Rússia afirma que os Estados Unidos cortaram as linhas telefónicas do seu consulado em Nova Iorque

Aquintero82 / Wikimedia

Consulado russo em São Francisco, nos EUA

O consulado russo sediado na cidade de Nova Iorque afirma que os Estados Unidos cortaram, nesta segunda-feira, todas as suas linhas telefónicas, dando também conta que as suas instalações enfrentam falhas no acesso à Internet. 

Recorrendo à rede social Twitter, o Consulado Geral da Rússia escreveu, citado pelo jornal britânico The Independent: “Caros visitantes! Desde 18 de janeiro deste ano, o lado americano desconectou completamente todas as linhas telefónicas do Consulado Geral da Rússia em Nova Iorque e há interrupções periódicas no acesso à Internet”.

Na mesma publicação, escrita em russo, o consulado pede a todos que precisarem destes serviços para estabelecerem contacto via e-mail.

A agência estatal russa Sputnik News escreve que as autoridades dos Estados Unidos apontaram problema técnicos para justificar o problema com as linhas telefónicas.

A fonte ouvida pelo órgão de comunicação russo afirma que todas as linhas telefónicas falharam ao mesmo tempo e que foram necessários dois dias para que voltassem a funcionar, atraso que considera “inédito”.

Esta não é a primeira vez que Rússia e Estados Unidos protagonizam problemas com as suas missões diplomáticas: em 2017, o Governo do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o encerramento do consulado russo em São Francisco,  bem como dois anexos diplomáticos em Nova Iorque e em Washington.

A decisão surgiu como retaliação ao facto de Moscovo ter levado a cabo uma redução significativa do pessoal das representações diplomáticas norte-americanas em solo russo.

Recentemente, o secretário de Estado dos Estados Unidos criticou o Governo russo por prender o líder da oposição russa, Alexei Navalny, que regressava ao país.

“Os Estados Unidos condenam veementemente a decisão da Rússia de prender Aleksey Navalny. Observamos com grande preocupação que a sua detenção é a última de uma série de tentativas de silenciar Navalny e outras figuras da oposição e vozes independentes que criticam as autoridades russas”, afirmou Mike Pompeo em comunicado.

 

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhores\as jornalistas seria conveniente corrigir a noticia tendo em conta que ela contem uma imprecisão de datas, pois a data indicada na noticia Donald Trump não era Presidente dos Estados Unidos da América.
    Embora essa imprecisão não dificulte a compreensão da noticia justifica-se a sua correção.

RESPONDER

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …