/

Rússia nega uso de armas químicas em ofensiva governamental contra Duma

1

Youssef Badawi / EPA

A Rússia negou este domingo categoricamente as informações sobre um suposto ataque químico realizado pelas forças governamentais da Síria no reduto rebelde da cidade de Duma, nos arredores de Damasco.

Negamos categoricamente tal informação e, assim que for libertada a cidade de Duma dos rebeldes, declaramo-nos dispostos a enviar imediatamente os nossos especialistas”, disse Yuri Yevtushenko, chefe do Centro de Reconciliação russa na Síria.

O general russo explicou que os especialistas do seu país em limpeza química, biológica e radiativa “recolherão dados que confirmarão que essas declarações são fabricadas“.

Yuri acusou “uma série de países ocidentais” de tentar impedir o reatamento da operação de evacuação de rebeldes de Duma, estancada há dois dias. “Para isso utiliza-se o tema preferido de Ocidente que é o uso de armas químicas por parte das forças governamentais sírias”, afirmou Yevtushenko.

A agência oficial síria, a “SANA”, também rejeitou qualquer responsabilidade das forças sírias e garantiu que “as denúncias do uso de substâncias químicas em Duma são uma tentativa clara de impedir o progresso do Exército”.

Segundo a ONG Capacetes Brancos, pelo menos 40 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, morreram no sábado por asfixia num ataque químico contra Duma, cidade que fica nos arredores de Damasco.

Trump chama “animal” a Assad e exige aceder à área do ataque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou este domingo no twitter o suposto ataque químico na cidade de Duma e exigiu acesso à área.

O mandatário norte-americano qualifica de “sem sentido” o suposto ataque que, assegura, deixou “muitos mortos, incluindo mulheres e crianças”, enquanto a área encontra-se “bloqueada e rodeada pelo Exército sírio”, pelo que é “completamente inacessível para o mundo exterior”.

Assim, assegurou que o “presidente Putin, a Rússia e o Irão são responsáveis de apoiar o animal Assad”, depois do qual acrescentou a frase: “Um preço muito alto a pagar“, sem dar mais explicações.

Num outro tweet, Trump afirmou que “se o presidente Obama tivesse cruzado a linha vermelha”, o desastre da Síria “teria terminado há muito tempo” e que o “animal Assad já seria história”.

ZAP // EFE

1 Comment

  1. Claro, os russos só estão na Síria pelo bem nada pelo mal e muito menos sem qualquer responsabilidade no massacre do povo!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.