Rui Pinto diz que Doyen tentou aliciá-lo a espiar Federação Portuguesa de Futebol

Mário Cruz / Lusa

A defesa de Rui Pinto alegou que o hacker contactou o ex-administrador da Doyen Sports, Nélio Lucas, e o confrontou com as ilegalidades por ele cometidas. No seguimento, terá recebido uma proposta para trabalhar como técnico de informática para o fundo de investimento, recebendo 25 mil euros por ano.

Na contestação apresentada ao Tribunal, a defesa acusou o fundo de investimento de mostrar interesse em que Rui Pinto espiasse a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num processo em que o hacker está acusado de tentativa de extorsão à empresa, avançou esta sexta-feira o Jornal de Notícias, que teve acesso ao processo.

De acordo com o documento, Rui Pinto terá contactado Nélio Lucas com um pseudónimo, informando-o que ia entregar o material à imprensa. Terá depois falado com o advogado Aníbal Pinto para o representar em negociações num contrato de prestação de serviços, sendo intermediário para que o hacker pudesse manter o anonimato.

O advogado reuniu-se com Nélio Lucas a 21 de outubro de 2018, encontro no qual o ex-administrador da Doyen que terá admitido que “estava impressionado” com as capacidades do hacker e que “pretendia contratá-lo, referindo, inclusive, o interesse que (…) tinha em conseguir obter informação da FPF”.

Posteriormente, Rui Pinto ter-se-á apercebido do “grave erro em que incorrera” e decidiu continuar com a divulgação dos documentos do Football Leaks.

“O mundo do futebol tinha de saber a verdade acerca dos negócios obscuros do futebol e era seu dever divulgá-la, o que decidiu continuar a fazer”, indicou a contestação, afirmando ainda que o ex-administrador da Doyen terá tentado chegar a um acordo, mas Rui Pinto estava “inflexível”. “O arguido desistiu apesar de Nélio Lucas ainda querer pagar”.

A tentativa de extorsão de Rui Pinto à Doyen, que geria passes de jogadores de futebol, é um dos 90 crimes pelos quais o hacker será julgado a partir de 04 de setembro.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pronto. Houve uma tentativa de corromper por parte da Doyen quando foi confrontada com as suas trafulhices e o Rui Pinto, apesar de ter achado piada inicialmente, logo se afastou da ideia e continuou a sua missão de desvendar as trafulhices alheias aos canais média principais. Porque é que isto está a ocupar recursos nos tribunais? Apanhem mas é os trafulhas que continuam livres e a rirem-se desta “justiça”..

RESPONDER

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …