/

Rusga policial na Bélgica investiga atentado falhado em França

Uma ação policial está em curso na manhã desta quinta-feira em Courtrai, município belga na região flamenga do país, a cerca de 90 quilómetros de Bruxelas e muito próximo da fronteira com a França.

A procuradoria federal da Bélgica já informou que a operação surge no âmbito da investigação ligada a Reda Kriket, principal suspeito de uma tentativa de atentado que terá sido interrompida pelas autoridades francesas na semana passada.

Kriket, de 34 anos, foi detido em Argenteuil, nos subúrbios de Paris. Já tinha sido condenado na Bélgica no âmbito de um caso de terrorismo e é suspeito de ter estado nas fileiras do grupo extremista Estado Islâmico na Síria.

No apartamento de Reda Kriket foram descobertas espingardas de assalto, pistolas e explosivos – incluindo TATP, o explosivo artesanal de eleição dos jihadistas do Estado Islâmico.

De acordo com as primeiras imagens difundidas pela imprensa local, a operação fortemente armada desenrola-se no bairro residencial de Rodenburg, no sul da cidade, que terá sido cercado pela polícia.

Este caso não está diretamente relacionado com a investigação sobre os atentados de Paris e Bruxelas, embora tenham sido estabelecidas algumas ligações entre os protagonistas.

Anis B., um outro suspeito que se acredita ter sido enviado pelo Estado Ilsâmico para cometer um atentado em França com Reda Kriket, foi detido este domingo em Roterdão, na Holanda, e é alvo de um mandado de prisão europeu emitido por juízes franceses.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.