“Genocídio”: vídeo mostra russos a matar soldados ucranianos rendidos

15

Alessandro Guerra / EPA

Quando três ucranianos saem da trincheira, deitados de barriga para baixo, russos disparam. Estará em causa crime de guerra.

Alguns soldados russos foram apanhados em vídeo, aparentemente, a cometer um crime de guerra.

O vídeo publicado pela CNN mostra que três soldados ucranianos foram assassinados já depois de se terem rendido aos russos.

A trincheira onde estavam os ucranianos tinha sido invadida, os soldados saem até ao meio da estrada. Ajoelham-se e colocam as mãos na cabeça.

Quando já estão deitados de barriga para baixo, imóveis, os russos disparam e matam os adversários.

O vídeo foi captado por um drone ucraniano na semana passada, perto da cidade de Pokrovsk, no leste da Ucrânia.

Uma cena praticamente igual já tinha sido divulgada em Maio: três soldados ucranianos saem do abrigo em Zaporizhzhia, deitam-se, rendem-se e são assassinados.

Os ucranianos dizem que esta é uma rotina russa – que se acentuou ao longo de 2024: matar soldados ucranianos que se tinham rendido, em vez de os tornarem prisioneiros.

As autoridades já abriram uma investigação sobre uma aparente “violação das leis e costumes da guerra, combinada com assassinato intencional”.

Andriy Kostin, procurador-geral da Ucrânia, avisa que muitas execuções destas podem ser um “caso amplo de genocídio”. Há 28 incidentes deste género a serem investigados.

Execução sumária é um crime de guerra.

ZAP //

15 Comments

  1. Esta raça já nasce assim. Não se acreditem de outra coisa . já tive a oportunidade de conviver com esta gente.. é a sua natureza

    5
    1
  2. É sabido que tropas ucranianas disparam sobre os próprios soldados que querem fugir ou render-se. Foi isso que aconteceu aqui, com o benefício adicional de atirar as culpas para cima dos russos. Há imensos relatos de ucranianos aprisionados pelos russos a dizer que foram bem tratados, alimentados e receberam cuidados médicos quando necessário. Mas o pessoal do costume prefere acreditar na propaganda de gente que há mais de dois anos que não diz uma única verdade sobre este conflito.

    1
    14
  3. nuno cardoso silva,
    Já não tenho palavras para comentar as barbaridades que diz, provoca-me vómitos, faça um favor as pessoas deste pais que por muitos defeitos que tenha, é muito mais civilizado do que você, e onde certamente se sente mal. mude-se para a russia, para a venuzuela, para a china, para a correia do norte, para o irão, para a china, paises que apoia e onda a população vive miseravelmente, era apenas mais um miseravel a viver nesses paises, mas no seu caso um miserável mental.

    8
    1
  4. Está enganado, os russos é que matam os seus que querem voltar para trás.
    Isso está documentado não são invenções como as suas.
    Pergunte ao Kadirov que ele explica-lhe. E se o Prighozim fosse vivo também lhe podia perguntar porque era o que fazia a Wagner.
    Vá viver para a Rússia, já que defende tanto esses sanguinários…
    A reconstrução da União Soviética é que era bom!!!
    Deve pertencer ao PCP, mas também esses qualquer dia desaparecem do mapa político em face das posições putinistas que vêm defendendo.
    De vitória em vitória até à derrota final! É esse o lema do PCP.

  5. Aquando da invasão da Polónia, pelos nazis, em 1939, os soviéticos invadiram pelo outro lado. A Polónia rendeu-se e o ditos cujos soviéticos fizeram prisioneiros, como não podia deixar de ser. Algum tempo mais tarde, o estaline deu ordem (escrita) para abater todos os oficiais polacos que, li há dias, seriam cerca de 20 000.

  6. Nuno Cardoso da Silva,
    Gosto tanto do André Ventura como do PCP (em tempos até que simpatizava com este partido), os extremos são só lixo, seja de esquerda seja de direita.

  7. Luís,
    Dada a tolerância e abertura de espírito demonstrada no seu comentário acima, fiquei certo de que o seu lugar deveria ser com o André Ventura. Os seus comentários a meu respeito são parecidíssimos com os comentários do Ventura a respeito dos ciganos…

  8. Luís,
    Os EUA têm morto milhares de vezes mais gente em todo o mundo do que a Rússia de Putin…Coreia, Vietename, Laos, Cambodja, Médio Oriente, América Latina…

  9. NCS
    Milhares de vezes mais gente………..pelos vistos a sua auto proclamada inteligência não abrange matematica (alem de outras coisas).
    Polinia, Ucrania, Estaline …..

  10. Luís,
    Milhares de vezes pode ser exagero – mas o meu amigo está estruturalmente habituado a cometer exageros, por isso espanta-me o seu comentário – mas Polónia e Estaline nada tiveram a ver com Putin ou a Federação Russa. E quanto à Ucrânia, sem o envio desregrado de armas por parte da NATO, há muito que não morreria ninguém.

  11. Andas no lado errado, andas trocadito, apoias kem te quer matar meter bombas no teu metro escravizar e rebaixar a tua filha, faz o k te pedem baza pra Rússia ou Venezuela e fica lá, ser contra ti e a m k dizes não faz dos outros nazis ou venturas, mas tu de peito cheio defendes assassinos , és pior k eles, baza vais acabar pendurado num pelourinho que é pra isso k serviam, e por te uma tabuleta ao pescoço pra todos saberem o hipócrita k és

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.