Rui Rio: “Se nenhum partido agrada, a solução não é não ir. É votar em branco”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD manifestou-se hoje “tranquilo” e “satisfeito” após “cumprir a obrigação” de votar e, num apelo contra a abstenção, notou que, “se nenhum partido agrada, a solução não é ir”, é “votar em branco”.

“Se nenhum partido agrada, a solução não é não ir. É votar em branco”, afirmou Rui Rio após votar na junta de freguesia de Massarelos, no Porto, acompanhado da filha, que votou pela primeira vez na primeira eleição legislativa a que o pai concorre como líder do PSD.

Em declarações aos jornalistas, o presidente social-democrata disse esperar “que as pessoas cumpram o seu dever cívico e vão à urna”, até por “gratidão por todos os que lutaram para que hoje se possa votar livremente”.

“No limite, se não gostam de nenhum partido votem em branco”, defendeu Rio, para quem “a partir de determinados níveis, a abstenção é inimiga da democracia”. “Participar, ir, é um dever de todos”, frisou.

Dizendo esperar que “a abstenção baixe e as pessoas cumpram esse dever cívico”, o presidente do PSD afirmou que, “se nenhum partido agrada, a solução não é não ir, é votar em branco”.

Depois de, durante breves minutos, ter esperado na pequena fila que o conduzia à secção de voto, Rio referiu que o estado de espírito era “o melhor”.

“O importante é ter cumprido a minha obrigação. Cumpri obrigação, estou tranquilo e satisfeito”, vincou. Para o líder do PSD, “o povo português está a votar, vai votar, vota sempre bem e hoje também vai votar bem, independente do resultado”.

Quanto a eventuais discursos para a noite eleitoral, Rio rejeitou a ideia de ter preparado vários, esclarecendo que tem na cabeça “uns tópicos” e “alguns dados” que não dependem do desfecho da votação e que, “depois são complementados com os resultados”.

“Não escrevo dois discursos, nem três”

“Não escrevo dois discursos, nem três”, garantiu, recusando ainda fazer quaisquer comentários sobre a possibilidade de abandonar a liderança do PSD caso o partido tenha hoje um mau resultado.

Questionado sobre como vai ocupar o resto do dia, Rio lembrou que vai “fazer a viagem para Lisboa”, onde vai assistir à noite eleitoral.

O ex-presidente da Câmara do Porto, que passou a noite eleitoral das Europeias de maio no Porto, explicou que tem feito ações em vários pontos do país e que “em nada” tem “privilegiado a capital”.

“Mas há momentos em que é na capital que devo estar”, justificou. Rui Rio votou pela primeira vez com a filha, que fez 18 anos em junho, e ambos votaram na mesma secção de voto.

“Coincidiu, a primeira vez que vota ser na vez em que o pai é candidato. Ainda por cima calhou na mesma mesa, mas isto tudo são coincidências”, observou.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fora de questão!!! depositar um voto em branco é como entregar um cheque em branco (pode ser manipulado), a solução melhor, então de de anular o bulletin de voto riscando o mesmo de alto a baixo, isso claro, em caso de descontentamento geral nos partidos candidatos !

  2. O comentário de Rio é só absurdo. O voto em branco não impede a eleição de ninguém. Se 95% dos eleitores votarem em branco ou efectuarem um voto nulo, as eleições decidem-se com bases nos 5% dos votos válidos.

RESPONDER

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …

Última residência do czar Nicolau II reabre portas este verão

O Palácio de Alexandre, na Rússia, vai reabrir ao público este verão, depois ter sido sujeito a obras de remodelação profundas durante oito anos. O Palácio de Alexandre, a última residência do czar Nicolau II antes …