Rui Rio: “Se nenhum partido agrada, a solução não é não ir. É votar em branco”

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD manifestou-se hoje “tranquilo” e “satisfeito” após “cumprir a obrigação” de votar e, num apelo contra a abstenção, notou que, “se nenhum partido agrada, a solução não é ir”, é “votar em branco”.

“Se nenhum partido agrada, a solução não é não ir. É votar em branco”, afirmou Rui Rio após votar na junta de freguesia de Massarelos, no Porto, acompanhado da filha, que votou pela primeira vez na primeira eleição legislativa a que o pai concorre como líder do PSD.

Em declarações aos jornalistas, o presidente social-democrata disse esperar “que as pessoas cumpram o seu dever cívico e vão à urna”, até por “gratidão por todos os que lutaram para que hoje se possa votar livremente”.

“No limite, se não gostam de nenhum partido votem em branco”, defendeu Rio, para quem “a partir de determinados níveis, a abstenção é inimiga da democracia”. “Participar, ir, é um dever de todos”, frisou.

Dizendo esperar que “a abstenção baixe e as pessoas cumpram esse dever cívico”, o presidente do PSD afirmou que, “se nenhum partido agrada, a solução não é não ir, é votar em branco”.

Depois de, durante breves minutos, ter esperado na pequena fila que o conduzia à secção de voto, Rio referiu que o estado de espírito era “o melhor”.

“O importante é ter cumprido a minha obrigação. Cumpri obrigação, estou tranquilo e satisfeito”, vincou. Para o líder do PSD, “o povo português está a votar, vai votar, vota sempre bem e hoje também vai votar bem, independente do resultado”.

Quanto a eventuais discursos para a noite eleitoral, Rio rejeitou a ideia de ter preparado vários, esclarecendo que tem na cabeça “uns tópicos” e “alguns dados” que não dependem do desfecho da votação e que, “depois são complementados com os resultados”.

“Não escrevo dois discursos, nem três”

“Não escrevo dois discursos, nem três”, garantiu, recusando ainda fazer quaisquer comentários sobre a possibilidade de abandonar a liderança do PSD caso o partido tenha hoje um mau resultado.

Questionado sobre como vai ocupar o resto do dia, Rio lembrou que vai “fazer a viagem para Lisboa”, onde vai assistir à noite eleitoral.

O ex-presidente da Câmara do Porto, que passou a noite eleitoral das Europeias de maio no Porto, explicou que tem feito ações em vários pontos do país e que “em nada” tem “privilegiado a capital”.

“Mas há momentos em que é na capital que devo estar”, justificou. Rui Rio votou pela primeira vez com a filha, que fez 18 anos em junho, e ambos votaram na mesma secção de voto.

“Coincidiu, a primeira vez que vota ser na vez em que o pai é candidato. Ainda por cima calhou na mesma mesa, mas isto tudo são coincidências”, observou.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fora de questão!!! depositar um voto em branco é como entregar um cheque em branco (pode ser manipulado), a solução melhor, então de de anular o bulletin de voto riscando o mesmo de alto a baixo, isso claro, em caso de descontentamento geral nos partidos candidatos !

  2. O comentário de Rio é só absurdo. O voto em branco não impede a eleição de ninguém. Se 95% dos eleitores votarem em branco ou efectuarem um voto nulo, as eleições decidem-se com bases nos 5% dos votos válidos.

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …