Rússia quer “curar” a homossexualidade com hipnose e água benta

Banitsa / Flickr

-

Ser gay deixou de ser considerado oficialmente um transtorno mental na Rússia há quase duas décadas. O país retirou, em 1999, a homossexualidade da lista de doenças mentais, com 26 anos de atraso em relação aos EUA e 7 anos depois da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No entanto, ainda existe muita homofobia no país, e há quem ofereça controversos métodos de “cura gay”. Após denúncias de perseguições a homossexuais na Chechénia, vários homossexuais começaram a relatar os impactos “catastróficos” destas terapias nas suas vidas.

Um dos pioneiros nesses “tratamentos” contra a homossexualidade é o psicoterapeuta Yan Goland, 80, que alega ter “curado” 78 homossexuais e 8 transexuais através de um método que inclui “extinguir” a atração por pessoas do mesmo sexo com sessões de hipnose que podem durar até oito horas.

“Quando alguém marca uma consulta comigo, mostro casos semelhantes, o antes e o depois das terapias. O paciente enche-se de esperanças e entende que tem de realizar um tratamento, que pode durar entre 8 e 18 meses. No caso dos transexuais, pode estender-se até 2 anos e meio. Uma vez tive uma paciente particularmente difícil e trabalhei com ela durante oito anos”, afirmou o especialista à BBC.

Na segunda fase do tratamento, o objetivo é criar atração pelo sexo oposto, e o método consiste em incentivar os pacientes homens a olharem para as mulheres como um objeto sexual.

“Digo aos meus pacientes: ande pela rua e olhe para todas as mulheres jovens com as quais se cruzar. Escolha a melhor”, explica Goland, sublinhando que o último passo da terapia inclui fazer sexo com pessoas do sexo oposto.

Yuri, de 40 anos, foi paciente de Goland, e diz que iniciou o “tratamento contra a homossexualidade” em 1990 porque queria “acordar e seguir o caminho certo“. No entanto, afirma que a terapia destruiu a sua vida sexual.

“O resultado foi, sem nenhuma dúvida, negativo. Para ser sincero, foi catastrófico”, adiantou Yuri.

Na Rússia, vários sites oferecem consultas médicas, sendo que um direciona os homossexuais para os irmãos Nikitenko, que se descrevem como psico-hipnotizadores e oferecem um curso de dois meses de áudio-hipnose, em que cada sessão custa 80 euros.

Nikolai Nikitenko diz ver a homossexualidade como um tipo de transtorno obsessivo compulsivo, alegando que “quando se vê pornografia ou se pratica sexo gay, cria-se uma nova via neural no cérebro”.

“O paciente treinou-se para se tornar gay, então vamos treiná-lo para que seja heterossexual e assim não terá que se preocupar em controlar os seus sentimentos”, declara Nikitenko que garante ter “tratado” sete homossexuais.

Organizações religiosas

No Brasil também há várias organizações religiosas russas que oferecem “tratamentos” para homossexuais.

O pastor Yevgeny Peresvetov, líder da organização protestante Vosstanovleniye (que significa “ressurreição” e “reabilitação”), promete ajudar gays a “rejeitar” sua sexualidade.

“Praticamente todos os homossexuais sofrem com a homossexualidade”, afirmou Peresvetov, sublinhando que a atração sexual e emocional por alguém do mesmo sexo é uma “perversão de ordem espiritual”.

Maria, de 27 anos, foi obrigada a ser “tratada” quando tinha 13 anos de idade. “Não conseguia ouvir nada. Eu chorava e gritava, e eles continuavam a rezar. Na igreja, disseram que a minha atração por mulheres vinha de Satanás“, adiantou à BBC.

“Obrigaram a beber água benta. Às vezes batiam-me com varas. Ainda tenho pesadelos. Sinto que eles despedaçaram a minha mente”, destacou Maria.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Janeka o teu problema não será falta de “neca”? Lol
    A hipnose podes meter na tua cabeça e a água pela boca abaixo. Já quanto às rolhas, prefiro nem dizer. Tu para teres falado nelas sabes certamente para que te servem…

    • Há quem goste de umas ‘chicotadas’ diferentes, que não são nada dolorosas, pelo contrário. E são bem naturais e sexuais. Nem sequer é preciso gastar dinheiro…
      Tu não és burro. Talvez um bocado ignorante e preconceituoso… Burro é um animal por certo talvez mais inteligente que certos humanos.
      Para pessoas homofóbicas umas ‘chicotadas’ das tais a que me refiro talvez lhes servisse para deixarem de ser tão arrogantes, ignorantes e ‘atrevidos’. Acabavam talvez por gostar da ‘brincadeirinha’.
      Vocês homofóbicos não me enganam… Têm dificuldade em assumir para vocês próprios que sentem atração e tesão por pessoas do mesmo sexo. Isso já foi demonstrado e comprovado pela Ciência. Sim, a maioria dos homofóbicos são… gays com desejos sexuais reprimidos por pessoas do mesmo sexo!
      Abram as vossas mentes!

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …