A segunda ronda de negociações ia decorrer esta quarta-feira em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, na Bielorrússia, junto à fronteira com a Polónia. No entanto, ficou adiada para quinta-feira.
A agência russa TASS cita uma publicação de David Arakhamia, membro da delegação ucraniana, a confirmar a presença nas negociações.
A delegação russa já partiu para o local de encontro para conversações com os representantes ucranianos.
No entanto, o regresso às conversações entre a Ucrânia e a Rússia só vai acontecer esta quinta-feira. A notícia é avançada pela AFP, que cita um negociador russo.
Ainda hoje, o Kremlin tinha-se dito pronto para a segunda ronda de negociações: “Ao início da noite, a nossa delegação estará no local, e ficaremos à espera dos negociadores ucranianos”, disse Dmitri Peskov.
A primeira ronda de negociações decorreu em Gomel, na Bielorrússia. As duas partes identificaram as prioridades e “foram delineadas soluções”.
Mykhailo Podolyak, conselheiro presidencial ucraniano, afirmou depois das negociações que esta reunião tinha como objetivo principal discutir um cessar-fogo e as hostilidades no território da Ucrânia.
“As duas partes identificaram uma série de tópicos prioritários sobre os quais foram delineadas certas soluções”. Para que tenham a oportunidade de implementá-las em soluções logísticas, as duas delegações regressaram para as capitais Moscovo e Kiev.
Entretanto, o Presidente ucraniano disse nesta quarta-feira que, depois de uma chamada telefónica com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, estava a aguardar notícias positivas sobre o pedido de Kiev para entrar na União Europeia.