O presidente do PSD, Rui Rio, escolheu o deputado Cristóvão Norte para liderar a lista do partido para as legislativas de outubro pelo Algarve, avança a Rádio Renascença esta terça-feira.
Tal como recorda a rádio, Cristóvão Norte apoiou Rui Rio nas eleições de 2018, mas também já esteve ao lado dos críticos do atual líder do PSD quando, em janeiro, Luís Montenegro o desafiou a convocar eleições diretas.
A escolha foi confirmada oficialmente à RR esta terça-feira, permitindo a Rui Rio dizer que não excluiu críticos da sua lista. O líder do PSD, que prometeu uma revolução nas listas desta eleições, exigiu lealdade, mas disse não excluir vozes críticas.
Cristóvão Norte tem tido grande atividade a denunciar casos de carências nos hospitais do Algarve, escreve ainda a RR. Sucede, como cabeça de lista, a José Carlos Costa Barros, um independente que liderou a lista em 2015, quando PSD e CDS concorreram juntos na coligação Portugal à Frente (PaF).
Nos últimos dias foi divulgado o cabeça de lista dos sociais-democratas por Portalegre: António José Miranda, vice-presidente da câmara de Castelo de Vide.
De acordo com a RR, este é mais um nome que transgride a regra enviada às estruturas distritais no sentido de não indicarem autarcas como candidatos a deputados. A própria direção está a escolher autarcas para liderarem listas, como é caso de Portalegre e também de Santarém, para onde foi escolhida a atual presidente da Câmara de Rio Maior.