Rússia “esmagou a rebelião” de Bolgorod (e matou 70 invasores)

5

Ministro da Defesa da Rússia / EPA

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta terça-feira que as “forças ucranianas” que na segunda-feira penetraram na região de Bolgorod foram “barradas e derrotadas”.

As forças armadas da Rússia “esmagaram a rebelião” de Bolgorod e mataram 70 “invasores”, diz o Meduza.

Segundo o portal russo independente, o Ministério da Defesa da Rússia utilizou aviação, artilharia e unidades do Distrito Militar Oeste para “destruir as forças pró-ucranianas”.

Mais de 70 “participantes na invasão” foram mortos, diz fonte do ministério citada pelo Meduza, que acrescenta que quatro veículos blindados e cinco camiões de transporte foram destruídos na operação das forças russas.

Os membros das forças invasoras foram repelidos da região de Belgorod e explusos para território ucraniano, onde foram atingidos por disparos de artilharia e aviação “até serem completamente eliminados”, acrescenta a fonte.

Esta segunda-feira, membros da auto-designada “Legião da Liberdade para a Rússia” atacaram Belgorod, na que foi a primeira vez, desde o início da guerra, em fevereiro do ano passado, que ocorre um ataque em território russo.

A incursão de combatentes armados feriu oito pessoas e levou a Rússia a desencadear uma “operação de contraterrorismo” e a evacuar civis de nove localidades junto à fronteira com a Ucrânia.

As tropas e as forças de segurança da Rússia afirmam estar a combater desde segunda-feira um alegado ataque surpresa que Moscovo atribui a sabotadores militares ucranianos.

Kiev rejeita responsabilidades e afirma tratar-se de uma “sublevação” por parte de “resistentes russos” no próprio país.

O Kremlin exprimiu “profunda preocupação” em relação à incursão do “grupo armado ucraniano” em território russo e apelou a “maiores esforços” para combater o número crescente de ataques.

“O que aconteceu  esta segunda-feira é motivo de grande preocupação e demonstra mais uma vez que os combatentes ucranianos continuam atividades contra o nosso país. Isto exige mais esforços da nossa parte”, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

ZAP //

5 Comments

  1. Estes gajos é só galambadas. Mas alguém acredita nisto?! Quem fez o ataque foram cidadãos russos e não ucranianos. Agora, os russos estão a tentar galambar-nos a todos.

  2. Foi a Ucrânia em desespero.
    Depois de centenas de milhares de soldados mortos o seu comandante chefe general Zaluzny encontra-se em coma entre a vida e a morte.
    Zelensky ao sair do G7 postou uma foto de um funeral militar Ucraniano.
    Nenhum exercito consegue suportar baixas tão pesadas
    Infelizmente, em breve o Ocidente acordará com a verdade para onde conduziu este povo.

    • Segundo a propaganda da Nato a Ucrânia está a derrotar a tropa fandanga da Rússia, já não tem balas e estão a desertar aos magotes, andam a recrutar nas prisões bêbados e drogados, a Nato que mande para lá os filhos da Ursa e do Biden, e a contraofensiva? e agora?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.