Montenegro não desiste e acusa Rio de não ter “coragem” para disputar diretas

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Depois de ter sido recebido em Belém pelo Presidente da República, Luís Montenegro criticou Rui Rio por não ter tido coragem de disputar eleições diretas.

Luís Montenegro encostou Rui Rio à parede com eleições diretas no PSD, mas o atual líder do partido respondeu com um conselho nacional, marcado para a próxima quinta-feira.

O ex-líder da bancada quer ouvir os militantes do PSD, e não apenas uma parte. Para já, segundo o Público, serão ouvidos os conselheiros – os que comparecerem nesta quinta-feira às 17h, no Porto – e que estão a ser o alvo das atenções por parte das distritais que querem destituir Rio, mas também por parte da atual direção. Os opositores a Rio acreditam que a moção de confiança chumba, se o voto for secreto.

Luís Montenegro assumiu o papel de desafiador na sexta-feira, mantendo-o à saída da audiência com o Presidente da República. “Se o conselho nacional ou outro órgão vier a decidir a realização de eleições diretas no PSD, eu sou candidato, obviamente”, afirmou convicto.

Apontando o dedo ao atual líder e acusando-o de não ter “coragem” para disputar diretas, Montenegro afastou outros meios de destituir Rui Rio. “Nunca esteve nos meus propósitos nem moções de censura nem moções de confiança. A opção de ouvir o conselho nacional é única e exclusivamente do doutor Rui Rio, a minha sempre foi ouvir os militantes”, referiu.

Certo é que o tumulto no PSD está a fazer com que Rui Rio perca apoios nas cúpulas das distritais. Este domingo, vários dirigentes ao mais alto nível reuniram-se para trabalharem o que começaram há algumas semanas: a destituição do atual líder.

Há uma semana, o movimento das distritais pôs em marcha a recolha de assinaturas para apresentar uma moção de censura à direção. Agora, juntaram-se mais dirigentes a este grupo, embora tenha caído a moção depois de o presidente do partido ter anunciado a apresentação de uma moção de confiança, apurou o matutino.

No Conselho Nacional têm direito de voto os líderes de distritais (um por cada) e os 70 membros eleitos (através de oito listas) em congresso. Num universo de cerca de 130 membros, é preciso apenas maioria simples para fazer aprovar uma moção de confiança.

Apesar de acreditarem que as contas estão a seu favor, os números podem baralhar-se com o voto secreto. Só na hora o presidente da mesa do conselho nacional, Paulo Mota Pinto, anunciará como se fará a votação: braço no ar ou por escrutínio secreto.

LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. epá, este filme do xuxiais democrataz já chateia um pouco…
    Eles que tratem destes assuntos internamente sem sujarem o nome de um partido histórico com o PSD.
    Este montenegro está sedento de poder… quer poleiro a todo o custo!!!!
    Rui Rio é um tipo que se tiver de dizer mal diz, mas se tiver de dizer bem também não se inibe de o fazer, ao contrario dos interesses partidários que parece que obrigam a que se fale mal de tudo e de todos a toda a hora, qual cristas borrega, eximia nessa arte do mal dizer!

  2. Que palhaçada. Quem se julga este Montenegro? Ou seja, sempre que um dos pajens do Passos de Coelho se lembrar de querer ser presidente do partido, há que marcar diretas? Era o que mais faltava, não faziam mais nada. Este PSD está nem completa derrocada. Merecem.

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …