Rússia banida dos Jogos Paralímpicos do Rio por “doping de Estado”

O Comité Paralímpico Internacional (TPI) excluiu este domingo a Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro devido às denúncias de doping de Estado que constam no relatório McLaren.

“Suspendemos provisoriamente como membro o Comité Paralímpico Russo e, por isso, a equipa russa não competirá nos Jogos do Rio”, anunciou Philip Craven, presidente do TPI, em conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

Segundo Craven, há 44 atletas paralímpicos russos cujos exames antidoping foram manipulados durante os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, segundo o relatório publicado pela Agéncia Mundial Antidoping, Wada.

“O relatório falava inicialmente em 35 exames”, afirmou Craven, citado pela agência EFE.

“Ontem, a equipa de McLaren acrescentou mais 10 exames, pelo que temos agora 45 exames de 44 atletas que foram manipulados”, acrescentou.

“Lamento que o programa de doping de Estado também tenha chegado ao desporto paralímpico”, referiu Philip Craven.

“Dedicámos bastante tempo a estudar o relatório McLaren e ouvimos o lado russo, mas eles não puderam provar que tinham razão”, disse o presidente do TPI.

Após a decisão do TPI, o ministro do Dsporto da Rússia, Vitaly Mutko, adiantou que irá avançar com um recurso no Tribunal Arbitral do Desporto.

Caso a resposta seja contrária aos interesses russos, o ministro garante que irá recorrer a outros tribunais.

“Essa decisão é infundada. Isto não é um movimento olímpico”, disse Mutko, “e basta olhar para a composição do TPI, nem sequer há representantes russos”.

A decisão do TPI contrasta com a do COI, que delegou nas federações internacionais de cada modalidade a responsabilidade de decidir sobre a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …