Rússia alega que capturou tanques alemães e norte-americanos. General russo morre em Zaporíjia

Markus Rauchenberger, U.S. Army Europe / Wikipedia

Tanque Leopard 2A6 do exército alemão

Um vídeo partilhado pelo Ministério da Defesa russo mostra as tropas de Moscovo com dois tanques alemães e dois tanques norte-americanos, na região de Zaporíjia.

O Ministério da Defesa russo divulgou esta terça-feira no Telegram um vídeo onde mostra tanques Leopard produzidos pela Alemanha e tanques Bradley norte-americanos a ser capturados pelas forças de Moscovo numa batalha com as tropas ucranianas.

A Rússia alega que as imagens foram captadas em Zaporíjia, uma das regiões onde as forças ucranianas têm apostado na contra-ofensiva. As imagens mostram dois tanques que aparentam ser Leopards, assim como dois tanques Bradley danificados.

Num pequeno comunicado que acompanhou as imagens, o Ministério da Defesa descreveu os tanques como “os nossos troféus“. O vídeo mostra ainda um grupo de soldados a inspecionar os veículos.

Os responsáveis russos ressalvam ainda que os motores de alguns dos tanques ainda estavam ligados, o que mostra a rapidez da fuga dos ucranianos. A Reuters conseguiu verificar a localização do vídeo a três quilómetros ao sul da vila de Mala Tokmachka, em Zaporíjia, através das linhas de vegetação, plantações e edifícios que correspondem às imagens de satélite da área.

General russo morto

Os meios de comunicação russos também confirmaram esta segunda-feira que um míssil ucraniano no sul de Zaporíjia matou um general russo experiente.

“Como resultado de um ataque de míssil do inimigo, o Chefe de Gabinete do 35.º Exército de Armas Combinadas, o major-general Sergei Goryachev, foi morto”, escreveu o blogger Voenkor no Telegram, citado pelo The Guardian.

Goryachev já tinha liderado as tropas russas na região da Transnístria, na Moldova. Vários outros bloggers avançam que Goryachev terá sido assassinado por um míssil Storm Shadow, fornecido pelo Reino Unido à Ucrânia.

Acredita-se que mais de uma dúzia de generais russos já tenham sido mortos desde que Moscovo invadiu a Ucrânia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.