Investigação jornalística indica que, em pouco mais de um ano, morreram três vezes mais soldados do que em 10 anos no Afeganistão.
O número de soldados russos mortos na guerra na Ucrânia tem sido sempre um mistério, desde o início do conflito em Fevereiro de 2022.
Só têm surgido estimativas da Ucrânia, ou de países do Ocidente, e raramente o Kremlin publica algo sobre o assunto.
E, quando publica, estima-se que esteja longe da realidade. Mas desde Setembro do ano passado que o Governo russo não aborda o tema; na altura, revelou que tinham morrido quase 6 mil soldados russos.
Agora surge uma investigação jornalística, na Rússia, que aponta para um número: 47 mil soldados russos mortos.
O estudo é dos portais russos Meduza e Mediazona, com a colaboração de Dmitry Kobak, estatístico da Universidade de Tübingen (Alemanha).
A análise foi feita com base em relatórios publicados sobre obituários, dados de mortalidade do Serviço Federal de Estatística do Estado da Rússia e números do Registo Nacional de Sucessões.
O intervalo da estimativa vai dos 40 mil aos 55 mil homens russos mortos, com menos de 50 anos de idade.
A investigação lança esta estimativa porque, entre outros motivos, a Rússia não tem um registo público de soldados desaparecidos, ao contrário da Ucrânia.
O número de baixas aumenta quando se averiguam os soldados feridos (ferimentos graves, que impediram o regresso à guerra): pelo menos 125 mil baixas.
Ou seja, ao longo de 15 meses (os dados são relativos até 27 de Maio deste ano), morreram o triplo de soldados russos na Ucrânia do que soldados soviéticos em pouco menos de 10 anos no Afeganistão, na Guerra Afegã-Soviética.
Noutra comparação, morreram nove vezes mais soldados do que na primeira Guerra Russo-Chechena, entre 1994 e 1996.
Os jornais russos independentes sublinham, além do elevado número, que esta investigação confirma que o Governo russo tem “trabalhado incansavelmente para esconder os custos reais e crescentes da invasão para os próprios russos”.
Refira-se que, por decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin, todas as informações sobre vítimas são secretas na Rússia. Quem revela números nas redes sociais é processado.
O número de mais ou menos 40.000 soldados russos mortos parece plausível. Do lado ucraniano são cerca de 250.000. Só nesta “contr-ofensiva” iniciada há um mês já são cerca de 20.000 ucranianos mortos… Devemos estar a chegar ao fim desta tragédia.
Nuno Cardoso da Silva, qual é a Fonte dos 250.000 mortos Ucranianos? É uma estimativa da sua cabeça ancorada no seu amor a Putin e ao Kremlin?
Russos já foram ter com o criador 227 mil. O resto é tudo treta. Ucranianos foram 120 mil. De resto, porque motivo já houve novos recrutamentos de mais de 300 mil soldados russos se apenas tivessem perdido 40 mil?! Sejamos sérios e sobretudo usemos a cabeça.
FM, em 10 de Novembro 2022 estimavam que já tinham Morrido mais de 150000 Ucranianos e mais de 100000 Russos fonte conforme texto Extraído “O general mais graduado dos Estados Unidos estima que cerca de 100 mil soldados russos e 180 mil ucranianos foram mortos ou feridos na guerra na Ucrânia.”
Não são Fontes Ucranianas nem Russas, e basta ter um teclado e Net e qualquer pessoa pode pesquisar.
Marco Paulo, para o seu comentário ter alguma autencidade você teria que identificar e nomear quem é a sua Fonte e o Link do site para podermos aferir a idoneidade da sua Fonte. Pensa que andamos a dormir?
O Marco Paulo tem dois amores. A Rússia e Putin.
Prigozhin disse a realidade. Nos últimos meses morreram mil russos por dia. Ao todo (mortos e feridos incapacitados) a Rússia já terá perdido mais de 200 mil soldados.
por mim, os que morreram de um lado ao do outro sao demais, além disso quem é invadido nao deveria ter nenhum morto e do lado de quem ataca, por mim o Kremlin deveria se totalmente arrasado da face da terra e seus Proxy’s.