Rui Pinto diz que Doyen tentou aliciá-lo a espiar Federação Portuguesa de Futebol

Mário Cruz / Lusa

A defesa de Rui Pinto alegou que o hacker contactou o ex-administrador da Doyen Sports, Nélio Lucas, e o confrontou com as ilegalidades por ele cometidas. No seguimento, terá recebido uma proposta para trabalhar como técnico de informática para o fundo de investimento, recebendo 25 mil euros por ano.

Na contestação apresentada ao Tribunal, a defesa acusou o fundo de investimento de mostrar interesse em que Rui Pinto espiasse a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num processo em que o hacker está acusado de tentativa de extorsão à empresa, avançou esta sexta-feira o Jornal de Notícias, que teve acesso ao processo.

De acordo com o documento, Rui Pinto terá contactado Nélio Lucas com um pseudónimo, informando-o que ia entregar o material à imprensa. Terá depois falado com o advogado Aníbal Pinto para o representar em negociações num contrato de prestação de serviços, sendo intermediário para que o hacker pudesse manter o anonimato.

O advogado reuniu-se com Nélio Lucas a 21 de outubro de 2018, encontro no qual o ex-administrador da Doyen que terá admitido que “estava impressionado” com as capacidades do hacker e que “pretendia contratá-lo, referindo, inclusive, o interesse que (…) tinha em conseguir obter informação da FPF”.

Posteriormente, Rui Pinto ter-se-á apercebido do “grave erro em que incorrera” e decidiu continuar com a divulgação dos documentos do Football Leaks.

“O mundo do futebol tinha de saber a verdade acerca dos negócios obscuros do futebol e era seu dever divulgá-la, o que decidiu continuar a fazer”, indicou a contestação, afirmando ainda que o ex-administrador da Doyen terá tentado chegar a um acordo, mas Rui Pinto estava “inflexível”. “O arguido desistiu apesar de Nélio Lucas ainda querer pagar”.

A tentativa de extorsão de Rui Pinto à Doyen, que geria passes de jogadores de futebol, é um dos 90 crimes pelos quais o hacker será julgado a partir de 04 de setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pronto. Houve uma tentativa de corromper por parte da Doyen quando foi confrontada com as suas trafulhices e o Rui Pinto, apesar de ter achado piada inicialmente, logo se afastou da ideia e continuou a sua missão de desvendar as trafulhices alheias aos canais média principais. Porque é que isto está a ocupar recursos nos tribunais? Apanhem mas é os trafulhas que continuam livres e a rirem-se desta “justiça”..

RESPONDER

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …