Montenegro não desiste e acusa Rio de não ter “coragem” para disputar diretas

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Depois de ter sido recebido em Belém pelo Presidente da República, Luís Montenegro criticou Rui Rio por não ter tido coragem de disputar eleições diretas.

Luís Montenegro encostou Rui Rio à parede com eleições diretas no PSD, mas o atual líder do partido respondeu com um conselho nacional, marcado para a próxima quinta-feira.

O ex-líder da bancada quer ouvir os militantes do PSD, e não apenas uma parte. Para já, segundo o Público, serão ouvidos os conselheiros – os que comparecerem nesta quinta-feira às 17h, no Porto – e que estão a ser o alvo das atenções por parte das distritais que querem destituir Rio, mas também por parte da atual direção. Os opositores a Rio acreditam que a moção de confiança chumba, se o voto for secreto.

Luís Montenegro assumiu o papel de desafiador na sexta-feira, mantendo-o à saída da audiência com o Presidente da República. “Se o conselho nacional ou outro órgão vier a decidir a realização de eleições diretas no PSD, eu sou candidato, obviamente”, afirmou convicto.

Apontando o dedo ao atual líder e acusando-o de não ter “coragem” para disputar diretas, Montenegro afastou outros meios de destituir Rui Rio. “Nunca esteve nos meus propósitos nem moções de censura nem moções de confiança. A opção de ouvir o conselho nacional é única e exclusivamente do doutor Rui Rio, a minha sempre foi ouvir os militantes”, referiu.

Certo é que o tumulto no PSD está a fazer com que Rui Rio perca apoios nas cúpulas das distritais. Este domingo, vários dirigentes ao mais alto nível reuniram-se para trabalharem o que começaram há algumas semanas: a destituição do atual líder.

Há uma semana, o movimento das distritais pôs em marcha a recolha de assinaturas para apresentar uma moção de censura à direção. Agora, juntaram-se mais dirigentes a este grupo, embora tenha caído a moção depois de o presidente do partido ter anunciado a apresentação de uma moção de confiança, apurou o matutino.

No Conselho Nacional têm direito de voto os líderes de distritais (um por cada) e os 70 membros eleitos (através de oito listas) em congresso. Num universo de cerca de 130 membros, é preciso apenas maioria simples para fazer aprovar uma moção de confiança.

Apesar de acreditarem que as contas estão a seu favor, os números podem baralhar-se com o voto secreto. Só na hora o presidente da mesa do conselho nacional, Paulo Mota Pinto, anunciará como se fará a votação: braço no ar ou por escrutínio secreto.

Liliana Malainho LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. epá, este filme do xuxiais democrataz já chateia um pouco…
    Eles que tratem destes assuntos internamente sem sujarem o nome de um partido histórico com o PSD.
    Este montenegro está sedento de poder… quer poleiro a todo o custo!!!!
    Rui Rio é um tipo que se tiver de dizer mal diz, mas se tiver de dizer bem também não se inibe de o fazer, ao contrario dos interesses partidários que parece que obrigam a que se fale mal de tudo e de todos a toda a hora, qual cristas borrega, eximia nessa arte do mal dizer!

  2. Que palhaçada. Quem se julga este Montenegro? Ou seja, sempre que um dos pajens do Passos de Coelho se lembrar de querer ser presidente do partido, há que marcar diretas? Era o que mais faltava, não faziam mais nada. Este PSD está nem completa derrocada. Merecem.

RESPONDER

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …