Montenegro não desiste e acusa Rio de não ter “coragem” para disputar diretas

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Depois de ter sido recebido em Belém pelo Presidente da República, Luís Montenegro criticou Rui Rio por não ter tido coragem de disputar eleições diretas.

Luís Montenegro encostou Rui Rio à parede com eleições diretas no PSD, mas o atual líder do partido respondeu com um conselho nacional, marcado para a próxima quinta-feira.

O ex-líder da bancada quer ouvir os militantes do PSD, e não apenas uma parte. Para já, segundo o Público, serão ouvidos os conselheiros – os que comparecerem nesta quinta-feira às 17h, no Porto – e que estão a ser o alvo das atenções por parte das distritais que querem destituir Rio, mas também por parte da atual direção. Os opositores a Rio acreditam que a moção de confiança chumba, se o voto for secreto.

Luís Montenegro assumiu o papel de desafiador na sexta-feira, mantendo-o à saída da audiência com o Presidente da República. “Se o conselho nacional ou outro órgão vier a decidir a realização de eleições diretas no PSD, eu sou candidato, obviamente”, afirmou convicto.

Apontando o dedo ao atual líder e acusando-o de não ter “coragem” para disputar diretas, Montenegro afastou outros meios de destituir Rui Rio. “Nunca esteve nos meus propósitos nem moções de censura nem moções de confiança. A opção de ouvir o conselho nacional é única e exclusivamente do doutor Rui Rio, a minha sempre foi ouvir os militantes”, referiu.

Certo é que o tumulto no PSD está a fazer com que Rui Rio perca apoios nas cúpulas das distritais. Este domingo, vários dirigentes ao mais alto nível reuniram-se para trabalharem o que começaram há algumas semanas: a destituição do atual líder.

Há uma semana, o movimento das distritais pôs em marcha a recolha de assinaturas para apresentar uma moção de censura à direção. Agora, juntaram-se mais dirigentes a este grupo, embora tenha caído a moção depois de o presidente do partido ter anunciado a apresentação de uma moção de confiança, apurou o matutino.

No Conselho Nacional têm direito de voto os líderes de distritais (um por cada) e os 70 membros eleitos (através de oito listas) em congresso. Num universo de cerca de 130 membros, é preciso apenas maioria simples para fazer aprovar uma moção de confiança.

Apesar de acreditarem que as contas estão a seu favor, os números podem baralhar-se com o voto secreto. Só na hora o presidente da mesa do conselho nacional, Paulo Mota Pinto, anunciará como se fará a votação: braço no ar ou por escrutínio secreto.

LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. epá, este filme do xuxiais democrataz já chateia um pouco…
    Eles que tratem destes assuntos internamente sem sujarem o nome de um partido histórico com o PSD.
    Este montenegro está sedento de poder… quer poleiro a todo o custo!!!!
    Rui Rio é um tipo que se tiver de dizer mal diz, mas se tiver de dizer bem também não se inibe de o fazer, ao contrario dos interesses partidários que parece que obrigam a que se fale mal de tudo e de todos a toda a hora, qual cristas borrega, eximia nessa arte do mal dizer!

  2. Que palhaçada. Quem se julga este Montenegro? Ou seja, sempre que um dos pajens do Passos de Coelho se lembrar de querer ser presidente do partido, há que marcar diretas? Era o que mais faltava, não faziam mais nada. Este PSD está nem completa derrocada. Merecem.

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …