Rússia banida dos Jogos Paralímpicos do Rio por “doping de Estado”

O Comité Paralímpico Internacional (TPI) excluiu este domingo a Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro devido às denúncias de doping de Estado que constam no relatório McLaren.

“Suspendemos provisoriamente como membro o Comité Paralímpico Russo e, por isso, a equipa russa não competirá nos Jogos do Rio”, anunciou Philip Craven, presidente do TPI, em conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

Segundo Craven, há 44 atletas paralímpicos russos cujos exames antidoping foram manipulados durante os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, segundo o relatório publicado pela Agéncia Mundial Antidoping, Wada.

“O relatório falava inicialmente em 35 exames”, afirmou Craven, citado pela agência EFE.

“Ontem, a equipa de McLaren acrescentou mais 10 exames, pelo que temos agora 45 exames de 44 atletas que foram manipulados”, acrescentou.

“Lamento que o programa de doping de Estado também tenha chegado ao desporto paralímpico”, referiu Philip Craven.

“Dedicámos bastante tempo a estudar o relatório McLaren e ouvimos o lado russo, mas eles não puderam provar que tinham razão”, disse o presidente do TPI.

Após a decisão do TPI, o ministro do Dsporto da Rússia, Vitaly Mutko, adiantou que irá avançar com um recurso no Tribunal Arbitral do Desporto.

Caso a resposta seja contrária aos interesses russos, o ministro garante que irá recorrer a outros tribunais.

“Essa decisão é infundada. Isto não é um movimento olímpico”, disse Mutko, “e basta olhar para a composição do TPI, nem sequer há representantes russos”.

A decisão do TPI contrasta com a do COI, que delegou nas federações internacionais de cada modalidade a responsabilidade de decidir sobre a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …