Rússia protagoniza novo “ataque à liberdade de imprensa”

1

(dr) Deutsche Welle

Peter Limbourg, director-geral da Deutsche Welle

Deutsche Welle já tinha ficado com site bloqueado e foi obrigada a fechar posto em Moscovo. Agora é um “agente estrangeiro”.

A Deutsche Welle passou a estar na lista de “agentes estrangeiros” do Ministério da Justiça da Rússia, a partir desta segunda-feira.

Na Rússia, um “agente estrangeiro” é obrigado a submeter a revisão qualquer artigo que publique, mesmo que seja numa plataforma de redes sociais, e também tem de apresentar relatórios semestrais.

A lista existe desde 2012 e centra-se, não só em meios de comunicação social, mas também em organizações sem fins lucrativos que recebem financiamento de um país estrangeiro. E foca-se em instituições ligadas à política ou que informam sobre corrupção.

A Amnistia Internacional e o Observatório dos Direitos Humanos são duas das entidades que constam na lista russa.

A Deutsche Welle, empresa pública de rádio e televisão da Alemanha, já tinha visto o seu site ser bloqueado e teve de fechar o seu posto em Moscovo.

Agora é “agente estrangeiro” com base “nos documentos recebidos das autoridades estatais competentes”, explicou o ministério da Justiça, em comunicado.

Peter Limbourg, director-geral da Deutsche Welle, já reagiu e disse que esta decisão já era expectável mas é “mais um ataque à liberdade de imprensa e uma nova tentativa de privar a população russa de jornalismo livre e independente”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. E as agências de notícias russas na UE também não foram fechadas e bloqueadas na net? Então onde está aliberdade de informação?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.