Rússia garante: “Não estamos a atingir alvos civis. Isso está fora de questão”

4

Putin ordenou uma operação militar especializada e é isso que está a acontecer, repetiu Dmitry Peskov.

Ao sexto dia da invasão russa à Ucrânia, e após diversas imagens e diversos vídeos que mostram destruições de casas, de hospitais ou de creches, o lado russo continua a assegurar que não estão a ser atingidos alvos civis.

Dmitry Peskov, assessor de comunicação do presidente Vladimir Putin, foi confrontado em conferência de imprensa com os números da Organização das Nações Unidas: 102 civis mortos e 300 feridos na Ucrânia, desde o início do conflito.

Peskov respondeu: “Durante esta operação especializada, as tropas russas não realizam nenhum ataque, nem a instalações de infraestrutura civil, nem a um complexos residenciais. Isso está fora de questão”.

“Estamos apenas a tratar da desmilitarização da Ucrânia, de instalações militares. Não devemos esquecer que, em grande parte dos casos, estamos a falar da casa de elementos destes grupos muito nacionalistas, que usam as instalações residenciais como escudo”, justificou.

Um jornalista perguntou se Peskov ainda considera que esta operação serve para “manter a paz”, tal como Putin anunciou na semana passada.

Dmitry Peskov considerou que a questão foi muito “emocional” e assegurou: “O presidente Putin, como comandante-chefe, deu a ordem para iniciar uma operação especializada e é uma operação especializada que está a ser realizada”.

Em relação à economia, o assessor considera que as sanções anunciadas até agora são “agressivas” para a Rússia e “de natureza ultraconcentrada”.

“Mas os nossos especialistas estavam bem cientes de todas as medidas discriminatórias, medidas de concorrência desleal e por aí adiante. Caíram as máscaras”, atirou.

Dmitry Peskov deixou uma mensagem interna, para os seus compatriotas: “Quero apenas desejar paz a todos e manifestar a confiança de que, de facto, passados ​​alguns dias, estas emoções irão diminuir e surgirá a habitual avaliação calma e sóbria do que está a acontecer, tendo em conta as medidas tomadas para minimizar danos e riscos de cobertura”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Deveriam ter cuidado com as mentiras DESCARADAS, pois só não veem os cegos, e os que não assumem os seus atos. Bando de Hipócritas, mentirosos e assassinos. Eu queria ver se lhes fizessem o mesmo se o entendimento seria o mesmo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.