Afinal, Rui Rio já não vai suspender funções. Adão Silva recorre para o Constitucional

José Coelho / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Numa reunião na segunda-feira à noite, o CJN do PSD, considerando o tribunal do partido, decidiu não aplicar qualquer sanção ao presidente do partido, apesar de considerar que Rui Rio violou os estatutos, uma deliberação aprovada por cinco votos a favor e quatro contra. Já Adão Silva será alvo de sanções e vai recorrer.

Rui Rio queria que o Conselho de Jurisdição tivesse arquivado o processo disciplinar contra si e contra Adão Silva na tensa reunião, mas não foi isso que aconteceu.

O “Tribunal” do PSD decidiu que Rio e o líder parlamentar, Adão Silva, violaram os estatutos do partido, mas recuou ao máximo nas penas, avança o Expresso.

A guerra estendeu-se durante mais de um mês e teve o seu pico mais alto quando, na passada sexta-feira, foi noticiado que Rui Rio se preparava para suspender funções de presidente do partido até ao próximo Conselho Nacional caso o “tribunal” interno decidisse aplicar sanções a si próprio e ao seu líder parlamentar por não darem seguimento a uma moção sectorial aprovada em congresso sobre o referendo à eutanásia.

Na altura, a sanção que estaria em cima da mesa era a suspensão do mandato por um ano para o líder parlamentar e uma advertência grave para o presidente do partido.

No entanto, a ameaça não vai para a frente.

Ao que o Expresso apurou, depois de conhecido o desfecho da tensa reunião de mais de cinco horas, Rui Rio pediu acesso aos documentos aprovados e reuniu a Comissão Política Nacional.

No entender do presidente do partido, o facto de o Conselho de Jurisdição não lhe ter aplicado nenhuma sanção é a prova de que “recuou” e de que a “decisão foi política” e não jurídica.

Ao que o Expresso apurou, os três membros da Jurisdição afetos à direção do partido, com Fernando Negrão à cabeça, não queriam aquela solução e apresentaram uma proposta no sentido do arquivamento do processo em toda a linha.

No entanto, a votação foi incontornável: os cinco membros afetos a Paulo Colaço votaram a favor do incumprimento com dispensa de pena, e os três membros afetos à lista encabeçada por Fernando Negrão, mais um membro independente, votaram contra. Foram cinco contra quatro.

Adão Silva vai recorrer para o Tribunal Constitucional

O CJN decidiu ainda aplicar ao líder parlamentar do PSD Adão Silva uma advertência, a sanção mais leve prevista nos estatutos, decisão aprovada por cinco votos a favor, três contra e uma abstenção.

Perante a decisão, o presidente do grupo parlamentar do PSD, confirmou na terça-feira à Lusa que vai recorrer para o Tribunal Constitucional da decisão do Conselho Nacional de Jurisdição de lhe aplicar uma advertência, mas ainda não foi notificado.

“Aguardo a notificação, já tenho advogado constituído, e mal a receba vou recorrer para o Tribunal Constitucional”, afirmou, explicando que tem apenas cinco dias para o fazer depois de receber a decisão.

Adão Silva disse à Lusa que, a confirmar-se esta sanção, a considera “injusta” e vai “procurar justiça” junto do Tribunal Constitucional, para onde cabem recursos das decisões dos órgãos jurisdicionais do partido.

Esta decisão surge na sequência de uma queixa de um militante do partido contra Rui Rio e Adão Silva, acusando-os de não terem dado cumprimento a uma moção setorial aprovada em Congresso e que defendia um referendo sobre a eutanásia.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …