandístico – o “Livro da Comida Saborosa e Saudável”.

No seu capítulo seis, o das sopas, aparece uma primeira Borsch, a Borsch de Verão (com abóbora, aipo e rama de beterraba) e a Borsch Ucraniana. A versão russa é a mais simples: apenas leva carne, beterraba, couve branca, cenoura, batatas, cebola, polpa de tomate, alho, vinagre e açúcar.

“Borsch é definitivamente da Ucrânia”, disse Olesia Lew, chefe de cozinha e consultora-chefe de Veselka, à BBC. “Eu digo que é ucraniano, não apenas do ponto de vista nacionalista, mas porque a sopa vem da terra da Ucrânia e esses ingredientes foram encontrados no registo arqueológico do país em um passado distante”.

A Polónia e a Bielorrússia também afirmam que a sopa Borscht é deles, de acordo com o Russia Today.

Há várias outras comidas que não são originárias de onde poderíamos imaginar. Fish and chips, por exemplo, não é britânico, mas sim um híbrido de tradições. Os judeus portugueses fritavam peixe e terão trazido o estilo de culinária para a Inglaterra na Idade Média.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …