O “principal desígnio” da estratégia do PSD é fazer de Rui Rio o próximo primeiro-ministro

PSD / Flickr

José Silvano, secretário-geral do PSD

O secretário-geral do PSD, José Silvano, apontou como “principal desígnio” da estratégia do partido tornar Rui Rio “o próximo primeiro-ministro”.

Numa declaração política na Assembleia da República sobre o 38.º Congresso do PSD, que se realizou no passado fim de semana, José Silvano resumiu as prioridades apontadas no discurso de encerramento do presidente do PSD, e resumiu o objetivo. O secretário-geral sublinhou ainda a necessidade das reformas da justiça e do sistema político, mas ficou sem resposta dos socialistas.

“Foi aprovada, por uma ampla maioria, a estratégia política do PSD para os próximos dois anos, cujo principal desígnio é preparar o caminho para ganhar as próximas eleições legislativas e tornar o nosso presidente do partido, Rui Rio, o próximo primeiro-ministro de Portugal”, referiu, acrescentando que “neste percurso” os sociais-democratas irão apostar “fortemente” nas regionais dos Açores, este anos, e nas autárquicas do próximo ano.

Apontando que a marca do PSD será o “reformismo”, José Silvano definiu – tal como fez Rio no domingo – duas reformas estruturais “que só podem concretizar-se em diálogo entre partidos, porque se prendem com questões de regime”, a reforma do sistema político e a da justiça.

Com Rio a assistir a esta parte do debate na primeira fila da bancada do PSD, o PS não respondeu ao repto e contrapôs com o que é o seu entendimento de reformas, que passa por apostar nos transportes públicos, na habitação, nas energias renováveis e na escola gratuita.

“Vão passar a acompanhar-nos nestas reformas estruturais?”, questionou o deputado e dirigente do PS Porfírio Silva, que disse ainda não ter percebido o posicionamento do PSD ao falar “numa social-democracia que não é de direita nem de esquerda”.

Já BE e PCP manifestaram-se preocupados com a intenção dos sociais-democratas de reverem o sistema político, com o líder parlamentar bloquista a acusar o PSD de “querer conseguir na secretaria os votos que nas urnas não consegue” e João Oliveira, presidente da bancada comunista, a avisar que “daí não vem coisa boa”.

João Oliveira, à semelhança das restantes bancadas, saudou o Congresso do PSD, mas disse fazer votos de que não atinja o objetivo que definiram de regressar ao poder. “Seria o regresso da tragédia que vivemos entre 2011 e 2015”, disse, lamentando não ter ouvido na reunião magna dos sociais-democratas “uma palavra de autocrítica” sobre a governação PSD/CDS nesse período.

Pedro Filipe Soares apontou a falta de “suspense” do Congresso do PSD, merecendo, nesta parte, a concordância de José Silvano. “Dramatizações e ‘suspense’ não são connosco, nisso somos meninos de coro comparados com o atual primeiro-ministro”, ironizou o secretário-geral social-democrata.

Na sua saudação ao Congresso do PSD, o PS aproveitou para um ‘remoque’ ao CDS-PP, e a uma referência implícita à recente demissão do vogal da Comissão Executiva Abel Matos Santos. “Estamos certos de que nenhum dos dirigentes eleitos no Congresso do PSD vai ter de se demitir nos próximos dias por ter dado vivas a Salazar e à PIDE”, disse Porfírio Silva.

A líder parlamentar do CDS-PP, Cecília Meireles, não respondeu a esta provocação, mas devolveu-a num outro tema à bancada do PS. “A reforma mais particular que tenho visto nos últimos anos é a reforma do crescimento dos governos, é de facto o maior Governo de sempre, com empregos para toda a família socialista”, apontou.

Ao PSD, Cecília Meireles definiu-o como “aliado tradicional e preferencial”, caminho corroborado por Silvano, com uma metáfora na área dos transportes.

“Quanto à alternativa ao socialismo, estamos perfeitamente de acordo e disponíveis: o comboio começa em andamento, começou a seguir ao Congresso e acho que vai continuar nessa matéria”, assegurou, na véspera de um encontro entre os presidentes dos dois partidos.

Por parte do PAN, a líder parlamentar Inês Sousa Real lamentou não ter ouvido no discurso do secretário-geral do PSD prioridade ao combate às alterações climáticas, com Silvano a assegurar que o ambiente está no centro das preocupações do partido há 20 anos.

O secretário-geral do PSD reiterou, na resposta ao PS, que o posicionamento do partido é “no centro do espaço político, que é verdadeiramente social-democrata”. “Não tenha dúvidas que, dentro de pouco tempo, os portugueses que escolhem o centro e têm votado no PS votarão no PSD”, vaticinou Silvano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. AhAHAhAH
    Esse tempo da “fabricar” PM pela Propaganda na Impresa, há muito tempo que acabou.
    O principal objectivo do PSD n~ao mé o Rui, mas sim abrir as portas para lá meterem a matiha de caes pró-socialistas.
    A gente já não somos os Burros de alguns 20 Anois atrás, temos aprendido com a Burlas e ROubos que nos tem feito

  2. Com o meu voto de certeza que não é primeiro ministro, ainda não me esqueci de quando ele disse que Saúde é um negócio como outro qualquer deve ser privatizado quem nos vai garantir que ele não privatiza a Saúde? não vai ser com a continuação de lavar roupa suja que me convence, mas se apresenta propostas credíveis e como as vai pôr em prática posso pensar melhor.

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …